InícioDicasEnemChegou o mês do Enem: o que fazer?

Chegou o mês do Enem: o que fazer?

Chegou o mês do Exame Nacional do Ensino Médio e você quer saber o que fazer nas últimas semanas antes do Enem? Fique conosco para vermos dicas valiosas para esse período.

 O Enem é referência nacional para o ingresso de alunos no ensino superior tanto em universidades públicas quanto privadas. Por isso, fazer uma boa prova é fundamental para dar o primeiro passo em uma carreira de sucesso.

Mais de 20 anos após a criação do Enem, muitas mudanças ocorreram no sistema de administração, criação e avaliação da prova. Mas o que ficou foi o rigor do conteúdo e da correção. Dessa maneira, verificaremos melhor como ocorrem esses itens para que você entenda mais sobre o Enem.

Preparação psicológica

Uma das preparações mais importantes para fazer nas últimas semanas antes do Enem certamente é na área psicológica. Fazer a sua parte com os estudos é obviamente essencial para ir bem na prova. Mas, se conhecer e praticar exercícios mentais para relaxar fará a diferença na hora da prova. Portanto, alie aos estudos outras práticas que te dão prazer. Pode ser uma caminhada ao ar livre e meditações.

Escolha locais e situações que possam te aliviar do peso dos estudos. Assim, você consegue esvaziar a mente e depois retomar o ritmo de estudos com mais facilidade. Esse momento é crucial para a sua vida, portanto fique atento quando sinais de desajuste e estresse aparecem. Procure aconselhamento especializado quando notar que está passando por situações que desfavorecem um psicológico saudável.

Revisão das matérias

Primeiramente, saiba que na reta final você deve priorizar a revisão das matérias que já foram estudadas. Estamos tratando aqui sobre o que fazer nas últimas semanas antes do Enem. Então, o grande percurso de estudos já foi realizado. Agora, é momento de revisar e treinar esse repertório com exercícios práticos que são referência para a prova do Enem. Não foque em conteúdos que estão fora do pedido para não perder tempo agora.

Revise as matérias e busque seus professores e colegas sempre que surgirem dúvidas ou dificuldades. É possível, nesse momento, criar grupos de estudo que podem ser valiosos para realizar a revisão das matérias.

Organização de documentos e itens obrigatórios

Por mais que você tenha tempo para isso, é sempre bom dar uma olhada nos documentos e itens obrigatórios para fazer o Enem. Portanto, saiba que no dia das provas é preciso levar um documento original com foto. Pode ser o RG ou a Carteira de Habilitação, dentre outros documentos oficiais. Além disso, é preciso estar com uma caneta esferográfica preta feita de material transparente. O Enem obriga que todos os materiais levados pelos estudantes, incluindo garrafas de água e potes com lanche, sejam transparentes.

Para saber o que fazer nas últimas semanas antes do Enem em relação aos documentos, é simples. Você pode deixar um recado em local habitual como lembrete do documento que irá levar. Também, por conta da pandemia, é obrigatório o uso de máscara contra a transmissão do vírus causador da Covid19. Além disso, é recomendável que você leve álcool em gel. Por isso, já deixe essas informações no seu radar para que no dia da prova não aconteça nenhum imprevisto.

Para os lanches, prefira sempre os mais leves, ou barras de cereais e chocolates amargos.  Não só na realização do exame, como também para fazer nas últimas semanas antes do Enem, prepare seu corpo e a sua mente para a maratona de questões. 

Que tal conferir as provas anteriores?

Uma maneira bem interessante do que fazer nas últimas semanas antes do Enem é dar uma olhada nas provas anteriores. Dessa forma, é possível entrar em contato direto com o conteúdo de edições anteriores e fazer um teste em relação aos seus conhecimentos. 

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é responsável pela administração e aplicação da prova do Enem, existe uma sessão chamada Provas e Gabaritos. É por meio desse espaço que você encontrará as edições anteriores separadas e organizadas por ano. Inclusive, a edição de 2020 já se encontra lá disponível em www.gov.br/inep.

Assim, sugerimos que você separe alguns dias para treinar com as provas anteriores. Quanto mais estiver em contato com a estruturação do Enem, mais familiar será a prova que você vai realizar na edição de 2021. Não se esqueça da persistência, por isso realmente foque nas edições anteriores como forma de se preparar para a prova que vem por aí. E, para além das questões, busque treinar a Redação, já que ela tem peso importante na prova.

Conhecendo as Matrizes de Referência do Enem

As Matrizes de Referência do Enem são formas de determinar o que será avaliado em cada área do conhecimento na prova. E elas estão disponíveis em um documento digital no site do Inep. É importante focar na revisão das matérias que vão cair nas provas do Enem. Mas, além disso, saber e conhecer de antemão o que se pretende com essa prova. As matrizes que informamos aqui são maneiras de estruturar a avaliação geral da prova do Enem.

É por meio dessas matrizes que o Governo Federal norteia a construção da prova e seus objetivos. Como se trata de um exame nacional do ensino médio, o Enem tem uma importância ímpar dentro do sistema educacional do Brasil. Saiba que você irá realizar uma prova muito bem organizada.

Por isso, buscar compreender como se dá esta estrutura pode fazer uma diferença importante na hora de realizar a prova. Já que essas matrizes são referenciadas pelas áreas de conhecimento da prova. Essas áreas são divididas entre “Linguagens, códigos e suas tecnologias”, “Ciências humanas e suas tecnologias”, “Ciências da natureza e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”.

Qual faculdade posso escolher com a nota do Enem?

A sua nota do Enem pode ser a porta de entrada para muitas faculdades. Existem grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, que utilizam a nota do desse exame para o ingresso de seus candidatos nas vagas em seus diversos cursos disponíveis. Além disso, é possível dar uma olhada nos cursos de faculdades como essas que indicamos. Nos sites existem muitas informações e vários cursos para você escolher.

Por fim, se você quiser saber mais sobre qual é a estrutura do Enem, saiba que temos uma matéria que fala só sobre isso. Assim, você poderá se aprofundar melhor nesse assunto e ficar cada vez mais preparado para o dia da prova. Clique aqui e leia agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.