InícioDicasEnemEnem 2021 ocorrerá apenas em 2022?

Enem 2021 ocorrerá apenas em 2022?

Recentemente foi divulgada a notícia de que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria aplicado somente no ano de 2022. A notícia causou bastante alvoroço entre os estudantes, chegando a ficar entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Diante disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou uma nota assegurando que há orçamento suficiente para a aplicação das provas e que todos os esforços serão realizados para que o Enem seja realizado ainda em 2021. Contudo, o edital do Enem 2021 ainda não foi publicado. 

Então, como fica a situação do Enem 2021 e dos estudantes? Separe alguns minutos do seu dia e venha entender o que está acontecendo.

A polêmica

No mês de maio, os alunos que estão se preparando para o Enem 2021 foram pegos de surpresa quando o INEP publicou uma portaria que não continha a aplicação da prova como parte das suas metas para o ano de 2021. Logo, a internet foi à loucura! Muitos alunos não aceitaram bem essa notícia e cobraram um esclarecimento por parte do instituto.

Por conta da grande repercussão, o INEP afirmou que a aplicação do exame está entre os planos do instituto. Porém, o mesmo ainda não divulgou a data de realização. Por isso, a realidade é a de que o cronograma está muito atrasado, visto que essas informações costumam ser divulgadas geralmente no mês de março. 

Replanejamento de colégios e cursinhos

Muitos colégios e cursinhos estão sofrendo com a  falta de informação sobre o Enem 2021. Afinal, a definição das datas do exame compromete todo o planejamento dessas instituições de ensino. Sendo assim, os efeitos dessa decisão podem ser sentidos no dia a dia na sala de aula. Como exemplo, no ano passado, os colégios e cursinhos tiveram que se adaptar à pandemia do Covid-19. Assim, a duração das aulas dos preparatórios aumentou para atender a essa nova data.  Porém, isso não teve um resultado positivo. Muitos alunos ficaram desmotivados e desistiram dos cursos preparatórios.

Além disso, outro fato que preocupa muitos especialistas é a falta de interesse dos alunos no ingresso ao ensino superior. Alguns estudantes podem desistir de fazer a prova devido à falta de planejamento. Dessa forma, muitos alunos deixariam de entrar em faculdade públicas e federais, o que pode causar um grande impacto econômico e cultural no país. 

A adaptação dos estudos

No ano anterior, muitos alunos que se preparavam para o Enem 2020 se viram obrigados a mudar o calendário de estudos. Várias instituições aumentaram o período das aulas, enquanto outras optaram por abrir novas turmas. Se o Enem 2021 ocorrer somente em 2022, professores e alunos devem estar preparados para não serem prejudicados. 

Quando isso acontece, colégios e cursinhos precisam rever todos os planejamentos de conteúdo. Em resumo, as matérias precisam ser lecionadas até datas próximas aos exames, e não deve existir nenhuma lacuna nesse período.  Porém, algumas instituições já se prepararam caso o Enem 2021 seja aplicado somente em 2022.

E os estudantes?

Sem sombra de dúvidas, os mais prejudicados são os próprios alunos. Há muitos estudantes que se preparam exclusivamente para esse exame, sem ter um segundo plano. Assim, muitos ficam à mercê do Enem 2021 e em uma situação totalmente vulnerável e angustiante.

Além disso, há estudantes que se preocupam com o fim da adesão de algumas instituições de ensino ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Eles acreditam que, caso isso aconteça, alunos de diversas partes do país não terão acesso às universidades. 

Suporte psicológico

Em um cenário cheio de incertezas, os alunos devem cuidar da sua saúde mental. Afinal, conseguir deixar a motivação lá em cima em tempos tão difíceis não é nada fácil. Sendo assim, instituições de ensino estão reforçando a importância de profissionais das áreas de Pedagogia e Psicologia. Além desses, também os professores devem manter os alunos calmos e focados perante a situação atual.  

As datas das inscrições do Enem 2021

Mesmo com a falta de informações, ainda há esperança que notícias cheguem em breve. Recentemente foi divulgado que as inscrições do Enem 2021 serão realizadas  de 28 de junho a 9 de julho. Isso acalma os ânimos de vários estudantes e instituições de ensino. No momento, é esperado que em breve o edital do exame seja divulgado nacionalmente. 

Sobre o Enem

O que é o Enem?

Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estão finalizando o ensino médio. Em 2004, passou a ser utilizado como ferramenta para o ingresso nas instituições de ensino superior. Em 2010, a prova foi incluída no Sistema de Seleção Unificada (SiSu), e reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

O Enem acabou substituindo vários vestibulares pelo país, tornando-se a única maneira de ingressar em faculdades e universidades nacionais. Além disso, por meio do Enem são concedidas bolsas de estudos parciais e integrais para estudantes em faculdades particulares.  

O Enem também é utilizado para que os alunos consigam financiamentos disponibilizados pelo governo federal: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Como acontece a prova do Enem?

As provas do exame são feitas em dois domingos consecutivos, com duas aplicações diferentes: uma para modalidade impressa e outra para a versão digital. No primeiro domingo, os estudantes devem responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas suas Tecnologias, além de fazer a Redação.

No segundo domingo, os candidatos devem testar seus conhecimentos em conteúdos sobre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias e  Matemática e suas Tecnologias.

Está se preparando para o Enem 2021? Separamos algumas notícias que podem ajudar nesta importante jornada. Confira!

Como descobrir qual graduação mais combina com você

5 hábitos que podem estar atrapalhando seus estudos

Entenda sua nota do Enem e saiba se ela te ajudará a entrar na faculdade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.