InícioDicasEnemO que é o Enem Digital?

O que é o Enem Digital?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para quem quer ingressar em uma faculdade. Desde a sua criação, já passou por diversas transformações, de modo a melhorar o processo, e o “burburinho” da vez é sobre o Enem Digital.

Nesse sentido, o Enem é uma prova anual que visa avaliar a qualidade do ensino médio, e é uma das principais formas de ingresso nos cursos de universidades públicas e particulares brasileiras. Por isso, se torna uma prova tão importante, e gera tanta ansiedade aos estudantes. 

Quer ficar por dentro de tudo que rola sobre o Enem Digital? Então continue acompanhando esse conteúdo aqui no Voomp, pois vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito. Confira!

O que é o Enem Digital?

A pandemia do coronavírus e os avanços tecnológicos exigiram do mundo mudanças! Como assim? Com as pessoas impedidas de sair de casa, acelerou ainda mais o processo de transformação digital. Enfim, as instituições de todos os países precisaram se adaptar com a possibilidade de fazer tudo online. 

Assim, chegou a hora do Exame Nacional do Ensino Médio também se adaptar. Desse modo, a edição de 2020 incorporou o Enem Digital — ou seja, a prova passou a ser feita online. 

À primeira vista, o estudante pode pensar: posso realizar minha prova em casa com essa nova possibilidade do Enem Digital? A resposta é: não! Apesar de o formato e as questões serem iguais, o que muda é apenas que a prova, agora, pode ser feita online. 

Todavia, para realização do Enem Digital o local de provas é predeterminado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desse modo, não pode ser realizado em casa pelos vestibulandos. 

Como funciona o Enem Digital? 

Uma das dúvidas campeãs do Enem Digital se refere ao formato da prova, pois muitos estudantes se baseiam pelo edital para se preparar para o tão sonhado dia. Embora o formato tenha mudado, a prova continua a mesma, composta com 180 questões objetivas e uma redação. 

Nesse sentido, o vestibulando não precisa se preocupar, pois as habilidades e competências exigidas continuarão sendo as mesmas. Ou seja, o conteúdo programático é o mesmo exigido da prova tradicional. Assim como todo o conteúdo que cairá na prova é listado no edital do Enem. 

Áreas de conhecimento exigidas no Enem Digital:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Qual é a diferença entre o Enem Digital e o impresso?

Apesar de ser recente, ou seja, ter sido anunciado apenas em 2019, o Enem Digital já tem bastante popularidade com os jovens. Principalmente por essa modalidade ser mais inclusiva em relação à impressa. Todavia, existem algumas diferenças que listamos no parágrafo seguinte. 

Para as duas modalidades é necessário realizar a inscrição e efetuar o pagamento no valor de R$ 85,00. Desse modo, uma das principais diferenças é sobre a aplicação que era feita em papel. Nesse sistema, o aluno recebe um caderno impresso contendo as questões da prova, e precisa preencher os mesmos manualmente. Já no novo formato, é aplicada basicamente em sua totalidade de forma digital, pois apenas a redação precisa ser escrita. 

A outra diferença é que a prova passa ser mais participativa, ou seja, como ela passa a ser respondida em um computador, possibilita que as questões que envolvam caricaturas ou animações sejam mais interativas. 

Quem pode participar do Enem Digital? 

Nesse ínterim, desde 2020, os estudantes interessados em participar do Enem possuem a opção de escolher como preferem realizar a prova: na versão impressa ou digital. Nesse sentido, por ser a principal forma de acesso ao ensino superior, uma dúvida mais comum que pode surgir é sobre quem pode participar dessa nova modalidade? 

Todo o estudante do ensino médio pode participar? Bom, não é bem assim! Algumas modalidades não estão no grupo com autorização para participar. Mas não se preocupe, pois listamos abaixo. Confira!

  • Podem participar:

Estudantes do terceiro ano do ensino médio;

Pessoas que já concluíram o ensino médio. 

  • Não podem participar:

Os chamados “treineiros” e estudantes do primeiro ou segundo ano do ensino médio deverão se inscrever para a versão impressa. 

Quando será realizado o Enem Digital? 

Saber a data da prova é um passo muito importante, pois nela o estudante vai centralizar todo o seu planejamento de estudos. Aliás, o conhecimento do edital é um passo essencial para quem quer se dar bem. Sendo assim, o Enem Digital 2021 será aplicado na mesma data do impresso, nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Em resumo, apesar da nova modalidade, a regra do Enem é justa com todos, independentemente da escolha. Sendo assim, as provas serão aplicadas simultaneamente, com mesma duração e nos mesmos dias. No primeiro dia, o horário previsto é das 13:30 às 19h, e no segundo, das 13h30 às 18h30.

Vale lembrar que o sistema é bem rigoroso em relação a horários, então aconselha-se que o estudante esteja no local com uma hora de antecedência. Afinal, ninguém quer perder a prova do tão sonhado dia do vestibular. Por isso, liste todos os pontos fundamentais para essa prova, e mãos à obra!

Em resumo, se você quer uma boa pontuação, não há segredos: É necessário se preparar desde cedo. Mas, o primeiro passo é sempre se manter atualizado para ter sucesso no Enem. Veja aqui também como é calculada a nota do Enem. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.