InícioDicasEnemDicas para tirar 1000 na redação do Enem

Dicas para tirar 1000 na redação do Enem

Muitas pessoas têm o sonho de tirar 1000 na redação do Enem. Aliás, existe muito uma crença de que essa é uma tarefa muito complicada, o que acaba desestimulando muitos estudantes.

A questão é que com a estratégia correta, você pode sim, atingir esse objetivo de maneira mais simples. Então, acompanhe aqui algumas dicas que vão te ajudar a criar uma metodologia própria e eficaz.

Entenda o formato da prova de redação

A prova pede um formato bem específico de texto que você precisa seguir à risca. Assim, é necessário escrever de uma maneira dissertativa e argumentativa em prosa. Isso é importante para você conseguir defender o seu ponto de vista de uma forma coerente.

Outra coisa fundamental que esse formato pede é que os seus pontos apresentados sejam consistentes. Dessa forma, é sim, possível tirar 1000 na redação do Enem e convencer o leitor de que seus argumentos estão muito bem embasados.

Um texto dissertativo pede que você mostre uma intervenção social. Portanto, no tema proposto, é necessário trazer uma solução prática e viável. Caso contrário, seu argumento não vai ajudar muito no final.

Estude os temas da atualidade

Você precisa ter em mente que o tema da prova será algo relacionado à atualidade. Sendo assim, se manter informado sobre a realidade do país e do mundo é a chave para desenvolver um bom texto.

Não tem outra forma de fazer isso senão lendo e acompanhando as notícias. Ainda, veja alguns exemplos de temas anteriores dessa prova. Assim, veja o que você faria para tirar 1000 na redação do Enem deste ano.

  • Democratização do acesso ao cinema no Brasil, 2019;
  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, 2018;
  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, 2017;
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, 2016.

Uma dica é escrever sobre esses assuntos para treinar. Em conjunto, fique sempre atento às notícias diárias.

Busque inspirações corretas

Além de treinar com temas antigos e buscar novas ideias, você também pode ler as redações nota 1000 dos anos anteriores. Assim, é só buscar na internet que vai encontrar vários exemplos para se inspirar.

Observe a escrita, os argumentos, a formatação e tudo o que for relevante no texto. Dessa forma, você pode identificar algumas estratégias usadas nele. Isso não para fazer igual, mas para criar sua própria metodologia.

Uma coisa interessante de se ler redações antigas, é desmistificar alguns pontos. Então, primeiro que muita gente acredita que um bom texto tem que ser recheado de termos complexos.

Para tirar 1000 na redação do Enem você não precisa usar palavras difíceis. Assim, o fundamental é o que está sendo dito e se isso está exposto de forma objetiva. Claro, dentro do que foi pedido nas instruções da prova.

Coloque em prática seus conhecimentos

De nada adianta se manter informado e ler redações anteriores se você não praticar. É necessário fazer muitos textos para se chegar no objetivo de tirar a nota máxima nesta prova.

Uma dica é pegar os temas mais comentados da semana e fazer textos em cima disso. Ainda, você pode pedir ajuda de professores caso ainda esteja na escola. A melhor ferramenta para ter ideias de escrita é a internet e os livros.

Por isso, não deixe de acompanhar nada que não faltará assunto para escrever. Entenda que a cada texto seus argumentos, ortografia e técnicas melhoram. Dessa forma, você pode ir corrigindo seus erros e aprimorando o que já faz bem.

Cuidado com o tempo

Uma das coisas que atrapalha muito quem quer tirar 1000 na redação do Enem é o tempo. Não calcular o quanto você gasta para escrever um texto é um erro que deve ser evitado. Então, nos momentos de prática, cronometre enquanto desenvolve o tema.

Isso te ajuda a ter uma ideia de quanto tempo vai precisar no dia da prova. Afinal, além da redação, tem-se mais 90 questões de múltipla escolha para responder. Ainda, é necessário passar o texto a limpo e preencher o gabarito.

Por mais que o Enem dure horas, não suponha que você vai ter muito tempo. Portanto, cuidado para não ter que fazer tudo às pressas. Isso sem dúvidas vai atrapalhar o seu rendimento final.

Saiba as competências avaliadas na prova

Muitas pessoas não sabem, mas essa prova escrita tem competências muito bem estabelecidas. Serão dois corretores que irão avaliar o seu texto, sempre com base nesses pontos:

  1. Bom domínio da língua portuguesa;
  2. Conhecimento em várias áreas para escrever sobre o tema proposto;
  3. Uso de dados e informações coerentes para defesa dos seus argumentos;
  4. Conhecimento sobre recursos da língua portuguesa para defender o ponto de vista;
  5. Apresentação de uma proposta de intervenção que considere o respeito aos direitos humanos.

Tirar 1000 na redação do Enem significa acertar todos esses pontos de checagem. Além disso, cada tópico desse vale 200 pontos e sua nota será somada e dividida por 2. Sendo assim, você precisa unir tudo em um texto com clareza e objetividade.

Cuidado para não zerar a redação

Gabaritar essa prova não é tão simples, mas é possível. No entanto, é mais fácil ainda zerar a redação. Existem alguns erros no texto que você não pode cometer, sob risco de perder sua nota, por exemplo:

  • Não passar o texto para a folha oficial de redação;
  • Escrever em outra língua que não a portuguesa;
  • Escrever palavras de baixo calão;
  • Não apresentar o texto em formato dissertativo argumentativo;
  • Escrever menos de 8 linhas;
  • Incluir algum trecho presente na proposta de redação no seu texto oficial;
  • Fugir do tema proposto.

Por fim, 1000 na redação do Enem você precisa se dedicar muito antes da prova. No momento da avaliação, a única coisa a se fazer é confiar em si mesmo.

O Enem é a porta de entrada para uma universidade e a construção do seu futuro, portando,  pode ter certeza que o seu esforço nos estudos, concentração e planejamento, irá valer a pena no final da sua jornada para obter a nota máxima no Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.