InícioDicasEnemComo calcular sua nota no Enem sem erro

Como calcular sua nota no Enem sem erro

A hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! E você deve estar se perguntando como calcular, sem erro, a sua nota. Afinal, ao receber o gabarito, nada mais natural que desejar saber o resultado da prova. Sabendo disso, vamos te ajudar a entender como é calculada a sua nota do Enem. O importante é segurar a ansiedade pois não é possível calcular a nota do Enem a partir do gabarito. O estudante precisará esperar o resultado oficial.

Como assim?

É porque a nota do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para esta metodologia, o que realmente importa é a consistência dos acertos, e não somente a quantidade. Tá difícil de entender?

A Voomp esclarece! Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem não é simplesmente uma soma ou média do número de questões que se acerta na prova. Em síntese, em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende também da dificuldade das perguntas erradas e acertadas. Enfim, da consistência das respostas. Dessa forma, estudantes que acertam o mesmo número de questões podem obter médias diferentes.

Em primeiro lugar, esse método estatístico “anti-chutes” do Enem tem por objetivo detectar a coerência dos acertos dos estudantes. E, assim, analisar estatisticamente seus conhecimentos.

Consistência de acertos nas provas

Para você compreender: a TRI analisa qual a possibilidade do participante ter chutado para acertar uma questão. Se o estudante acertou apenas as questões fáceis e uma difícil, por exemplo, a metodologia entende que foi um chute. O contrário acontece se o participante tiver consistência nos acertos entre questões fáceis, médias e difíceis. Dessa forma, a pergunta sobre quanto vale cada questão do Enem torna-se irrelevante.

E como fica a nota da Redação?

Na avaliação da Redação do Enem, a metodologia da TRI não se aplica. A princípio, os textos são corrigidos por dois especialistas. Geralmente, professores da área, que dão notas de zero a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas (o que totaliza a nota máxima de 1 mil). Quando acontece uma divergência entre as notas dos corretores, um terceiro avaliador, em seguida, ficará  responsável pela nota.

São contratados mais de 4 mil avaliadores para corrigirem as provas de Redação. Esses corretores consideram os cinco critérios:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;

2) Compreensão da proposta de redação;

3) Seleção e organização das informações;

4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos e considerando as diversidades socioculturais.

 Então, como vou saber se fui bem no Enem antes do resultado oficial?

Neste momento, é importante ter calma. É muito simples!  Primeiramente, são formuladas questões com diferentes níveis de dificuldade, que os candidatos nem imaginam. Assim, na hora da correção, um estudante que acerta mais questões fáceis e médias pode ter uma nota maior do que alguém que acertar somente as difíceis.

Por exemplo, a TRI identifica como incoerente o estudante ter acertado somente as perguntas difíceis e errado as medianas e fáceis. Desse modo, a metodologia considera a possibilidade de que o estudante tenha acertado as alternativas por mero acaso. Afinal, quem tem conhecimento suficiente para acertar uma questão difícil, deveria também ter um alto número de acertos nas fáceis e médias. Concorda?

O método TRI mostra duas coisas. Primeiro, que não vale a pena “chutar” na prova. Segundo, que é praticamente impossível saber a sua nota somente pelo número de acertos. Desse modo, você só poderá calcular a sua média depois da divulgação dos resultados oficiais, prevista no edital do Enem.

Na maioria das vezes, a média das provas fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.  Essa mesma lógica também vale para desempenhos menores que 500. Quer saber ainda mais? Confira o Guia do Participante produzido pelo INEP.

Existe uma nota máxima no Enem?

São quatro provas objetivas, como você deve saber, de múltipla escolha. Ou seja, cada uma recebe uma nota individual, que pode ir até 1 mil pontos. Como consequência, a cada edição a pontuação se altera. Os limites da escala variam de acordo com a dificuldade das questões e o desempenho dos estudantes em cada uma delas. Por causa disso, não é fixado um mínimo e um máximo.

Confira abaixo as maiores e menores notas do Enem 2020:

Disciplina Média Nota mínima Nota máxima
Matemática 520,73 327,10 975
Linguagens 523,98 327,10 801,10
Ciências da Natureza 490,39 323,80 854,80
Ciências Humanas 511,64 313,70 862,60

Faça o cálculo da sua média aritmética simples

Então, após sair o resultado oficial do Enem, você terá cinco resultados individuais, incluindo a Redação. Dessa forma, com os resultados em mãos, aplique a média aritmética simples: some a nota do Enem de cada uma das provas e, depois, as divida por cinco.

Por exemplo, vamos supor que um aluno tirou:

530 + 543 + 510 + 498 + 593 = 2674

2674 ÷ 5 = 534,8

Esse é o cálculo ideal para quem usará a nota do Enem no Prouni para concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais.

Aprenda como calcular a média aritmética ponderada

Caso a faculdade ou programa estudantil de seu interesse atribua diferentes pesos a cada uma das provas do Enem, você precisará calcular a média aritmética ponderada, em vez da simples. Ou seja, teremos um outro cálculo.

Por exemplo, vamos supor que o candidato do exemplo anterior esteja participando de um processo seletivo para bolsas de estudo no qual a prova de Matemática tem peso 2, a Redação tem peso 3 e as demais provas têm peso 1.

Primeiramente, deve-se multiplicar a pontuação de cada prova pelo seu peso correspondente. Olha só como seriam os resultados individuais:

  • Linguagens e Códigos — 530 × 1 = 530;
  • Matemática — 543 × 2 = 1086;
  • Ciências Humanas — 510 × 1 = 510;
  • Ciências da Natureza — 498 × 1 = 498;
  • Redação — 593 × 3 = 1779.

Para chegar à média ponderada, basta seguir os passos abaixo:

  • Somar as notas já multiplicadas pelo peso correspondente — 530 + 1086 + 510 + 498 + 1779 = 4.403
  • Fazer a soma dos pesos utilizados no cálculo — 1 + 2 + 1 + 1 + 3 = 8;
  • Dividir a soma do valor das pontuações pela soma dos pesos — 4403 ÷ 8 = 550,375.

E aí, conseguiu entender como calcular a nota do Enem?

Leia mais aqui 

Qual a nota de corte para Medicina em 2022?
O que devo estudar para o Enem em cada disciplina?
Não me preparei para o Enem: e agora?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.