Quantos pontos preciso no ENEM para passar em Engenharia Civil?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Passar em Engenharia Civil não é uma tarefa tão fácil. Então, o estudante deve estar atento aos pontos que deve fazer para conseguir uma vaga. É preciso de muito foco para passar na faculdade. Por isso, descubra qual é a nota de corte deste curso.

O que faz um engenheiro civil?

Um engenheiro civil deve projetar, fazer e fiscalizar obras. Assim, seus projetos estão ligados à infraestrutura. Por exemplo, construções como:

  • Casas e edifícios;
  • Pontes e viadutos;
  • Estradas;
  • Barragens e túneis;
  • Portos e aeroportos.

Esses profissionais também estudam materiais e recursos para prédios. Por isso, quem deseja uma vaga na área deve arrasar em Ciências da Natureza e Matemática. Afinal, é uma profissão que envolve muito cálculo.

Enem 2021: Selecionamos ótimas dicas para você ter um melhor desempenho na prova



Neste e-book você vai ver:
1. como funciona a prova do Enem;
2. como montar um cronograma eficaz;
3. o que estudar em cada área do conhecimento;
4. por que é importante se preparar mentalmente.

O engenheiro civil tem um mercado muito grande para trabalhar. Então, você pode acabar escolhendo dentre diversas áreas. Alguns exemplos são:

  • Estruturas e Fundações;
  • Saneamento;
  • Construção Civil e Urbana;
  • Solo e Geotecnia;
  • Rodovias e Transportes.

Nota de corte para passar em Engenharia Civil

Os pontos necessários para passar em Engenharia Civil variam. É possível entrar na faculdade por diversos meios. Por exemplo, pelo Sisu, ProUni ou FIES. Logo, você deve procurar a nota de corte em cada um desses.

Muitas faculdades também usam a nota do ENEM como uma alternativa ao vestibular. Ou seja, ao invés de prestar o vestibular da instituição, você usa a nota do exame. Por isso, é bom estar atento para saber se há essa opção.

O que também faz a nota variar é em qual instituição você quer ingressar. Afinal, em alguns lugares a nota de corte pelo Sisu é 600. Por outro lado, em outros, a nota pode chegar a mais de 800. Verifique se você tem direito de entrar pelo sistema de cotas. Desse jeito, a nota de corte também pode ser menor.

Passar em Engenharia Civil pelo Sisu

O Sisu é a forma mais conhecida para entrar em uma faculdade com o ENEM.  As notas do ENEM são usadas para colocar os estudantes em um tipo de ranking. No fim, candidatos com as melhores notas são chamados para se matricular na universidade escolhida.

Essa seleção acontece duas vezes, anualmente. No início e no meio do ano. Assim, o aluno pode entrar na instituição logo no primeiro ou segundo semestre.

A nota de corte sempre muda porque depende da nota dos alunos. Por exemplo, imagine que o aluno que passou com a menor nota tirou 700. Então, a nota de corte se torna 700.

É preciso se dedicar caso seu sonho seja estudar Engenharia Civil. Para esse curso, a média da nota de corte fica entre 680 e 700.

Passar em Engenharia Civil pelo ProUni

O ProUni oferece bolsas parciais ou integrais para estudantes ingressarem em instituições privadas. Porém, apenas alguns grupos podem participar do processo seletivo. São eles:

  • Alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que fizeram ensino médio em escolas particulares com bolsa integral;
  • Quem tem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

A renda familiar de até três salários mínimos é para uma bolsa parcial. Enquanto isso, a renda de até um salário mínimo e meio são para bolsas integrais.

Engenharia Civil é uma área muito procurada no ProUni. Por isso, a nota de corte não é tão baixa. No programa, a média fica entre 600 e 800 pontos.

Passar em Engenharia Civil pelo FIES

O FIES financia o estudante enquanto ele está em uma faculdade particular. Mas, isso é feito por meio de um empréstimo. Depois, o aluno deve pagar a dívida após acabar o curso.

Quem participa do ProUni e consegue uma bolsa de 50% também pode entrar no FIES. Além disso, existem duas modalidades:

  • Fies: para quem tem renda mensal familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • P-Fies: quem tem renda mensal familiar de até cinco salários mínimos por pessoa.

Essas duas modalidades são novas no programa. Chegaram com a reformulação do FIES no último ano.

Quem deseja passar em Engenharia Civil pelo FIES deve tirar no mínimo 550 pontos. Porém, já aconteceu da nota de corte ser 721. Tudo depende de quanto os outros concorrentes vão tirar.

Passar em Engenharia Civil por ingresso direto

Ingresso direto é quando a nota do vestibular da instituição é substituída pelo ENEM. Além disso, algumas faculdades até mesmo não fazem vestibular e usam apenas essa nota.

A pontuação necessária para passar por ingresso direto não é certa. Afinal, cada local decide a nota de corte que quiser. Desse jeito, o melhor a fazer é procurar por essa informação com a própria instituição.

Em alguns casos é possível usar como bônus. Assim, o aluno faz o vestibular normal. Depois, recebe pontos extras de acordo com a sua nota do ENEM.

Quanto acertar para conseguir uma boa pontuação?

Passar em Engenharia Civil não é fácil. Alguns dizem que só não é mais complicado que Medicina e Direito. Ou seja, é preciso dedicação.

Saber quantas questões acertar para conseguir passar é difícil. O ENEM se baseia na pontuação dos candidatos, por isso, não há como ter certeza. Por exemplo, uma questão é considerada fácil se vários concorrentes conseguirem acertar.

Isso se chama Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além disso, as questões mais difíceis valem mais do que as fáceis. Então, só é possível saber quanto vale a questão após as notas saírem.

Você pode até estimar quanto deve fazer em cada área do conhecimento. No fim, ficam 35 ou mais acertos em cada uma e 800 pontos na redação.

Lembre-se: isso não é certeza. Assim, você deve focar mais em acertar o máximo que conseguir. Não fique calculando quanto acertou enquanto faz a prova.

Dedique-se aos estudos

Como você viu, passar em Engenharia Civil não é simples. Por isso, é importante manter os estudos em dia.

Mesmo que a área tenha muito cálculo, é importante não esquecer de outras matérias. Geografia e História também fazem parte do curso. Então, não deixe de lado para focar apenas em exatas.

Português também merece atenção. No fim, a redação ajuda bastante nos pontos e pode salvar a sua nota. Além disso, a mesma conta com bastante peso no final.

Organize-se para conseguir estudar tudo da melhor forma. Logo, treine questões de todas as áreas do conhecimento. Além disso, não esqueça de treinar também a redação.

Com foco e dedicação você vai conseguir uma boa pontuação no ENEM. Desse jeito, vai passar em Engenharia Civil sem grandes problemas!

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.