InícioDicasEnemENEM: Como se destacar em cada competência da prova

ENEM: Como se destacar em cada competência da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado hoje um dos principais meios para o ingresso à vida acadêmica. Criado em 1998, a prova tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes. Bem como a eficiência da educação no país. Com mais de duas décadas de existência, o ENEM já sofreu diversas adaptações e formatos.

Entretanto, uma característica já tradicional da prova é o peso das questões interpretativas. Nesse caso, mais do que avaliar conhecimentos instrumentais, o ENEM tem o objetivo de medir a capacidade de raciocínio dos candidatos. Aqui, saber interpretar de forma lógica é um dos critérios mais importantes da avaliação, independentemente da disciplina.

Com o passar dos anos, o ENEM também foi se consolidando como um método consistente de avaliação. Por conta disso, é raro encontrar uma universidade que não aceite o teste como etapa de processo seletivo. E é por isso que os estudantes dedicam-se à prova com tanto afinco.

De um modo geral, todas as provas possuem uma estrutura padrão de avaliação. Estar familiarizado com estes modelos é uma garantia não só de tranquilidade na hora de responder as questões, mas também de dominar a lógica avaliativa dos testes. E o ENEM não é a exceção disso. Muitas vezes, compreender o perfil das questões e os temas mais recorrentes do teste pode significar uma grande vantagem competitiva.

Tendo isso em consideração, elaboramos o presente material com o objetivo de instruir os estudantes a fazer um uso bem aproveitado da nota do ENEM. Portanto, para descobrir como se destacar em cada competência do teste, prossiga a leitura.

Qual é a importância do ENEM?

Pode até parecer algo já muito debatido, mas reconhecer a importância do ENEM é muito pertinente para aqueles que estão na fase do pré-vestibular. Isso se deve ao fato de que, quando se sabe o porquê e a função da avaliação, os estudantes tendem a valorizar mais esse momento. Ou seja, provavelmente haverá maior motivação para se empenhar no teste.

Conforme já falamos anteriormente, o ENEM pode ser usado como etapa única, ou primeira, para o ingresso nas principais universidades do país. Evidentemente, é muito mais fácil utilizar um método de avaliação padrão como meio para iniciar uma graduação do que prestar vários vestibulares, com provas e metodologias específicas. Nesse sentido, podemos considerar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) como uma ferramenta para conquistar a tão sonhada vaga na faculdade.

Outro ponto positivo é que o ENEM mede o nível de conhecimento geral dos alunos. Isso a respeito de cada tema. Desse modo, todo o conteúdo aprendido pelo estudante durante a vida escolar é testado de forma objetiva. Nesse sentido, você provavelmente estará com estes conteúdos mais frescos na memória. Situação que, por sua vez, também facilita o raciocínio interpretativo.

As quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Por meio destes quatro campos, 180 questões são distribuídas. Isto é, 45 questões para cada um dos pontos citados acima. O primeiro dia da prova terá questões de humanidades, linguagens e redação. E o segundo terá matemática e Ciências da Natureza.

Vale lembrar que cada questão terá um peso diferente, a depender do grau de dificuldade e tempo médio e estimado para resposta. Saber dominar este formato será muito importante para que você consiga desempenhar bem em todos os campos.

Em um material semelhante, previamente elaborado pela Voomp, explicamos como a nota do ENEM é calculada. Vale a pena conferir.

Resolver versões anteriores da prova

Agora que você já sabe da importância de levar o ENEM a sério e a forma geral da prova, podemos prosseguir com o assunto. Sabe-se que dominar todas as competências é um desafio muito grande aos estudantes. Pois, afinal, cada pessoa tem habilidades específicas. Dessa forma, desempenhar bem em todas as disciplinas é algo raro, mas não impossível.

Um erro comum cometido pelos estudantes é pensar que as pessoas que se destacam no ENEM não passaram por preparações prévias e longas horas de dedicação nos estudos. Quando se trata de vestibular, sempre é bom lembrar que nada se adquire sem algum tipo de esforço. Nesse sentido, mesmo que você não tenha facilidade em todas as quatro áreas de avaliação de conhecimento, é sim possível mitigar as dificuldades.

Assim, a primeira coisa a fazer é separar turnos do dia para estudar cada campo em específico. Para isso, além de revisar conteúdos, é recomendável que o estudante procure versões anteriores do teste, e responda-os. Também, é interessante assistir e ler jornais, para que se esteja atualizado acerca dos tópicos e assuntos mais comentados na atualidade. Ao adquirir este hábito, você estará cada vez mais familiarizado com o teste. E isso com certeza refletirá positivamente na nota final.

Como se destacar em cada competência do exame

Nas competências de Humanas e Linguagens,  o ENEM preza muito pela interpretação de texto. Nesse caso, dominar todas as regras da gramática pode ser legal, mas você deve ser capaz de fazer um uso prático disso. Se essa é a área que você pretende seguir na faculdade, use e abuse das leituras e das práticas de escrita!

Já na Matemática e nas Ciências da Natureza, o que conta é o raciocínio lógico. Então, embora tenha também a importância de saber interpretar os enunciados, o estudante deve ser capaz de chegar às respostas de maneira ágil. Ou seja, dedução e interpretação são elementos-chave na hora de desempenhar bem nessas áreas. E aqui a dica é simples: treine os exercícios.

Por fim, adotando todas essas medidas, você perceberá que o ENEM tem um padrão de funcionamento. As questões não se repetem, mas geralmente seguem uma linha coerente de temas e tópicos, que não raro se assemelham. Por isso, é apenas buscando os modelos da prova e resolvendo os exercícios que você sentirá a confiança necessária para ir bem no exame.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.