InícioDicasEnemQuestões de Matemática no ENEM: principais assuntos abordados

Questões de Matemática no ENEM: principais assuntos abordados

Quais são os principais assuntos abordados nas questões de Matemática no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)? Essa é uma pergunta que pode tirar o sono de muita gente. Afinal, são muitos assuntos para estudar antes do exame.

Por conta disso, é bem comum sentir uma certa preocupação sobre se o conteúdo estudado é o correto e será útil na hora da prova. Mas, a boa notícia é que analisando as edições anteriores é possível ter uma pequena noção sobre o que é mais cobrado e, assim, você poderá estudar mais tranquilo.

Pensando em ajudar você com isso, nós da Voomp separamos para você quais os 5 assuntos mais cobrados no exame e ainda dicas de como se organizar para conseguir estudar tudo a tempo e arrasar no ENEM. Confira!

5 assuntos que mais caem na prova de Matemática no Enem

Matemática é uma disciplina que assusta muita gente, especialmente quando de trata se uma prova tão importante quanto o ENEM. Sabemos bem que existe muito conteúdo para pôr em dia até o dia do exame, que também engloba questões de outras disciplinas.

Mas, para ajudar você a se preparar melhor, nós separamos a seguir o que mais caiu nas edições anteriores do exame. Dessa maneira, é possível se organizar e colocar esses temas no topo da sua lista de estudos.

Lembre-se: isso não significa que é possível saber com certeza quais as questões que irão aparecer, viu? É necessário revisar todo o conteúdo visto durante o Ensino Médio. Dito isso, os 5 assuntos que costumam ser mais cobrados nesse exame são:

  • Grandezas proporcionais
  • Estatística
  • Geometria plana e espacial
  • Funções simples e compostas
  • Probabilidade

1. Grandezas proporcionais

Grandezas proporcionais ou proporcionalidade é um dos assuntos mais pedidos na  prova do ENEM. Essa é uma área da Matemática que compreende questões como razão e proporção, escalas e a regra de três.

As questões costumam vir como situações do cotidiano, já que o tema pode ser aplicado à várias delas. Portanto, se certifique de revisar bastante esse tipo de conteúdo, como os tipos de proporções e as propriedades das mesmas.

2. Estatística

Outro conteúdo bastante cobrado todos os anos no ENEM é estatística, que engloba o estudo de conjunto de dados, médias – simples e ponderada –, mediana e moda e de variáveis. Sendo assim, é bastante aplicado no cotidiano.

Ele geralmente aparece em questões que tenham a ver com isso e acompanhado de tabelas e gráficos. Portanto, é importante se familiarizar com a leitura dos mesmos para garantir uma boa nota na prova.

3. Geometria

Muitas questões de Matemática no ENEM aparecem contextualizadas como problemas do dia a dia e, por esse motivo, um dos assuntos que costumam ser mais são cobrados no exame é a geometria. Por isso, é muito importante colocar no seu cronograma de estudos figuras planas e espaciais, volume de sólidos, ângulos, área e perímetro, e trigonometria.

4. Funções

Essa é a área da Matemática que estuda a relação entre dois conjuntos e também é bastante vista nas edições do ENEM, mais especificamente funções de 1º e 2º grau. Portanto, vale muito a pena revisar o conteúdo sobre valor numérico e gráficos.

5. Porcentagem

Outro assunto que cai bastante nas questões de Matemática do ENEM é porcentagem, justamente por ele poder ser aplicado em diversas situações do conteúdo, portanto, contextualizado nos enunciados das perguntas. Aqui também ficam incluídas as frações. Logo, não esqueça de estudá-las também, viu?

Como se organizar para estudar para a prova de Matemática no Enem?

Você viu alguns assuntos que precisa estudar para conseguir se dar bem nas questões de Matemática e agora é hora de colocar as mãos na massa e revisar todo o conteúdo? “Como fazer isso a tempo da prova?” você pode se perguntar. Mas calma, que a Voomp separou algumas dicas para te ajudar nisso.

A primeira é elaborar um bom planejamento. Separe todos os assuntos que você precisa estudar – e não apenas de Matemática – e efetue um cronograma. O ideal é reservar cada dia da semana para uma disciplina, para facilitar a imersão. Reserve também algumas horas do dia, nas quais você se dedicará apenas isso sem interrupções.

Outra dica importante é escolher bem o seu local de estudos. Ele precisa ser bem iluminado, silencioso e confortável. Afinal, a intenção é passar algumas horas nele. A terceira dica é: não fique apenas na teoria e procure simulados e questões de edições anteriores do exame para responder. Desse modo, você coloca em prática e consegue perceber quais os pontos que precisam de mais atenção.

Ao estudar por conta própria, sempre procure outras fontes de conhecimento além dos livros. Hoje em dia existem vários sites, canais do YouTube e até perfis no Instagram que ensinam a matéria de maneira gratuita para os candidatos.

Não esqueça de descansar bem. Uma boa noite de sono é essencial para o processo de aprendizado e estudar cansado não permite que você absorva todo o conteúdo no tempo que tem disponível. Por último, reserve um tempo na sua agenda para se divertir e relaxar.

Isso também é importante, especialmente para não ficar nervoso para a prova. Saia com os amigos ou leia um livro que gosta, você vai perceber como conseguirá estudar bem melhor estando tranquilo.

Como é o ENEM?

O ENEM é realizado em dois domingos e apresenta, no total, 180 questões, mais uma redação. A prova de Matemática acontece no segundo dia e os candidatos precisam responder 45 questões objetivas sobre a disciplina.

Esse exame é, hoje, uma das principais maneiras de ingressar no ensino superior. É através dele que, desde 2009, os estudantes conseguem vagas em várias universidades públicas e até bolsas de estudos, que permitem que todo mundo possa estudar.

Algumas faculdades, como a Anhanguera, Pitágoras e Unopar, utilizam a ENEM como método de ingresso nos cursos de graduação que oferecem e até concedem bolsas de estudos para os estudantes com melhor pontuação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.