InícioDicasEnemAs matérias do ENEM tem peso diferente para cada curso?

As matérias do ENEM tem peso diferente para cada curso?

As matérias do Enem têm pesos distintos de nota mínima que variam segundo o que cada universidade define. Os cursos também possuem pontos distintos entre si, estipulados conforme a sua concorrência.

Como funcionam os pontos das matérias do Enem?

A faculdade decide a forma de avaliar toda a área de conhecimento com os resultados da prova. Então, elas dizem qual a menor pontuação que precisa ser alcançada para que o aluno consiga entrar na opção desejada.

O setor da graduação interfere diretamente no que precisa ser estudado para entrar nela. Portanto, quem for prestar Enem para área de exatas precisa entender mais de matérias como matemática e física.

Para saber como fazer os cálculos da sua futura universidade basta analisar a pontuação mínima. Assim, as instituições de ensino definem os pesos que cada matéria tem para os seus cursos.

Essa é a forma de garantir que o estudante tenha as habilidades mínimas para cumprir a faculdade. Dessa forma, ele terá capacidade para cumprir os requisitos e se sair bem na profissão futura.

Porque o ENEM é diferente de outros vestibulares?

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos maiores do mundo, por isso seus cálculos são distintos de vestibulares. Portanto, o tamanho fez o Inep utilizar um sistema de notas diferentes de outras provas.

Ranquear os alunos conforme a nota bruta faria muitos empates surgir nos processos de seleção. Assim, o exame não teria o propósito de selecionar pessoas com qualificação para as vagas disputadas.

Conhecendo mais sobre a prova e as matérias do ENEM

A prova é composta por quatro testes de múltipla escolha, logo é um total de 180 questões feitas em dois dias. Ela é dividida em alguns cadernos coloridos, mas contém as mesmas perguntas em todos eles.

Os níveis são fáceis, médios ou difíceis, tudo é misturado de forma aleatória nas folhas de respostas. Então, precisa de análises diferentes para avaliar qual conhecimento é mais importante para sua futura área de atuação.

As notas para entrar nos cursos são liberadas pela universidade depois dos resultados finais do teste. É possível fazer uma projeção com base nas médias das provas e saber se tem oportunidades ou não de entrar na vaga.

Média simples

Calcular a média é simples, basta somar as cinco notas e depois dividir por esse número. Dessa forma, consegue ter uma breve noção de como foi o seu desempenho nas matérias do ENEM.

Média por pesos

Para essa questão é preciso saber o peso que as instituições de ensino cobram em seus cursos. Cada etapa terá valores entre um e três que devem ser multiplicados pela nota obtida. Assim, é preciso somar todos os resultados e dividir na equação.

Como funciona os pontos das matérias do ENEM

Estudantes com os mesmos resultados brutos têm conteúdos finais bem diferentes. Isso ocorre porque o exame utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), para emitir o parecer final. A seguir estão explicados um pouco mais sobre como ele funciona.

Medir os níveis de dificuldade

Há uma régua de quais são os acertos médios que os alunos têm durante a prova. Assim, são estabelecidos intervalos a cada 100 pontos, seja eles para cima ou para baixo. Dessa forma, se regula se os alunos estão ou não acima da média.

Nesta escala imaginária são marcadas as dificuldades de cada questão, de modo que as mais difíceis ficam nos níveis altos. Com isso, a banca classifica o aluno conforme for sua área de conhecimento.

Todas as questões passam por um computador que avalia o seu nível e as compara com o desempenho dos estudantes. Dessa forma, o banco de dados do Inep é formado e a média é estabelecida.

Sistema “antichute”

As matérias do ENEM são divididas de modo aleatório para evitar que os alunos burlem. Além disso, nas correções os softwares analisam pessoas que acertam apenas questões fáceis e uma difícil.

O sistema consegue identificar quando esse tipo de situação acontece e dá uma nota menor. Portanto, apenas quem tem alta capacidade terá os melhores resultados e conseguirá as vagas.

Como a redação do ENEM é avaliada

Para analisar a redação o processo não é tão automático, a correção é feita por dois profissionais. Assim, eles dão notas entre 0 e 200 pontos em cada uma das cinco etapas a seguir:

  • Compreender a proposta;
  • Dominar a norma padrão da língua;
  • Selecionar e organizar o conteúdo;
  • Elaborar uma proposta de solução para os problemas do enunciado;
  • Conseguir argumentar ao longo do texto;

Esses itens permitem que o valor máximo seja 1000 caso cumpra todas as funções. Quando os corretores não concordam e a diferença é maior que 80, um terceiro é chamado para verificar.

O que pode zerar a redação

A escrita costuma ser uma das áreas mais importantes para entrar em qualquer curso. Então, para não zerar ou anular esse setor tem que analisar as seguintes regras:

  • Fuga total do tema;
  • Escrever em outra língua;
  • Não argumentar;
  • Assinatura fora do local;
  • Fazer um texto muito curto;
  • Inserir desenhos;
  • Redação em branco – mesmo com o texto em rascunho;
  • Cópia do enunciado base.

Notas máximas das matérias do ENEM

Para entender que o sistema não permite 100% notas corretas, confira os valores nos setores abaixo. Então, ao longo dos últimos três anos, os maiores resultados de matérias do ENEM foram os mostrados a seguir.

Em 2020:

  • Linguagens e códigos – 801,1;
  • Matemática – 975,0;
  • Ciências Humanas – 862,6;
  • Ciências da Natureza – 854,8.

Já em 2019:

  • Linguagens e códigos – 801,7;
  • Matemática – 985,0;
  • Ciências Humanas – 835,1;
  • Ciências da Natureza – 860,9.

Durante 2018:

  • Linguagens e códigos – 788,8;
  • Matemática – 993,9;
  • Ciências Humanas – 868,3;
  • Ciências da Natureza – 885,6.

Porque as matérias do ENEM tem peso diferente em cada curso

As notas obtidas nas matérias do ENEM são suficientes para alguns cursos, mas não para outros. Isto porque elas têm pesos distintos conforme a graduação e a área que desejam seguir no futuro.

Essa variação acontece devido ao sistema de avaliação (TRI) sendo aplicado. Então, em um curso de matemática, a nota da prova obtida nessa área tem que valer mais do que linguagens.

O objetivo desse método é fazer com que os alunos tenham a capacidade mínima para as futuras profissões. Assim, as graduações só aceitam os melhores estudantes que se inscrevem no curso.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.