InícioDicasRedaçãoO que não fazer na redação?

O que não fazer na redação?

Está chegando a hora do Exame Nacional do Ensino Médio? Por acaso você está com medo do ENEM? Jamais! Afinal, você é uma pessoa que está sempre antenada nas postagens do Hora da Facul e que, de quebra, vem se preparando há um bom tempo para este desafio. Não é mesmo? Sabe tudo de ciências exatas e anda em dia com o que está acontecendo ao redor. Ainda mais quando estamos falando de redação e dos possíveis temas que podem cair na prova.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre o que não fazer na redação. Exatamente isso! Aqui o papo vai tratar desde o mais óbvio até o que não deve ser feito na hora de escrever. 

Antes de mais nada, é bom começar a ler mais para não chegar na hora do ENEM sem saber escrever uma palavra mais ‘difícil’. Por isso, siga com a leitura deste artigo para entender sobre o que estamos falando. 

O que não fazer na redação?

Primeiramente, você deve ter na cabeça que o ENEM e a redação não são uma fera com poderes cósmicos e prontos para devorar o estudante despreparado. Muitos menos os que estudaram e estão cientes do desafio. Ingressar na universidade em seus diversos cursos superiores é algo natural e faz parte da sua trajetória como estudante. 

Em suma, uma das primeiras coisas que você não deve fazer na redação é achar que tudo se decide nela. Ou melhor, a sua vida como estudante, seu futuro e tudo ligado a ele.

Veja a redação como um desafio, não como uma fera

Família, amigos e colegas, inclusive professores, todos colocam expectativas sobre os seus ombros. Contudo, não são eles que vão realizar a prova e ‘dar de cara’ com um tema de redação. 

Isso é igual aqui e na China, todo estudante tem sobre si a pressão das pessoas que convivem em seu dia a dia. Mas, uma coisa é fato: veja a redação como um desafio a ser vencido, não como uma fera cheia de dentes afiados.

Lembre-se: quanto mais despreparada uma pessoa está, maior será o medo. Essa ‘fera’ se enfrenta com conhecimento, e não com sorte.

Gerundiar é perigoso

Agora vamos falar de um hábito deveras comum para quem escreve. Principalmente entre estudantes que estão prontos para encarar uma redação de ENEM ou vestibular convencional. Em síntese, estamos falando do gerúndio. 

Ao contrário do que você pensa, ele não é seu melhor amigo na hora de escrever uma redação no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, gerundiar é perigoso! Basicamente, o gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de continuidade. Podemos encontrar o gerúndio em verbos com final -indo/endo.

Ou seja, não faça uso de verbos nesta forma nominal. Isso certamente prejudicará você. As redações são diretas e devem mostrar o seu domínio sobre um tema. Além disso, os verbos devem concordar com a terceira pessoa.

O tempo é seu aliado, desde que você não tenha pressa

Não pense que você é aquele tipo de escritor famoso ou que as pessoas desejam ler a sua obra prima que ficou nas páginas da prova do ENEM. Seja consciente que estamos falando de uma redação somada a uma série de questões de outras disciplinas. Por exemplo, as das áreas de Linguagem e Ciências Humanas. 

Por isso, o tempo será um grande aliado neste dia. Mas, o que você não deve fazer é escrever com pressa. O fato é que escrever e sustentar uma tese é uma situação a ser realizada com calma. Sem falar que a noção de que o estudante observa o tempo se esvair no dia da prova implica em erros que serão encontrados pelo revisor do seu texto.

Logo, é importante ter domínio do cronograma das provas. Consequentemente, fazer a redação com tempo é coisa de uma pessoa sábia. A capacidade de escrever ao mesmo tempo em que realiza uma defesa concreta de suas ideias dentro de um texto é para poucos. Enfim, a pressa é inimiga da perfeição. 

Esquecer do mundo é condenar a sua redação 

Um dos pontos mais importantes da redação é argumentar com base em pensamentos e ideias concretas. Quem sabe você tenha dificuldade em entender as coisas que acontecem ao seu redor, seja dentro do Brasil ou no mundo. 

Porém, é vital evitar se isolar das notícias e acontecimentos que protagonizam o seu dia a dia. Em suma, nem tudo se resume a filmes, redes sociais ou jornais tradicionais. Na verdade, é tempo do candidato estar aberto ao que acontece no mundo. Caso opte por se distanciar e apenas prestar atenção ao que professores e colegas dizem sobre um determinado acontecimento, pode ser que, no momento em que for escrever a respeito, lhe faltem argumentos. 

Em função disso, as pessoas ao seu redor servem como ‘fontes terceiras’ de informação. Procure sempre ir direto ao canal e comparar. Dados, fontes, linguagens, termos e palavras. Certamente, a forma como o estudante absorve um fato está ligado diretamente ao grau de proximidade e constância com que se atualiza.

Não faça o que eu faço, faça o que eu digo!

Agora que você está ciente das diversas coisas sobre o que não fazer na redação, chegou a hora de fazer o que eu digo neste post do Hora da Facul e não seguir a nossa forma de escrever de maneira literal.

Parece estranho, mas no caso deste artigo, estamos utilizando uma forma de linguagem e escrita que muitas vezes não pode ser aplicada no ENEM. Aqui podemos opinar e sustentar uma linguagem mais impessoal. E isso você deve evitar na sua redação. Inclusive, vez ou outra utilizamos gerúndio, o que devemos evitar de toda forma na prova. Por isso, cada estilo de texto é diverso e a redação tem suas peculiaridades, regras e técnicas. 

Assim, aqui dentro do Hora da Facul você encontrará outros artigos de nossa equipe que tratam do tema redação e outros tantos do seu interesse. Por isso, aproveite para clicar aqui e ir direto para a nossa home page, encontre cursos que despertam seu interesse e tudo que diz respeito ao meio acadêmico.

Estamos esperando por você! Ah, saiba sempre o que não fazer na redação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.