InícioDicasEnemComo justificar a ausência do ENEM?

Como justificar a ausência do ENEM?

O ENEM é um dos exames mais aguardados pelos vestibulandos. Assim, deixar de justificar a ausência na edição anterior não deve ser um impeditivo para sua realização.

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) foi criado no ano de 1998 visando avaliar o desempenho dos estudantes após o término da educação básica. Entretanto, no ano de 2009, este passou a ser um mecanismo de acesso ao ensino superior.

O estudante que se inscrever para o exame é submetido a realização de provas em quatro áreas do conhecimento. São elas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além disso, os participantes também realizam uma redação. Esta consiste em um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema disponibilizada.

O resultado do exame pode significar acesso do estudante à universidade de seus sonhos. Ainda, através dele, pode haver contemplação de descontos em faculdades particulares e até mesmo oportunidade de financiamento de sua graduação.

 

Para que serve a nota do ENEM?

Após a alteração em sua metodologia, o ENEM passou a ser utilizado como exame para intermediar o acesso dos estudantes ao ensino superior. Ou seja, após o resultado da prova, o estudante poderá cadastrar sua nota em programas do governo para entrada na faculdade, receber descontos e até mesmo financiar seus estudos. De acordo com o site oficial do exame, a nota também é aceita em mais de 50 instituições de ensino superior em Portugal.

Além disso, o resultado é utilizado para desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais do país.

Estudantes que realizam o ENEM podem utilizar a nota para:

  • Acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
  • Acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo;
  • Candidatar-se para receber apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);
  • Contar com descontos exclusivos em faculdades particulares.

 

Por que justificar a ausência do ENEM?

O ENEM é um exame cuja realização acontece em dois dias. Isso porque trata-se de uma prova de longa duração e exige muito dos estudantes. Além disso, conta com uma taxa de inscrição de R$ 85. Entretanto, é possível solicitar isenção desta taxa para o Ministério da Educação (MEC).

Porém, caso receba a isenção para uma edição é necessário que o estudante tenha comparecido aos dois dias de prova da mesma. Apenas assim este poderá solicitar nova isenção no ano seguinte. Dessa forma, o estudante estará liberado para realizar o exame sem custos na nova edição. 

 

Quem tem direito à isenção da taxa do ENEM?

A isenção de taxa do ENEM é voltada para estudantes de baixa renda, de forma a possibilitar sua presença na prova. Além disso, a medida consiste em um apoio à possibilidade do indivíduo ingressar no ensino superior. Dessa forma, o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que os candidatos à isenção devem se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Estar cursando o 3º ano do ensino médio em instituição de ensino pública;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública. Ou, caso o tenha feito em escola particular, com bolsa integral e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica e estar Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

Você ainda pode justificar a ausência do ENEM 2020

A justificativa de ausência costuma ser feita durante o primeiro semestre do ano da realização do próximo exame. Em 2021, este processo ocorreu, inicialmente, durante o mês de maio. Entretanto, em virtude da pandemia, muitos estudantes não puderam comparecer à prova e, ainda, não conseguiram justificar a ausência na edição de 2020. Por isso, o Ministério da Educação (MEC) irá reabrir o processo para solicitação de isenção. Assim, mais estudantes terão acesso à realização do exame como não-pagantes.

 

Em que situações é possível justificar a ausência do ENEM?

A possibilidade de justificar a ausência do ENEM é destinada a estudantes que não puderam realizar a prova em decorrência de imprevistos ou situações adversas. Assim, podem justificar a ausência na prova indivíduos que foram submetidos a:

  • Acidente de Trânsito – Desde que tenha acontecido na data do exame e antes do horário de fechamento dos portões do local de prova.
  • Assalto ou Furto – Contanto que tenha ocorrido na data de aplicação da prova e antes do horário de fechamento dos portões. 
  • Casamento – Este deverá ter ocorrido, no máximo, nove dias antes da data de aplicação da prova em que houve ausência.
  • Luto – Este deve ter ocorrido, no máximo, oito dias antes da data de aplicação do exame. Além disso, são considerados parentescos válidos para justificativa: pai, mãe, responsável legal, companheiro, cônjuge, filho ou enteado.
  • Acompanhamento de cônjuge – Caso tenha havido necessidade de acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade.
  • Problema de Saúde – Contanto que haja comprovação da necessidade de repouso na data de aplicação do exame. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar. Nesta situação, são considerados parentescos válidos: pai, mãe, responsável legal, companheiro, cônjuge, filho ou enteado. 
  • Licença Maternidade – Dessa forma, o nascimento ou adoção documentada deve ter ocorrido, no máximo, 180 dias antes da data de aplicação do ENEM. 
  • Licença Paternidade – Neste caso, o nascimento ou adoção documentada deve ter ocorrido, no máximo, cinco dias antes da data de aplicação da prova.
  • Trabalho – Para enquadrar-se para justificativa, o trabalho deve ter ocorrido na data de aplicação da prova.

O participante submetido a algum destes eventos deverá apresentar documentação legível e datada que comprove a veracidade dos fatos e seu envolvimento. A documentação necessária para cada evento está esclarecida no edital da justificativa do primeiro semestre deste ano, clique aqui para conferir todas as informações sobre o procedimento.

 

Como justificar a ausência do ENEM?

A justificativa de ausência do ENEM é realizada no próprio portal do exame. Em período específico divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o estudante deverá acessar a “Página do Participante”.

Ao realizar o acesso, o sistema automaticamente identifica a ausência do participante na edição anterior. Portando os documentos necessários para justificativa, o estudante deverá informar a causa da ausência. A documentação exigida de acordo com cada evento estará descrita na própria página. O sistema irá lhe questionar se você possui justificativa de ausência e você deverá assinalar “sim”. Dessa forma, poderá realizar o upload da documentação exigida.

 

Prepare-se para a prova!

Justificada a ausência e garantida sua presença na edição de 2021, não deixe de preparar-se para a prova. É importante garantir que você conseguiu estudar o máximo possível para contar com uma boa pontuação no exame. Confira a matéria com as dicas que separamos para que a procrastinação não atrapalhe seu foco nos estudos. Boa sorte!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.