InícioDicasEnemPrograme seu dia do Enem

Programe seu dia do Enem

Para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio é importante saber como programar o seu dia do Enem. 

Todos já sabem que o exame é uma das provas mais importantes para quem está em vias de entrar para a faculdade. Por isso, é fundamental se preparar tanto antes quanto durante o dia da prova. 

Separar documentos e itens que você precisará é meio caminho para a tranquilidade no dia. Dessa forma, vamos conhecer aqui um pouco mais das regras do Enem.

Esteja atento ao local da prova

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),  responsável pela administração e aplicação da prova do Enem, informa em seu site o local da prova. Mas, para isso, é preciso que o estudante faça login na Página do Participante dentro do site oficial. Normalmente, o local da prova é disponibilizado 15 dias antes do primeiro dia de provas. E é essencial conhecer com antecedência essa localização para se programar com os horários.

Lembre-se: a maneira mais fácil de ficar ligado com essa informação é acessar a sua página do participante corriqueiramente. O local da prova é uma informação que estará junto do cartão de confirmação de inscrição. E para isso é preciso ter uma conta no sistema gov.br. Esse é o sistema do Governo Federal que disponibiliza serviços diversos.

Saber sobre o local da prova com antecedência é o primeiro passo. Mas, de todo modo, saiba como programar o seu dia do Enem e a sua ida a esse local. Veja as opções mais viáveis e opte pela que mais se adequa com o que você pode fazer. Se é por meio de carro, veja as vias de acesso e, assim, faça o planejamento de horários da sua ida para não passar por nenhuma intercorrência no dia da prova. Estar dentro dos horários estabelecidos é tudo o que você precisa para entrar no local e fazer o seu exame. Também, você pode ir até o local antes do dia da prova para conferir o trajeto.

Deixe seu documento de identificação em ordem

Para ser identificado como estudante inscrito é preciso estar com algum documento oficial de identificação. O Enem é bem rígido em relação a esse ponto. Por essa razão, deixe seu documento original e com foto junto de outros itens que serão levados no dia da prova. 

Segundo o próprio Inep, só é aceito para fazer a prova do Enem um documento original e com foto. E para você saber melhor, extraímos do site do Inep os documentos que são aceitos:

  • Cédulas de Identidade (RG) expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identidade funcional (crachá de servidor público municipal, distrital, estadual, federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário).

Basta ter apenas um desses documentos para garantir acesso ao exame. 

Separe os itens obrigatórios

Além de um documento oficial e com foto, existem outros itens para você programar seu dia do Enem. Eles são obrigatórios e básicos, mas é recomendável deixá-los junto do seu documento para que você não se esqueça de levá-los. Um deles é a caneta esferográfica de tinta preta e feita de material transparente. É muito importante que você siga essa obrigatoriedade, porque canetas que sejam de outra cor ou que forem fabricadas com material que não é transparente não serão aceitas. 

Com a pandemia, mais itens obrigatórios foram colocados pelo Inep. Um deles é a máscara de proteção. Por isso, esteja com sua máscara corretamente colocada no rosto para o dia da prova. Por ser item obrigatório, os candidatos que não portarem máscaras poderão ficar inelegíveis para a realização do exame. Outro item, que não é obrigatório, mas aconselhável, é que você leve consigo o álcool em gel e o cartão de confirmação da inscrição.

Ah! E não esqueça de levar um lanche e água para você programar seu dia do Enem. É importante saber que seu lanche e água devem estar em recipientes transparentes. 

Confira seus itens e programe uma boa noite de sono

Como já recomendamos aqui, conferir seus itens para levar no dia anterior ao exame pode te garantir uma segurança a mais nesse momento.  Os estudos já foram concluídos e a documentação e itens obrigatórios já estão prontos para serem levados para a prova. 

Além disso, é importante descansar bem antes dos dias das provas para encarar a maratona de questões e a redação do Enem. Preparar o sono é saber como programar seu dia do Enem. Por isso, evite na semana das provas que seu sono passe por momentos irregulares. Mantenha os horários de descanso o mais próximo possível da hora que terá que acordar nos dias das provas. Especialmente, se o local do exame for longe de onde você mora, terá que acordar mais cedo para estar na hora certa de abertura dos portões.

As ações de administração do período do Enem também são disponibilizadas pelo Inep de antemão. Então, saiba desde já que a abertura dos portões acontece ao meio dia. E o fechamento acontece às 13h. Se você chegar atrasado, não poderá entrar para fazer o Enem. Dessa forma, tome cuidado com os horários. O Enem começa sempre às 13h30 e o término varia conforme o dia do exame e o tipo de inscrição. Sendo às 18h30, para os estudantes em geral, ou até às 20h30 para participantes da vídeoprova em Libras.

Depois do Enem, qual faculdade escolher?

Se você se preparou bem, saiba que o resultado o Enem pode ser a porta de entrada para muitas faculdades. Existem grandes centros universitários, como a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar, que utilizam a nota do Enem para o ingresso de seus candidatos nas vagas em seus diversos cursos disponíveis. Além disso, é sempre importante dar uma olhada nos cursos de faculdades como essas que indicamos. Nos sites delas existem muitas informações e vários cursos para você escolher.

Por fim, se você quiser mais sobre as provas do Enem e quais são as expectativas para a edição de 2021, temos uma matéria que conta tudo sobre esses assuntos. Clique aqui e leia agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.