InícioDicasEnemComo é corrigida a redação do ENEM?

Como é corrigida a redação do ENEM?

Um tema que costuma tirar o sono de muitos candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio é como é corrigida a redação do ENEM. Isso porque a pontuação da prova é uma das mais importantes, e uma boa classificação ajuda a garantir vaga em vários processos seletivos universitários.

Além disso, o próprio tema da redação em si costuma virar motivo de debate. Antes da prova, muitos professores e alunos tentam ao máximo se inteirar dos temas que poderão ser cobrados no momento da dissertação.

Do mesmo modo, o estudo de técnicas e a busca por dicas para escrever um bom texto também fazem parte da rotina dos estudantes. Já depois da aplicação, é comum as pessoas debaterem a relevância do tema e surgirem diversas avaliações feitas por especialistas.

No entanto, é a correção da prova em si que gera as maiores dúvidas nos participantes. Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre como é corrigida a redação do ENEM. Confira!

Como é corrigida a redação do ENEM?

Em primeiro lugar, é importante saber que desde 2013 a correção da redação do ENEM ficou mais exigente. Isso porque ela passou a ser baseada nos critérios presentes na Cartilha do Participante.

Portanto, para entender como é corrigida a redação do ENEM, você deve conhecer tudo o que envolve o processo. Abaixo, explicamos detalhadamente:

Como são escolhidos os avaliadores?

A correção da redação do ENEM é feita por avaliadores escolhidos em um processo seletivo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em geral, mais de 5 mil avaliadores costumam ser selecionados.

Para ser escolhido como avaliador, o candidato deve ter diploma de graduação em Letras e não deve ter grau de parentesco com nenhum participante. Além disso, ele deve enfrentar duas etapas eliminatórias e ainda realizar um curso de capacitação.

Quais são os critérios de avaliação da redação do ENEM?

De antemão, você já sabe que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo ENEM, deverá corrigir milhões de provas. Por isso, foram estabelecidos alguns critérios para ajudar os avaliadores e não cometer injustiças com nenhum participante.

Dessa maneira, as redações do ENEM são corrigidas segundo cinco competências avaliativas, que são informadas na Cartilha do Participante. Cada competência tem valor de 0 a 200 pontos, totalizando o máximo de 1000 pontos.

Confira os cinco critérios definidos pelo Inep:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como é feita a correção da redação?

Agora que você entendeu quais são as competências analisadas pelos avaliadores, vamos explicar como é corrigida a redação do ENEM. Em primeiro lugar, a correção é feita por meio de uma plataforma online, por onde o avaliador recebe o texto.

Cada pessoa avaliadora recebe até 200 redações por dia e tem a obrigação de avaliar mais de 150 textos a cada três dias. É importante ressaltar que os textos são enviados sem a identificação do candidato que escreveu.

Além disso, cada redação é corrigida por dois avaliadores. Eles irão analisar o desempenho do aluno segundo as competências definidas pelo Inep e atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos a cada uma delas. A nota final do candidato será a média aritmética dessa pontuação, que pode chegar a 1000 pontos.

Vale lembrar que, durante a correção, os avaliadores não sabem qual nota foi atribuída pelo outro. Assim, caso haja uma diferença maior que 80 pontos em uma das competências, ou maior que 100 pontos na média final, a redação irá para um terceiro avaliador.

Ainda assim, pode ser que os avaliadores não cheguem a um consenso. Nessa hipótese, a redação é enviada para uma banca examinadora presencial, composta por três professores. Então, a nota final da redação será a média aritmética das duas notas mais próximas.

Quando uma redação do ENEM recebe nota zero?

Um grande pavor dos participantes do ENEM é zerar a redação. Isso porque a nota zero elimina as chances do candidato de concorrer em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e sistemas de bolsas de estudos em faculdades particulares.

Portanto, o Inep também divulga quais são os critérios que fazem uma redação receber nota zero ou ser anulada. Confira:

  • Fuga total ao tema;
  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
  • Texto com menos de 7 linhas;
  • Cópia integral dos textos de apoio ou das questões do ENEM;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
  • Números ou sinais gráficos fora do texto e sem função clara;
  • Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.

No entanto, é importante ressaltar que participantes disléxicos, surdos ou com deficiência auditiva têm suas redações avaliadas de forma personalizada. Nesses casos, são levadas em consideração as questões linguísticas relacionadas à dislexia e a língua portuguesa como segunda língua.

Por isso, é fundamental que candidatos que atendam a esses critérios informem o Inep em seus formulários de inscrição.

E como é atribuída a nota máxima?

Sonho de todo participante do ENEM, quando os primeiros avaliadores atribuem nota máxima a uma redação, ela precisará ser avaliada por uma banca examinadora. Apenas após essa avaliação é que a nota 1000 pode ser confirmada.

Anualmente, somente algumas dezenas de alunos conseguem alcançar a nota máxima.

É possível pedir revisão da nota da redação do ENEM?

Embora este seja um fator polêmico, a resposta é não. O Inep disponibiliza o espelho da correção, com finalidades pedagógicas, mas não permite que o candidato solicite a revisão da nota da redação.

Agora que você sabe tudo sobre como é corrigida a redação do ENEM, não deixe de conferir nossas dicas para revisar o seu texto e garantir uma boa nota!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.