InícioDicasEstudosCronograma de estudos de Medicina: como montar um?

Cronograma de estudos de Medicina: como montar um?

A faculdade de Medicina, apesar de tradicional, segue sendo uma das mais buscadas por estudantes. Mas, diante de tanta concorrência, organizar-se para realizar esse sonho pode parecer um pouco assustador e complexo. Então, neste artigo respondemos a seguinte questão: como montar um cronograma de estudos de Medicina?

Aqui, te daremos dicas para criar um cronograma funcional e que sirva de guia em sua jornada pré-vestibular. Vamos conferir?

Por que eu preciso de um cronograma de estudos?

A princípio, todos os vestibulares – mas em especial o de Medicina – são focados nos conteúdos. A matéria é extensa e exige organização prévia para administrá-la da melhor maneira possível.

Neste contexto, vamos reconhecer a importância de uma boa organização, certo? Um cronograma de estudos é uma ferramenta organizadora para te auxiliar no cumprimento de tarefas. Mas, não é só isso, o cronograma (quando bem feito) deve te libertar e não o aprisionar, como muitos pensam.

Ademais, o cronograma de estudos é algo extremamente personalizado. Então, mais importante que acessar um site que disponibiliza cronogramas prontos, você deve se conhecer. Conhecer a sua vida, sua necessidade de sono, de lazer, as matérias com mais dificuldade, o tempo disponível para estudar, a ajuda nas tarefas domésticas, e outras tantas variantes que fazem parte da nossa vida. Portanto, não podemos colocá-las de escanteio no momento do pré-vestibular.

Por fim, a dica principal é: se conheça. Analise suas prioridades, possibilidades e, finalmente, inicie o seu processo de organização.

Como começar a montar o meu cronograma de Medicina?

Antes de mais, em um papel (alô, millenials) ou em qualquer outro lugar que você possa anotar, faça uma lista com todas as suas obrigações ao longo do dia. Acordar, fazer café da manhã, tomar banho, ir ao colégio ou ao trabalho, aula de inglês, etc.

Também, em uma coluna ao lado, coloque todas as coisas que você não tem obrigação de fazer, mas faz porque gosta. E anote em quais horários ou situações costuma fazê-las.

Agora, vamos aos tópicos que te auxiliarão na produção do seu próprio cronograma de Medicina. Partiu?

Passo um: o pontapé inicial

Em primeiro lugar, escolha onde o seu cronograma será feito. A ideia é que, ao longo do tempo, ele seja reestruturado conforme as suas necessidades diante das disciplinas. Então, o mais indicado aqui é usar alguma planilha digital, como o Excel, pois, assim, será mais fácil de manejá-lo.

Feita a escolha, crie uma lista paralela com todo o conteúdo que será estudado, separando-a por áreas de conhecimento. Indica-se, também, que, ao lado dessa lista, você faça uma pesquisa de quais temas mais caem no vestibular que prestará. Assim, você poderá ter um percentual relacionado ao quanto deste conteúdo é cobrado e, consequentemente, o quanto você deve se dedicar.

Passo dois: prioridades e classificação

Agora, você começará a montar o seu cronograma de fato. Há várias formas de estruturá-lo, como, por exemplo, algumas pessoas mais metódicas incluem horário. Então, de tal a tal hora, descanso; depois, 1h de estudos em História; depois, mais 15 minutos de descanso e assim por diante.

No entanto, dentro da sua realidade, você pode apenas incluir as atividades que deve cumprir, considerando os horários ou períodos disponíveis. Assim, você pode separar o período da manhã para trabalhar ou ir à escola, por exemplo, e o período da tarde para realizar exercícios. Depois, revisar a matéria.

De qualquer modo, a maneira que incluirá as suas atividades dependem de dois fatores: disponibilidade e prioridade. O primeiro diz respeito ao tempo em que é possível realizar tais tarefas. Já o segundo corresponde às suas necessidades perante os estudos.

Desse modo, confira algumas dicas mais objetivas em relação à disponibilidade e prioridade:

  • Se você tem mais dificuldade em Matemática, por exemplo, inclua-a mais vezes na semana. Sem esquecer, é claro, o combo teoria + exercício + revisão;
  • Seja realista em relação à sua disponibilidade. Lembre-se que o cronograma tem que te libertar, não aprisionar. Sendo assim, se você percebeu que o seu cronograma possibilitará o seu ingresso só daqui um ano, respeite-o e siga o plano;
  • Classifique as suas dificuldades em níveis: alto, intermediário ou baixo. Uma dica é usar de cores para deixar ainda mais visível. Mude-as assim que superar as suas dificuldades, vá remanejando.

Passo três: descanso e lazer

Os períodos de lazer e descanso são fundamentais para o vestibulando. Assim, inclua esses momentos no seu cronograma de Medicina, pois, uma mente só é funcional quando se encontra em equilíbrio.

Neste contexto, escolha os melhores dias para incluir as suas pausas. E acrescente pequenos prazeres dentro da sua rotina de estudos. Desse modo, você não chegará sedento de diversão no final de semana, podendo torná-la equilibrada, e não somente uma válvula de escape.

Passo quatro: revisões

Estudar para o vestibular não é só assistir às aulas teóricas e resolver exercícios, tem que revisar. A revisão deve ser parte do cronograma de Medicina de um estudante perspicaz. A matéria é muita e o conteúdo, complexo. Então, procure revisar constantemente os conteúdos mais cobrados.

Passo cinco: exercícios

Um inteligente cronograma de Medicina inclui exercícios diariamente. Mas, não confunda a realização de exercícios pontuais com a execução de um simulado, certo? Os exercícios são parte complementar da aula teórica, sendo, portanto, uma ferramenta de aprendizagem, e não apenas de reforço.

Passo seis: inclua redações

Este tópico é um dos últimos, mas não deixa de ser extremamente importante. Fazer redações garante uma boa porcentagem da prova e, consequentemente, auxilia no alcance da nota de corte da instituição desejada.

Passo sete: inclua simulados

No seu cronograma de Medicina, realizar simulados é obrigatório. Todavia, o simulado, de forma autoexplicativa, visa simular o dia da prova. Assim, a dica é: vista-se, leve um lanchinho para o quarto, desligue o celular, coloque uma máscara, deixe lápis e caneta prontos e faça a prova como se fosse no dia do exame. Simule o mais próximo da realidade possível, isso criará tanto uma intimidade com a avaliação quanto desenvolverá segurança.

Por fim, esperamos que você use as nossas dicas para criar um cronograma adequado à sua vida e rotina. Esperamos que tenha gostado da nossa matéria.

Até logo, querido leitor!

Leia também: 8 dicas para se organizar no EaD.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.