InícioDicasEnemQual a estrutura do Enem? Descubra!

Qual a estrutura do Enem? Descubra!

Você sabe qual é a estrutura do Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio? Bem, todo mundo sabe da importância dessa prova para quem deseja ingressar em um curso superior. Assim, saber como a mesma é estruturada é essencial na hora de se preparar para se sair bem na prova.

A boa notícia é que a prova não muda entre as edições. Ou seja, sempre segue o mesmo padrão, o que é ótimo para os candidatos, pois é possível encontrar questões de edições anteriores para treinar e se preparar para a mesma.

Assim, pensando em ajudar os estudantes que estão se organizando para fazer o Enem, nós do Hora da Facul preparamos o artigo a seguir, no qual explicamos como é a estrutura da prova e da redação e ainda damos algumas dicas de como estudar. Confira!

Qual é a estrutura do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)?

A estrutura do Enem, como mencionamos anteriormente, é a mesma todos os anos. O exame conta com questões objetivas. Ou seja, o candidato tem várias opções de resposta e precisa escolher qual é a correta. As perguntas são divididas em quatro provas. São elas:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Na primeira estão inclusas disciplinas como Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Na parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, são respondidas questões de Português, Língua Estrangeira (que pode ser Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

A prova de matemática é autoexplicativa e nela costumam cair questões de geometria e funções, por exemplo. Na última prova, o candidato vê questões de matérias como Biologia, Física e Química. Além dessas quatro provas, o Enem conta com uma redação.

No início do exame impresso, o estudante recebe um caderno de prova, que pode ser de quatro cores diferentes. Em cada um deles a ordem muda para evitar que alguém consiga ver a resposta da pessoa ao lado. Por conta dessa diferença, é necessário marcar, além das respostas corretas, a cor do caderno recebido na folha de respostas.

Todo esse conteúdo é dividido entre dois dias de prova, sendo dois domingos. A partir da edição de 2020, o exame começou a ser aplicado também na versão digital, que segue a mesma estrutura da versão impressa. A única diferença é que as questões são respondidas pelo computador.

Quantas questões têm na prova do Enem?

O Enem tem, ao todo, 180 questões. Elas são divididas em 45 para cada prova que explicamos no tópico. No primeiro dia, são 90 perguntas objetivas, sendo 45 de Linguagens e Código e 45 de Ciências Humanas. Também é no primeiro dia de prova que o candidato escreve a redação.

Já no segundo dia, o Enem conta com 45 questões das disciplinas que englobam o campo de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Quanto tempo o candidato tem para responder todas as questões?

O Enem acontece durante a tarde. No primeiro dia de prova, o candidato tem 30 minutos a mais para responder todas as questões e marcar corretamente a folha de respostas. Isso por conta da redação, que demanda tempo extra.

Dito isso, no primeiro domingo, o Enem começa às 13h30 e termina às 19h. Enquanto que, no segundo dia, ele tem início às 13h e termina às 18h30. O que dá 5h30 no primeiro, e 5h no segundo.

Isso pode até parecer bastante tempo. Mas, lembre-se, são muitas questões e ainda é necessário reservar um tempo para conferir todas as respostas e garantir que o preenchimento de todas corretamente.

Qual é a estrutura da redação do Enem?

Além de prestar bastante atenção à estrutura do Enem, também é importante se atentar à redação, que representa uma boa parte da nota final. Ela se trata de um texto dissertativo-argumentativo. Isso é, o candidato precisa apresentar argumentos enquanto defende um ponto de vista.

Por conta disso, o texto precisa seguir uma certa estrutura em três partes, que são: introdução, desenvolvimento da ideia e conclusão. O tema é uma surpresa todos os anos e costuma ser sobre assuntos da atualidade. Na prova, o candidato tem acesso a textos que falam sobre o tema para ajudar no entendimento da proposta.

A redação precisa ter no máximo 30 linhas e não pode ser muito curta. O ideal é que ela tenha, pelo menos, três parágrafos de 5 a 7 linhas cada um.

Na hora de escrever, não esqueça de tomar cuidado com os aspectos gramaticais do seu texto, bem como a argumentação usada, que deve apresentar dados e ser densa e bem fundamentada, além da coesão textual. Isso porque todos esses fatores são analisadas pelos avaliadores na hora da nota final.

Como se preparar para o Enem?

O primeiro passo é saber qual é a estrutura do Enem e se acostumar com a mesma. Também é necessário ler o edital, para saber exatamente o que pode e o que não pode ser levado, além de outras orientações gerais. No edital costuma aparecer o conteúdo geral das disciplinas e até uma lista de obras literárias que podem cair.

Feito isso, não esqueça de se dedicar aos estudos. O Enem é uma prova densa e que compila bastante conteúdo. Afinal, engloba disciplinas dos três anos do ensino médio.

O melhor é organizar uma rotina ou cronograma de estudos. Nele você deve dar prioridade aos conteúdos que tem maior dificuldade de entender. É importante também fazer simulados. É possível até mesmo encontrar questões das edições anteriores do exame na internet e respondê-las.

No dia anterior da prova, se certifique de descansar bem para aguentar a maratona. Já nos dias em que ela será aplicada, acorde cedo e tente chegar ao local pelo menos 1 hora antes do fechamento dos portões, para evitar imprevistos com trânsito ou atrasos.

Outro ponto importante é conferir tudo o que você levará antes de sair de casa. Os documentos, caneta preta, algum lanche leve e água. Por fim, tente relaxar, pois o nervosismo atrapalha bastante. Respire fundo e coloque em prática tudo o que você estudou.

E aí, deu para entender a estrutura do Enem? Então aproveite que está por aqui e não deixe de conferir os outros conteúdos que a Voomp preparou para ajudar você arrasar na prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.