InícioDicasEnemO que é mais importante na prova do Enem?

O que é mais importante na prova do Enem?

A prova do Enem abrange o conteúdo de várias matérias. Por isso, é importante saber em que focar para conseguir notas melhores. Então, confira as principais exigências do exame e algumas dicas incríveis de estudo.

Disciplinas específicas da prova do Enem

O Enem tem como fim medir a qualidade do ensino médio ao nível nacional. Apesar disso, muitas universidades adotaram-lo como porta de entrada para o nível superior.

Embora as disciplinas sejam as mesmas para todos, alguns podem optar por estudar mais umas do que outras. Conforme as dificuldades de cada um, é necessário definir prioridades. Além do fato de que depende da faculdade que o aluno quer fazer.

Segundo a instituição e o curso, cada matéria tem pesos diferentes. Por exemplo, quem quer fazer Jornalismo deve investir mais em Redação do que em Matemática. Portanto, antes de tudo, é preciso saber qual área o estudante quer seguir.

Por essa razão, fique ligado nas exigências da carreira que você escolheu. Dessa maneira, poderá estudar de forma mais eficiente. Ou seja, fica muito mais fácil montar um cronograma de estudos e se concentrar no que é mais importante no seu caso.

Como é o Enem?

Quem deseja entrar na faculdade precisa fazer o Enem, geralmente. Por isso, é essencial saber tudo sobre o exame como: data, horário e conteúdos. Assim, veja a seguir os detalhes mais importantes.

Data, horário e duração

Em 2021 a prova acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. Ainda, os portões se abrirão ao meio-dia e se fecharão às 13h. Assim, o início se dará às 13:30h. No primeiro dia, o horário de término será às 19h. Já no segundo, o prazo final para entregar o exame será às 18:30h.

O que cai no teste

As questões englobam todas as matérias do ensino médio, inclusive Educação Física. Além disso, Matemática, Biologia, Literatura e História também estão na lista. Por esse motivo, vale a pena conferir a matriz de referência do Enem.

Não esquecer

Quando chegar o dia da prova, é crucial levar algumas coisas. Caso contrário, segundo o item esquecido, o estudante não poderá ingressar no local do exame. Por outro lado, algumas situações são contornáveis. Veja o que é necessário:

  • Máscara;
  • RG ou algum outro documento com foto (passaporte, CNH, etc.);
  • Caneta de tinta preta, com corpo transparente;
  • Número de inscrição e senha presentes no cartão de confirmação.

O que estudar em cada área?

A prova do Enem aborda quatro grandes áreas em questões objetivas, mais a redação. Então, confira o que estudar em cada um delas.

Ciências Humanas

História, Sociologia, Filosofia e Geografia compõem a parte de Ciências Humanas do Enem. Portanto, temas como Capitalismo, Globalização e 2.ª Guerra Mundial devem estar presentes.

Prova do Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Essa área é uma das mais amplas e abarca diversas disciplinas. Logo, é preciso dedicar tempo a ela, em especial se ela possui mais peso para o curso que você deseja. Conheça as matérias que ela inclui:

  • Artes;
  • Literatura;
  • Educação física;
  • Língua Portuguesa;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Espanhol ou Inglês como Língua Estrangeira.

Matemática

Por exigir essa única disciplina, até parece que a parte de Matemática tem pouco conteúdo. Porém, não se engane, pois, ainda assim há muito para estudar nessa área. Veja algumas noções importantes, a seguir:

  • Estatística;
  • Matemática financeira;
  • Algebra;
  • Aritmética.

Prova do Enem: Ciências da Natureza

Um dos campos mais temidos, pois é nele que se encontra Física, Química e Biologia. Dessa forma, o futuro calouro deve estudar temas como: ligações químicas, resistores e genética.

Redação

Estudar para a redação não tem segredo: é preciso praticar tanto quanto for possível. Ainda, ler muito e acompanhar as notícias auxiliam no desempenho. Isso porque o tema da prova costuma ser algo atual.

Como definir o que estudar para a prova do Enem

Saber o que é mais importante na prova do Enem depende de alguns parâmetros individuais. Às vezes, isso varia conforme a opção curso e outras, segundo o que cada um, acha mais difícil.

É normal ter mais facilidade para algumas matérias, então uma rotina de estudo não deve ser igual para todo mundo. Por esse motivo é preciso definir critérios sobre o que priorizar.

Quem já sabe com exatidão a carreira que quer seguir, está um passo à frente. Embora não seja nenhum impedimento, não ter essa clareza dificulta um cronograma mais direcionado.

Por outro lado, é preciso investir tempo naquilo que não é tão fácil para você. Visto que o estudante tiver consciência dessas duas coisas, ele poderá definir seus estudos.

Dicas de como estudar para o Enem

Para ver todos os conteúdos a tempo para a prova, é preciso organizar-se. Agora que você já sabe definir o que é mais importante estudar, veja algumas dicas.

Monte uma rotina de estudos

Não adianta tentar ver todas as matérias de uma só vez. Dessa forma, tudo que você conseguirá é se estressar e confundir diferentes noções. Por essa razão, distribua tudo que você tem que estudar no tempo que você tem.

Confira o calendário até a prova do Enem e separe os dias que pode dedicar. Em seguida, separe quantas horas quer estudar, lembrando que é importante ser constante. Enfim, defina o que verá nesse período e seja fiel à sua rotina.

Faça simulados para a prova do Enem

Entender como o exame funciona fica mais fácil se você fizer as edições anteriores. Por isso, faça as provas dos anos anteriores como simulado. Não esqueça de marcar quanto você leva para terminar. Dessa forma, irá se acostumar com raciocinar mais rápido.

Por outro lado, você também vai revisar os conhecimentos que estudou. Além disso, é possível encontrar o que cada edição tem em comum. Assim, você terá ainda mais material para saber em que conteúdos específicos focar seus estudos.

Estude e dê o seu melhor na prova do Enem

A época do Enem é cheia de mudanças. Enquanto o futuro calouro dá adeus à escola, ele deve escolher uma carreira. E ainda precisa mergulhar nos estudos para passar para a faculdade dos sonhos.

Com tantas exigências, é normal sentir que não dará conta. No entanto, escolher decidir o que é mais importante estudar auxilia nesse processo. Então, não deixe de lado o critério que assumir e confie no cronograma que montar.

Não se cobre em excesso, mas quando chegar no exame, dê o seu melhor. No final das contas, valerá a pena, pois começar uma carreira é um passo marcante.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.