InícioDicasEnemO que é o cartão de confirmação de inscrição do Enem?

O que é o cartão de confirmação de inscrição do Enem?

No mês de aplicação do Enem, é importante que os estudantes estejam de olho no cartão de confirmação de inscrição. Se você não tem ideia do que é isso, fique tranquilo, vamos explicar tudo sobre esse documento para você não perder nada!

O cartão de confirmação de inscrição traz informações indispensáveis para os participantes do exame.  Sem ele, o estudante não tem acesso ao local da prova, por exemplo.

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. Caso você não saiba, o INEP já divulgou o cartão de confirmação de inscrição, fique atento para acessá-lo a tempo!

Informações contidas no cartão de confirmação de inscrição  

É importante que o candidato consulte com atenção o seu cartão. Afinal, é nesse documento que estará disponível o local de aplicação do exame. Além disso, o vestibulando também vai encontrar no cartão de inscrição:

­- Nome completo do participante

– Número da inscrição

– Número do CPF

– Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

– Datas e horários das provas

– Horário e abertura dos portões

– Número da sala de prova

– Endereço do local de prova

– Cidade de realização do exame

Outro adendo importante para os participantes: é importante checar se as suas informações cadastrais estão corretas. Logo, qualquer divergência pode e deve ser comunicada ao INEP.

Como acessar o meu cartão?

Para acessar o seu cartão de confirmação de inscrição basta ir até a Página do Participante, no próprio site do exame. Para acessar a página, você precisar ter em mãos o número do seu CPF e a sua senha. Caso você tenha esquecido qual é a sua chave de acesso, é possível recuperá-la no link “esqueci minha senha”.

Habitualmente, o documento é fornecido com duas semanas de antecedência das provas.

É preciso imprimir o cartão?

O INEP recomenda que os participantes tenham em mãos o cartão (opcional), juntamente com um documento de identificação original com foto (obrigatório).

É importante ter fácil acesso ao documento de inscrição. Afinal, todas as informações necessárias para encontrar o local da prova, sala e informações sobre a prova estão contidas nesse documento. Dessa forma, você encontra sua sala mais fácil, por exemplo.

O cartão de confirmação de inscrição digital é emitido pelo INEP dessa forma há alguns anos. Antes, era enviado para o endereço dos inscritos com inscrição validada.

Não encontrei o meu cartão de confirmação. E agora?

Se você ainda não encontrou o seu cartão na página do participante, ou identificou algum tipo de divergência, entre em contato com o INEP pelo telefone 0800 616161. O atendimento acontece das 8h às 20h, inclusive aos fins de semana.

É importante conferir o cartão assim que estiver disponível no portal. A organização do exame divulga o documento com antecedência justamente para oferecer tempo hábil para solucionar possíveis problemas. Além disso, o vestibulando também terá tempo para conhecer o local da prova, traçar a melhor rota e se programar para o dia do exame.

Recomendações para o Enem 2021

Algumas recomendações já são amplamente conhecidas. No entanto, é sempre bom lembrar.

Utilize apenas caneta de tinta preta, é necessário que ela seja fabricada com material transparente.

– É permanentemente proibido o uso de eletrônicos dentro da sala e do prédio em que o exame será realizado.

– Bonés, óculos escuros, e acessórios que prejudicam a visibilidade para reconhecimento da sua identidade também são proibidos. Assim como toucas que cobrem as orelhas. A medida previne fraudes e “cola”.

Máscara, distanciamento e cuidados sanitários

Assim como aconteceu no ano passado, agora em 2021 os participantes também devem seguir as recomendações estipuladas pelo Ministério da Saúde em virtude do novo coronavírus.

Sendo assim, é obrigatório o uso de máscara que cubra a boca e o nariz. A proteção deve ser utilizada durante todo o tempo de permanência no local de realização da prova. Recomenda-se também que os candidatos levem uma máscara extra. Afinal, é possível que alguma intercorrência aconteça e seja necessário realizar a troca.

Semelhante ao ano anterior, o distanciamento social entre os participantes também será mantido. Além disso, as salas também devem ter um número reduzido de candidatos.

O INEP também lançou uma cartilha intitulada Orientações gerais de prevenção à COVID-19. O material discorre sobre o uso de luvas transparentes ou semitransparentes, explica sobre o uso de máscaras, sugere que cada participante leve seu álcool em gel e água para consumo entre outros tópicos.

E se eu testar positivo para a Covid-19 na semana da prova?

Caso você apresente sintomas da Covid-19 na semana que antecede a aplicação do Enem, ou em sua véspera, é importante que você se resguarde com o objetivo de manter sua saúde e evitar novos contágios.

Assim como na edição anterior, a orientação permanece a mesma. O participante nessa condição não deve comparecer ao local da prova. O candidato pode solicitar a reaplicação do exame na Página do Participante.

Adendos importantes

Todo o planejamento é pouco quando o assunto é o dia do Enem. Afinal, é a sua chance de entrar na faculdade no próximo ano. Por isso, fique atento aos seguintes pontos.

Anota aí: os portões de acesso às salas de prova do Enem abrem nacionalmente às 12h e fecham às 13h, no horário oficial de Brasília. Então, planeje seu tempo para não se atrasar.

Além disso, também é preciso contar com os imprevistos. Tais como possíveis mudanças de clima, chuvas fortes, acidentes e trânsitos.

Antes de sair de casa, confira se você não esqueceu nada (documentos, caneta, local da prova, sala de aplicação da prova entre outros). Todo cuidado é pouco e o planejamento com certeza te deixará mais tranquilo para o dia da prova.

Então é isso, nós desejamos que você tenha uma excelente prova. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.