Saiba aqui o que levar para os dias de provas do Enem

Daniela Arnold
Colaborador do Hora Da Facul

Os dias de provas no Enem exigem um bom preparo dos candidatos. Com a cabeça focada no exame, é provável que os estudantes se percam no que realmente devem levar para as provas. Desse modo, ter em mente o que pode e o que não pode é fundamental para evitar problemas nos dias tão esperados. Nos acompanhe nessa leitura para saber mais e ficar mais preparado para a maratona do Enem.

 

O que é permitido levar para os dias de provas do Enem

Antes de tudo, é fundamental ter em mente que ainda estamos em tempos de pandemia do coronavírus. Diante disso, os protocolos de segurança serão mantidos durante os dias de prova do Enem. Portanto, não esqueça da máscara e do álcool gel.

Em virtude de se submeter às regras sanitárias, todos os candidatos devem permanecer de máscara durante o exame. Além disso, é bom ter atenção com essas dicas:

  • Leve caneta de tinta preta transparente, é a única aceitável;
  • Retire a bateria do celular ou tenha certeza de que nenhum som sairá dele. De acordo com orientações do MEC, é proibido qualquer aparelho eletrônico que emite ruído durante a prova. Sem dúvida, é bom ter uma atenção redobrada com isso;
  • Celulares, relógios e afins devem então ficar dentro do envelope lacrado. Mais uma vez, tome cuidado para não ser desclassificado por causa de barulhos. Se possível, evite levar itens eletrônicos para os dias de prova do Enem;
  • O envelope lacrado ficará embaixo da carteira, até o momento de deixar a sala por definitivo, sem ser tocado durante o exame;
  • O Inep orienta vestimentas confortáveis, no entanto não faz maiores orientações quanto ao uso de roupas.
  • Lanches e águas somente em embalagens transparentes. De acordo com o edital, alimentos industrializados com rótulos podem ser consumidos. Logo, serão revistados pela equipe presente nos dias de provas Enem;

O que fica dentro do plástico lacrado?

Ao chegar na sala e ter o nome confirmado, o candidato deve colocar seus pertences pessoais dentro do saco plástico. Canetas de cores e tipos diferentes da preta transparente, lápis e lapiseira devem ser guardados na embalagem lacrada.

Além disso, bolsas e acessórios como óculos de sol, bonés, chapéu não são permitidos sem embalar. Nesse sentido, certamente é bem mais prático levar somente o necessário para os dias de provas do Enem.

O que não fica no saco plástico é o documento de identificação, caneta preta, água ou líquido em garrafa transparente e o lanche.

O que não posso levar?

Certamente você já tem em mente o que deve levar: documento de identificação com foto, água ou outro líquido, lanche, caneta preta transparente. No entanto, saiba agora o que não pode levar para os dias de prova Enem:

  • Caneta colorida, marca textos, lápis e borracha. Mesmo que seja um hábito utilizar tais itens, todos ficaram na embalagem lacrada. Dessa forma, é melhor deixar em casa e levar somente o necessário.
  • Livros, anotações, e afins: proibido em definitivo. Isso vale também para anotações em papéis avulsos. Em síntese, se prepare bem para os dias de provas do Enem e leve o conhecimento apenas na sua memória.
  • Dispositivos eletrônicos:  fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, pen drive, ipods, agendas eletrônicas, gravadores,  alarmes, calculadoras, smartphones ou celulares, tablets, mp3, relógio, chaves com alarme, gravador e/ou receptor de dados, são alguns dos exemplos. Portanto, uma boa atitude é não levar nada disso nos dias do exame.
  • Artigos religiosos: nenhum é permitido. No entanto, quipá, burca  e outros, são revistados pelo fiscal de prova antes do ingresso do candidato na sala de prova.

Outros: protetor auricular, lenços e gorros serão banidos e ficarão dentro do saco plástico. Com o intuito de evitar fraudes, aparelhos auditivos são verificados pelos fiscais de prova antes do ingresso do candidato no local do exame.

Local de prova e demais instruções

Primeiramente, antes de prosseguir com a preparação para as provas, confira sua inscrição. O cartão de inscrição é um precioso documento para garantir seu passaporte para os dias de provas do Enem. Diante disso, primeiramente confira todos os seus dados no momento de confirmar a inscrição. Juntamente com endereço, dados de identificação, é importante responder com sinceridade às questões relativas à situação do candidato. Isso vale como forma de mapear o perfil do candidato, além de servir como fonte de dados para o governo.

Na Página do Participante é possível acessar o cartão do candidato. Com o intuito de localizar sua sala de provas, é interessante imprimir o documento, porém não é obrigatório.

Mesmo que você queira acessar o cartão do candidato logo, ele só é liberado alguns dias antes da data das provas do Enem.

Para ingressar na página, é necessário inserir o número do seu CPF e logo após sua senha. Eventualmente, caso a tenha esquecido, é possível recuperá-la seguindo alguns passos conforme instrução no site.

Por fim, chegando próximo do primeiro dia de prova, acesse a informação no Portal do Candidato quanto ao local dos seus exames. Antes de tudo, verifique se a localização é conhecida, a distância da sua casa e como será o seu deslocamento.

É fundamental que tenha muito bem organizada sua logística. Em outras palavras, planeje sua rota para não correr o risco de atrasos.

O ideal é sair com bastante antecipação pois imprevistos sempre podem atrapalhar um pouco o caminho. Em resumo, trânsito, chuva, acidentes, tudo isso contribui para uma possível demora no seu trajeto. 

Lembre-se: o horário de abertura dos portões de acesso é às 12h e fecham às 13h. Isso vale como base no horário oficial de Brasília. Um bom planejamento de rota e tempo é a peça chave para não se atrasar.

Preparado para encarar a maratona de provas? Então confira este artigo sobre como e o que estudar para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Boa sorte no Enem! É o desejo de toda a equipe aqui do Hora da Facul!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.