InícioDicasEnemPara que realmente serve o Enem?

Para que realmente serve o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi uma revolução na educação brasileira quando foi criado em 1998. A ideia inicial era a de avaliar o desempenho dos alunos ao final do ensino médio, mas ganhou importância ao longo dos anos. Porém, não é somente a avaliação o objetivo do Enem.

Hoje, o exame é usado como vestibular em diversas instituições de ensino superior. Assim: ao fazer o Enem, o aluno pode usar a nota da prova já como processo seletivo. Por outro lado, há instituições que usam a nota como uma espécie de bônus, que será adicionado à pontuação do vestibular organizado por ela.

Outra vantagem do Enem é que ele é usado para que alunos possam participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Esse sistema reúne universidades públicas que oferecem vagas nos seus cursos para quem fez a prova.

Essa vantagem é outro grande motivo para que realmente serve o Enem. Afinal, é possível unificar os processos seletivos em um único sistema. Embora essas instituições públicas ainda tenham seus próprios vestibulares, o Sisu, via Enem, já é uma bela ajuda.

Como era antes do Enem?

Não havia uma forma de avaliar o desempenho dos alunos que saíam do ensino médio. Assim, o governo brasileiro ficava sem saber a quantas estava o conhecimento destes estudantes. Isso atrapalhava a elaboração de políticas de melhoria do ensino. Sem informações confiáveis, o Ministério da Educação não sabia como estava o aprendizado e como intervir.

O Enem começou como um belo raio-X do ensino médio brasileiro. Ao ver a performance dos alunos, já era possível conhecer as dificuldades de aprendizado. Mas, o exame ganhou uma importância que não estava no roteiro.

Como as universidades começaram a usar a nota do Enem como exame de vestibular, o sistema ficou mais unificado. Antes disso, era comum alunos se matricularem em dezenas de vestibulares nas instituições de ensino e passar pelo menos uns dois meses fazendo provas.

Era relativamente comum que provas em faculdades diferentes acontecessem no mesmo dia, e aí o aluno tinha que escolher qual prova fazer. Essa dificuldade acabou com a implementação do Enem, já que o candidato pode usar a nota de um único exame para se candidatar em várias instituições de ensino. Isso trouxe um novo significado para que realmente serve o Enem.

Facilidade de conseguir bolsas em instituições particulares

Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever em faculdades privadas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Há instituições que abrem vagas para esses candidatos, com direito a bolsas que vão de 50% a 100% do curso. Um dos requisitos é ter uma nota acima de 450 no Enem, mas há outros.

Para conseguir a bolsa de 100%, além da nota acima de 450, o aluno deve comprovar que a renda familiar bruta mensal é de até um salário mínimo e meio por pessoa. A bolsa de 50% exige um rendimento de até três salários mínimos.

Além disso, o candidato não pode ter diploma de curso superior. Assim, vale a pena ficar de olho na abertura das inscrições do Prouni e já se cadastrar. É outro bom motivo para que realmente serve o Enem.

Conseguir financiamento pelo Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é quando o governo paga parte ou o seu curso na totalidade. Mas, uma vez formado, o aluno paga de volta o valor financiado. A vantagem é que esse financiamento é com juro zero, ou seja, não tem acréscimos.

O aluno precisa obter uma nota de pelo menos 450 pontos no Enem e preencher alguns requisitos, como o da renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, além de uma série de documentos. O caso é avaliado individualmente, e o valor do financiamento vai de 10% a 100% do valor do curso.

Entrar em universidades em Portugal

Se você quer estudar fora do Brasil, uma boa opção é ir para Portugal. Além de não ter problemas com o idioma, o governo brasileiro tem um convênio com quase 50 universidades lusitanas. Elas aceitam a nota do Enem no processo seletivo.

Vale ficar de olho, claro, na abertura das inscrições para o vestibular das instituições portuguesas e usar a nota do Enem como parte do processo. Tenha em mente que cada instituição tem suas próprias regras. Assim, veja como a nota do Enem será utilizada onde você pretende estudar.

Embora o único curso que não aceite a nota da prova seja o de Medicina, no qual o aluno deve fazer o vestibular tradicional por lá, é uma boa notícia para quem quer estudar fora. Não era o motivo inicial para o que realmente serve o Enem, mas ganhou essa importância com o passar dos anos.

É importante se preparar para a prova

O Enem hoje vai além de somente avaliar o desempenho do aluno no ensino médio. Atualmente, a pergunta ‘para que realmente serve o Enem’ tem várias respostas. Dá para saber o quanto você assimilou de conteúdo no ensino médio, sem dúvida. Essa informação ajuda muito o governo a balizar ações públicas para trabalhar nas dificuldades dos alunos e na estrutura das escolas. Mas não fica só nisso.

Como o Enem se tornou um exame que é referência no mundo universitário, naturalmente se consolidou como uma das alternativas ao vestibular de muitas instituições. Isso facilita muito a vida do candidato, que não precisa se deslocar para fazer provas em várias universidades.

Isso vale tanto para instituições públicas quanto privadas. Mesmo para aquelas que têm seus processos seletivos próprios, a nota do Enem oferece um bônus na classificação geral.

O Enem também ajuda a conseguir bolsas de estudo nas instituições privadas. Por ter abrangência nacional, a faculdade consegue ter acesso às notas do Enem para fazer seus cálculos de concessão de bolsas. Isso unifica todo o processo.

Assim, aproveite que o Enem tem várias vantagens e se prepare durante o ano todo. Divida seus horários de estudo, organize as matérias mais difíceis, tire dúvida com os professores. É um processo longo, mas que valerá muito a pena no final das contas. Aproveite!

Gostou deste conteúdo? Então fique com a gente e conheça a trajetória do Enem e suas principais mudanças.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.