InícioDicasEnemO que mais cai em Biologia no Enem 2021?

O que mais cai em Biologia no Enem 2021?

Muitos estudantes têm dúvidas sobre o cai em biologia no Enem. Isso faz com que a grande maioria tente se dedicar a todos os conteúdos de uma vez. Portanto, para evitar esse erro, confira um guia com os principais temas cobrados nessa prova.

O universo da biologia é imenso, isso não é novidade para ninguém. Mas, o Enem tem um padrão de conteúdos que está sempre presente nas avaliações. Então, veja quais são eles.

  1. Ecologia;
  2. Saúde;
  3. Fisiologia humana;
  4. Biologia molecular;
  5. Biotecnologia;
  6. Genética;
  7. Parasitologia;
  8. Evolução.

Cada um desses temas é responsável por testar os diferentes conhecimentos dos alunos. Então, nos próximos tópicos você ficará por dentro do que estudar dentro de cada ponto citado aqui.

1- Ecologia

Um dos assuntos mais cobrados na parte de biologia do Enem é a parte de ecologia. Portanto, é essencial que os alunos tenham noção dos conceitos básicos que permeiam esse tema.

No decorrer dos anos, várias questões apareceram abordando os conteúdos acima. Além disso, vale ressaltar que muitas vezes esses assuntos aparecem relacionados. Logo, é muito importante conhecer bem cada um deles.

2- Saúde é um tema de biologia no Enem

Diante do cenário atual, espera-se que o tema saúde seja muito bem trabalhado na prova. Conteúdos que abordam um contexto de pandemia tem tudo para serem explorados. Além disso, a imunologia é um dos conceitos que os alunos precisam estudar.

As principais doenças que afetam o território nacional também merecem atenção. Ainda, o câncer é uma patologia bem importante e costuma ser cobrada na prova. Logo, é interessante sempre se manter atualizado sobre isso.

3- Fisiologia humana

A parte de biologia também costuma focar bastante em temas relacionados à fisiologia humana. Então, os alunos devem estudar muito sistema imune, circulatório, sensorial, respiratório e nervoso.

Não há dúvidas de que esses conteúdos são bem extensos. Dessa forma, é importante selecionar conceitos que estão sempre em alta nas provas. Portanto, acompanhe alguns exemplos que nenhum aluno deve negligenciar.

  • Enzimas;
  • Anticorpos e linfócitos;
  • Síntese de proteínas;
  • Circulação sanguínea.

Saúde e fisiologia humana costumam estar junto nas questões. Afinal, sabe-se que a prova de biologia do Enem é muito contextualizada.

4- Biologia molecular e celular

O DNA e o RNA sempre serão os protagonistas da biologia molecular. No entanto, o Enem está expandindo esse assunto nas suas questões. Assim, pode-se encontrar perguntas sobre as inúmeras técnicas usadas nesse ramo.

Também cobra-se a estrutura molecular dos seres vivos. Então, os estudantes precisam conhecer bem as organelas e suas respectivas funções. Essa é outra parte da biologia bem complexa e é motivo de dificuldade para muitos alunos.

5- Biotecnologia e biologia no Enem

Essa é uma área que vem crescendo muito com o passar dos anos. Logo, é natural que o Enem cobre questões sobre biotecnologia. Ainda que seja um ramo extenso, a parte de clonagem se destaca bastante nesse tipo de avaliação.

As vertentes da biotecnologia como indústria, agropecuária, meio ambiente e saúde estão ganhando muito espaço. Dessa forma, é interessante que os alunos dediquem um tempo para se atualizar sobre o que está acontecendo nesses setores.

6- Genética

Apesar de a genética ser um tema muito complexo e cheio de ramificações, é necessário cuidado. A parte de biologia no Enem cobra muito questões relacionadas a transgênicos e organismos geneticamente modificados.

Esses são pilares que nenhum estudante pode deixar de estudar. Ainda, a análise de heredogramas costuma aparecer bastante nessa avaliação. Questões que abordam DNA, RNA e mutações também são bem comuns.

O interessante da genética é que ela requer uma capacidade de interpretação muito grande. Logo, de nada adianta entender os conceitos se o aluno não tiver essa habilidade bem desenvolvida.

7- Parasitologia e biologia no Enem

Até pouco tempo não se cobrava esse assunto no Enem, mas isso mudou. Hoje, a parasitologia ganhou muito espaço na parte de biologia. Portanto, os alunos precisam estar bem cientes de temas como a relação entre o parasita e o hospedeiro.

Apesar da importância desse ciclo de vida, as doenças costumam ser as protagonistas da prova. Então, é muito importante estudar como elas funcionam, seus sintomas e quais as formas de tratamento.

8- Evolução

Outro tema muito cobrado na parte de biologia é a evolução, principalmente as teorias. Portanto, tudo que fizer parte desse contexto precisa estar muito claro na mente do aluno. Personalidades como Darwin sempre aparecem em algumas questões.

Um estudante que não conhece as teorias evolucionistas dificilmente conseguirão se dar bem nessa parte. Ainda, evolução nem sempre é um assunto simples de compreender. Aliás, uma dica é não deixar para estudar o tema muito em cima da prova.

Dicas para se dar bem em biologia no Enem

Essa é uma prova que demanda muitos dos alunos, de modo que alguns até a temem. No entanto, com a estratégia certa é sim, possível ir bem nessa avaliação. A biologia, por exemplo, cobra muitos conteúdos.

É por isso que sua primeira ação deve ser planejar bem os assuntos. Então, essa divisão ajudará na hora de manter o foco e não misturar os temas. Além disso, efetue simulados para ter uma noção completa do que você precisa se dedicar mais.

Saiba onde precisa melhorar

Imagine que em um simulado você acertou tudo sobre células e suas funções. Porém, a parte de evolução não flui muito bem. Assim, é nesse último assunto que seu foco deve estar.

O legal é que você pode aplicar isso não só em biologia, mas em todas as outras disciplinas. Afinal, o Enem é uma prova completa e o aluno precisa ir bem em todas as áreas.

Agora que você já sabe quais os temas mais cobrados em biologia no Enem, é sua vez de agir. Comece a se preparar quanto antes e não esqueça de colocar em prática as dicas citadas acima.

Por fim, tenha em mente que todo o tempo de estudo dedicado não será perdido. O Enem pode abrir muitas portas para os estudantes do ensino médio. Portanto, não desista e se prepare ao máximo com mais dicas da Voomp para o enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.