InícioDicasEnemQual é a duração da prova do Enem?

Qual é a duração da prova do Enem?

O dia marcado para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando! Neste ano a avaliação acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro. Então, para se dar bem no exame, é preciso se dedicar aos estudos e conhecer bem o formato do Enem. Dessa forma, uma informação essencial para os estudantes é a duração do Enem e o tempo necessário para realizar cada questão.  

Os estudantes têm a oportunidade de realizar a avaliação em dois dias diferentes. Assim, em cada dia marcado para ocorrer a prova, contam questões de disciplinas diferentes. Por isso, a duração do Enem é diferente. 

Portanto, no momento de resolver as questões da prova, é preciso organização para manter a calma. Dessa forma, em geral, o candidato conta com três minutos para resolver cada uma das 180 questões do exame. 

Por isso, se você quer entender melhor a duração do Enem, está no lugar certo! Aqui você entenderá tudo sobre o planejamento do tempo necessário para resolver as questões do exame, além de como utilizar a seu favor a duração do Enem. 

Esclareça todas as dúvidas sobre a duração do Enem! 

Qual a duração do Enem no primeiro dia? 

No total,  a duração do Enem dura dez horas e meia. Então, o exame é uma verdadeira maratona e o estudante deve se preparar para encarar a prova. Como dito anteriormente, o exame é dividido em dois dias e cada dia conta com um período diferente para resolução da prova. 

Assim, no primeiro dia de aplicação do Enem, são as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Por isso, a primeira parte do exame, que será realizada no dia 21 de novembro, tem duração de 5 horas e 30 minutos.  Lembrando que o tempo de duração do Enem passa a ser contado a partir da autorização do aplicador.

Sendo assim, a avaliação começa pontualmente às 13h30min e termina às 19h (horário de Brasília). Desse modo, os estudantes contam com 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões e escrever a Redação no tema proposto pelo Ministério da Educação (MEC). 

Dessa forma, o Enem é dividido em três pontos principais no primeiro dia de aplicação da prova. 

– 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira);

– 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e    Sociologia);

– Redação.

Ainda vale ressaltar que, na duração do Enem estipulada pelo MEC, é preciso resolver todas as questões e preencher o cartão de respostas atentamente. Além disso, antes de sair da sala, o estudante deve entregar o cartão de respostas e a folha de Redação para o fiscal de sala. 

Assim, o candidato tem menos de três minutos para resolver cada questão. Além disso, conta com uma hora para escrever o texto da Redação.

Qual a duração do Enem no segundo dia? 

O segundo dia da aplicação do Enem acontece no dia 28 de novembro. Nessa segunda fase da avaliação, o tempo de duração do Enem é de 5 horas. Dessa forma, a prova tem início também às 13h30min, contudo encerra meia hora mais cedo do que no primeiro dia, às 18h30min

Vale sempre lembrar que o horário estipulado para aplicação do Enem sempre segue Brasília. Por isso, se você mora em uma região com o fuso horário diferente, é importante ficar atento a esse detalhe. 

Além disso, os conteúdos cobrados no segundo dia de aplicação do Enem são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Desse modo, como no primeiro dia, o estudante precisa responder a 90 questões atentamente. 

Por isso, o segundo dia de duração do Enem conta com dois fatores principais: 

 – 45 questões de Matemática e suas Tecnologias;

– 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física);

Como no primeiro dia, o estudante também precisa  preencher o cartão de respostas com caneta preta e entregar o cartão de respostas para o fiscal da sala ao terminar a avaliação.  

Uma característica das provas do Enem é que as questões contam com enunciados longos, que exigem interpretação de texto e a  capacidade de solucionar  os problemas. Dessa forma, com o período de duração do Enem é uma das principais particularidades da prova, o candidato conta também com cerca de três minutos para resolver cada questão. 

Vale lembrar que é essencial que o estudante separe um tempinho durante o exame para revisar as respostas antes de preencher o gabarito oficial. Assim, no momento de realizar a avaliação, é preciso atenção e concentração por parte do estudante.  

Como se preparar durante a reta final do Enem?

Falta menos de um mês para o primeiro dia do Enem. Logo,  os candidatos estão na reta final da preparação para a prova. Por isso, é preciso que o estudante se lembre nesse momento que tudo o que deveria ter sido aprendido, já foi! 

Por isso, o essencial é revisar o conteúdo que o aluno já conhece. Além disso, é importante focar nas disciplinas de maior dificuldade durante os simulados. Dessa forma, o recomendado ao aluno para esse momento é pegar as anotações feitas durante o ano e refazer os exercícios. 

Além disso, é essencial permanecer treinando a Redação. Por isso, é importante colocar no calendário de estudos o momento de escrever uma Redação. Para esse momento, o estudante pode optar por pegar os temas das redações anteriores e montar seu próprio texto. 

Por isso, relaxe e aproveite esses momentos para focar nas revisões finais dos conteúdos importantes para o Enem. Dessa forma, você chegará mais calmo e preparado para se dar bem na prova. Além disso, estará preparado para cumprir todas as obrigações durante a realização do Enem.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.