Quais os possíveis temas de redação para o Enem 2021?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Quem vai fazer o Enem sempre tem dúvida sobre os possíveis temas de redação. Afinal, é uma das maiores notas desta prova, e que pode ajudá-lo a conquistar uma vaga na universidade desejada.

Neste artigo você vai ver alguns assuntos que podem ser a temática da redação este ano. Além disso, daremos dicas para que desenvolva bem os temas e alcance ótimas pontuações.

Temas de redação para o Enem 2021

Antes de tudo, é preciso saber algumas estratégias para estar por dentro dos temas de redação, e saber dissertar na hora da prova, seja qual for o assunto. Então, são elas:

Enem 2021: Selecionamos ótimas dicas para você ter um melhor desempenho na prova



Neste e-book você vai ver:
1. como funciona a prova do Enem;
2. como montar um cronograma eficaz;
3. o que estudar em cada área do conhecimento;
4. por que é importante se preparar mentalmente.

  • Pesquisar o que acontece no Brasil e no mundo, usando sites confiáveis;
  • Assistir documentários e filmes sobre temas sociais importantes;
  • Ler bons livros para ter um repertório grande de ideias.

Além disso, é fundamental ter domínio da gramática, para não cometer nenhum erro de ortografia. Afinal, é essencial saber sobre regras de português ao escrever.

Possíveis temas de redação do Enem 2021

Geralmente os temas de redação são assuntos que estão em alta, ou ainda, que geram muitos debates na sociedade. Portanto, veja quais as apostas para a prova deste ano segundo os especialistas.

1. Evasão escolar

O Brasil é um dos campeões em crianças e jovens que abandonam os estudos antes da conclusão. Apesar de antigo, o problema ainda é recorrente, e a tendência é que aumente devido à pandemia, graças ao distanciamento escolar.

Aliás, os motivos da desistência dos estudos estão cada vez mais evidentes, e não se restringem ao ambiente da escola, sendo eles:

  • Baixa renda familiar;
  • Má gestão do sistema público de saúde;
  • Gravidez na adolescência.

A evasão escolar muda o caminho dos jovens em direção à educação, e pode ser uma discussão pertinente ao tema da redação. Portanto, é importante que tenha bons argumentos para solucionar este problema.

2. Temas de redação: Violência doméstica

À primeira vista, as mulheres negras e jovens são as mais agredidas, como mostram os números da Radioagência Nacional. Por isso, no ano passado, o serviço de atendimento emergencial à mulher foi considerado essencial, devido ao aumento de casos e denúncias.

Além disso, as vítimas mais atingidas são idosos, crianças e pessoas com deficiência. Portanto, se você presenciar uma situação de violência, denuncie, discando 180.

Leis

É importante citar em sua redação leis e órgãos nacionais relacionados ao problema, como por exemplo:

  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Lei Maria da Penha;
  • Estatuto do Idoso;
  • Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência;
  • Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A violência doméstica pode ser o tema de redação 2021. Afinal, é uma questão recorrente na sociedade, que precisa de uma mudança urgente.

3. Educação sócio-emocional

A princípio, a ideia é educar os alunos sobre empatia e responsabilidade com o outro. Então, a iniciativa é a resolução de um problema de longa data: o bullying e a discriminação em salas de aula.

Neste caso, a proposta visa acabar com os efeitos das perseguições que alguns estudantes fazem com outros. Assim, esse tipo de educação ajudaria da seguinte maneira:

  • Fortalecer o senso de justiça;
  • Ensinar a solidariedade;
  • Afirmar o poder da amizade;
  • Construir afeto entre os alunos.

É inteligente citar na sua redação a importância desses valores para uma boa convivência em sociedade. Lembre-se também de maneiras de incentivá-los entre os estudantes.

4. Temas de redação: A questão ambiental

Estamos vivendo uma época de desastres naturais causados pelas ações humanas ao longo dos anos. Portanto, é necessário pensar maneiras de controlar a situação do aquecimento global e do efeito estufa.

Dentro desse possível tema de redação, existem alguns fatos para você pesquisar, a fim de enriquecer seus argumentos na hora de escrever. Assim, são eles:

  • As queimadas na Amazônia;
  • A barragem de Brumadinho (MG);
  • O desastre de Mariana (MG);
  • As emissões de gases poluentes.

Esteja ciente do que acontece no Brasil e no mundo na hora de escrever sobre qualquer tema. Então, não deixe de assistir bons noticiários e se informar sempre.

5. A mobilidade urbana

Constantemente se discute sobre esse problema que afeta o nosso país e o globo inteiro. Aliás, você já deve ter ficado horas no trânsito com engarrafamentos, ou tomado um ônibus que fazia um trajeto confuso e não tinha boas condições.

Soluções

Esses são aspectos da questão que pode ser tema de redação do Enem desde os primeiros anos de existência do vestibular. Sendo assim, confira algumas soluções para facilitar a mobilidade urbana no Brasil:

  • Investir em transportes públicos de qualidade;
  • Aumentar as linhas de metrô pelas cidades;
  • Melhorar a estrutura das ferrovias brasileiras.

Dentro do mesmo assunto estão a diminuição da compra de combustíveis fósseis e a aderência a veículos elétricos, que poderiam reduzir os impactos negativos do problema.

6. Temas de redação: A crise hídrica no Brasil

Não é possível substituir a água no planeta Terra, porque os humanos, animais e plantas são dependentes desse elemento natural. Contudo, a sociedade caminha para uma forma de vida em que esse recurso será escasso.

Sendo assim, é importante entender como funciona o ciclo da água na natureza. Afinal, se esse for o tema de redação do Enem, você saberá como argumentar e defender suas ideias. Além disso, é fundamental saber sobre o assunto, porque é responsabilidade geral.

7. A saúde mental em tempos de pandemia

Agora, em 2021, há pesquisas que indicam que o Brasil é um dos primeiros países em relação às pessoas com ansiedade e depressão. Aliás, o problema acontece por razões que dizem respeito à sociedade, tais como:

  • Desemprego;
  • Desigualdade social;
  • Falta de esperança no futuro;
  • Eventos sociais traumáticos;
  • A violência doméstica ou civil;

Esses fatores contribuem com o aumento do alcoolismo no país, que está relacionado ao declínio da saúde mental. Além disso, há uma piora nos casos de ansiedade entre os brasileiros, devido ao trauma do luto e ao medo do isolamento durante a pandemia.

Todos esses pontos prejudicam o psiquismo humano e podem ser discutidos no vestibular. Portanto, informe-se sobre o assunto.

8. Temas de redação: Educação à distância

Igualmente aos danos sofridos na saúde mental, a educação passou por desafios que mudaram totalmente o seu funcionamento normal.

A princípio, a iniciativa tinha o intuito de contribuir com o andamento do ensino fundamental, médio e superior no país, que haviam parado em função das altas taxas de transmissão do vírus. Em outras palavras, a educação remota é uma maneira de manter a rotina escolar.

Além dos temas de redação

Por fim, a importância de estar inteirado sobre o que ocorre na atualidade é algo que ultrapassa a prova do ano. Afinal, o conhecimento dá o poder de reivindicar as mudanças que a sociedade precisa como um todo.

Esteja preparado em relação às técnicas de redação e aos assuntos principais. Assim, você garante que tenha o melhor resultado em seu texto e, quem sabe, alcance a pontuação desejada para o vestibular.

Fique com a gente e veja também como funciona a pontuação do Enem.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.3 / 5. Contagem: 340

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.