InícioDicasEnemDicas para uma redação nota 1000 no Enem 2021

Dicas para uma redação nota 1000 no Enem 2021

Tem medo da prova de redação? Saiba que, para tirar uma boa nota na redação, é preciso entregar um excelente texto!  Nesse sentido, muitos estudantes sabem que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um peso maior na pontuação final. Desse modo, precisam se destacar na escrita para concorrerem a boas vagas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estão inscritos este ano, ao todo, 4.004.764 candidatos – considerando as duas versões do exame (impressa e digital).

Assim, para ajudá-lo nesse momento de preparação, destacamos aqui neste conteúdo dicas para você encarar a redação e se dar bem na prova. Confira como fazer uma redação nota 1000 no Enem 2021!

O que você verá neste artigo:

Como é a redação do Enem 2021?

Quem participa do Enem tem sempre a dúvida clássica sobre quais os possíveis temas de redação. Uma dica muito importante é acompanhar temas da atualidade e debates importantes da sociedade. Muitas vezes, os temas são extraídos daí. 

Outro ponto interessante a ser analisado e que deve ser uma prioridade no treino do estudante é o formato da prova de redação do Enem 2021. Nesse sentido, a prova é escrita no estilo dissertativo-argumentativo. 

O futuro vestibulando precisa primeiro praticar bastante a argumentação, pois, é extremamente valorizado na prova a forma como o estudante disserta sobre o tema e demonstra seu domínio. Além de questões clássicas como gramática, semântica, ortografia, o texto deve ter 30 linhas e respeitar os espaçamentos. 

Logo, observando os anos anteriores, segue uma estrutura básica parecida, contendo sempre uma charge, ou um infográfico, que serve como insumo e introdução ao tema. Sai na frente o estudante que treinou esse formato e que conhece sobre o tema. 

Como é calculada a nota de redação do Enem 2021?

Você sabe como são calculadas as notas do Enem? Se a resposta for não, continue acompanhando esse texto para que, dessa forma, você entenda a composição da sua nota.

A nota do Enem pode variar de zero a 1000. Assim, a prova em relação às outras áreas têm peso 3, o que quer dizer que a mesma é muito importante. As outras áreas têm peso 2 ou 1, por isso, a importância de ir bem nessa etapa.

Para a nota final ser calculada, é realizada uma média aritmética das notas totais atribuídas pelos avaliadores. Além disso, como falamos anteriormente, o peso dessa nota é maior sobre as outras disciplinas. Então, toda atenção nessa etapa.

Vale lembrar também que o sistema Sisu é um processo seletivo no qual os estudantes que obtiverem as melhores pontuações conseguem garantir suas vagas em universidades federais e estaduais.

Critérios de avaliação de redação Enem 2021

Para que você alcance um resultado nota 1000 na redação do Enem 2021, é importante entender o que será avaliado na prova. Desse modo, você não será surpreendido, afinal, estará preparado!

Quer sair na frente? Então conheça os critérios de avaliação da prova que o farão sair na frente. Portanto, existem 5 competências estabelecidas pelo Enem. Conheça:

  • Competência I : Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

  • Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

  • Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

  • Competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos;

  • Competência V: propor uma solução para o problema apresentado em respeito aos valores humanos e à diversidade cultural.

Agora que você conhece mais sobre a estrutura da prova e sobre a composição da nota, que tal aprofundar nas dicas próprias para se dar bem na redação do Enem?

Dicas para se dar bem na redação Enem 2021

O Enem é sempre um período no qual o estudante está bastante ansioso com a prova. Mas, calma! A preparação corresponde a 70% da prova. Simular o ambiente da prova também é uma ótima forma de treinar.

Chegou a hora de buscar sua tão sonhada vaga na faculdade. Logo, saiba que é preciso se dedicar aos estudos. Mas, não se preocupe, aqui vamos simplificar e trazer algumas dicas para você incluir na rotina. 

Contudo, não bastam apenas dicas simples como ler bastante. Ler é fundamental, mas, o futuro graduando precisa treinar e estar atento às atualidades, notícias e debates importantes da sociedade.

Vamos às dicas!

  • Leia bastante 

  • Assista jornais, acompanhe as trends do momento

  • Estude gramática, ortografia, semântica, acentuação 

  • Tenha domínio da escrita formal da língua portuguesa

  • Treine com temas dos anos anteriores

  • Construa raciocínios que envolvam introdução, desenvolvimento e conclusão

  • Utilize textos de apoio para ajudar na argumentação

  • Muita atenção à leitura do tema antes de começar a escrever

  • Revise seus textos e peça auxílio a professores de redação e português

O que não deve ser feito na redação?

Talvez você tenha visto por aí muitos conteúdos sobre como ir bem. Porém, para estar realmente preparado e ter uma redação nota 1000, é preciso saber, também, o que pode despencar sua nota ou mesmo levá-la a zero.

Segundo o Manual do Inep, as situações que levam a redação à nota zero são:

  • Fuga total ao tema;

  • Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

  • Extensão de até 7 (sete) linhas;

  • Apenas cópia integral de texto(s) motivador(es) e/ou da Proposta de Redação e/ou de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;

  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto); • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

  • Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

  • Texto integralmente em língua estrangeira; e

  • Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Por fim, conforme abordamos aqui no texto, a redação é uma das partes mais importantes da prova. Além disso, essa prova pode causar um problema caso você não esteja preparado. Desse modo, comece agora mesmo a treinar e boa sorte nos estudos!

Aqui na Voomp, temos diversos conteúdos para que você se saia bem na prova do Enem 2021. Esperamos que essas dicas tenham o ajudado na preparação. Portanto, mãos à obra e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.