InícioCursinhos pré-vestibular10 dicas para se preparar para o vestibular de Enfermagem

10 dicas para se preparar para o vestibular de Enfermagem

Se preparar para o vestibular não é lá uma das atividades mais fáceis. Decisões precisam ser tomadas e conteúdos precisam ser revisados. Se você é um estudante que procura dicas de como se preparar para o vestibular e optou pelo curso de Enfermagem, então este conteúdo é feito para você!

O curso de Enfermagem é reconhecido como um dos mais promissores em todo o mundo. E nunca se falou tanto sobre a importância dos profissionais de saúde, não é mesmo? A pandemia trouxe ainda mais relevância a esses profissionais.

Setores da saúde obtiveram grandes evoluções nos últimos tempos, e o profissional enfermeiro é muito demandado por diferentes segmentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 3,5 milhões de profissionais na área da saúde, sendo 50% desse número formado por enfermeiros.

A Enfermagem é um dos cursos mais procurados pelos estudantes, pois o mercado de trabalho tem perspectivas bastante animadoras. E o desafio já começa no processo seletivo. Portanto, como se destacar neste processo?

10 dicas para se preparar para o vestibular de Enfermagem

Você já deve ter ouvido que vestibular é 70%, preparação! Portanto, para garantir sua vaga, você depende de um bom planejamento e um cronograma de estudos assertivos.

Como garantir a tão sonhada matrícula em Enfermagem? Confira 10 dicas que preparamos para você se dar bem no vestibular para esse curso.

1) Estabeleça seu objetivo final

À primeira vista essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas, na verdade, não. Existem diversas modalidades de vestibular e saber exatamente em qual modalidade você quer ingressar vai o ajudar a montar uma rotina mais eficiente de estudos.

Dessa forma, você também poderá se preparar para estudar os temas cobrados e organizar o tempo até a data da aplicação da prova. Além disso, saber o estilo de prova é fundamental.

2) Crie uma rotina de estudos

Alguns alunos já começam a se preparar desde o Ensino Médio, ou seja, dedicando-se às matérias que demandam mais tempo de estudo. Entretanto, o vestibular de Enfermagem é uma prova bastante diversificada e não caem apenas as matérias de maior afinidade.

Saiba qual o horário no qual você tem mais disposição para estudar, evite uma rotina desgastante, faça pausas, foque em estudo de qualidade e em formas de testar seu conhecimento.

3)Faça simulados e provas anteriores

Apesar de alguns assuntos sempre caírem em provas, o vestibular é uma surpresa e não é possível prever com exatidão. Entretanto, há formas de se preparar para evitar complicações, além de uma infinidade de modalidades para você testar seus conhecimentos.

Resolver provas anteriores vai garantir mais chances no dia da prova oficial. Além disso, é muito importante testar o tempo de prova por questões a fim de adquirir maior preparo para o grande dia.

4) Mantenha uma rotina saudável

O período pré-prova é bem desgastante ao estudante, pois, muitas matérias acumuladas podem gerar ansiedade. Mas, não se preocupe, é comum sentir-se assim. Por esse motivo, é importante tentar manter-se saudável.

É importante beber água, comer lanches saudáveis, pausar para um descanso e se alongar. Além disso tudo, ainda existem também uma infinidade de aplicativos gratuitos para meditação e relaxamento que podem auxiliá-lo a manter a calma. Afinal, você vai querer estar o mais tranquilo possível para o dia da prova.

5) Conheça o edital da prova

Todos os anos são disponibilizados os editais das provas de seleção, que podem ser tanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto os vestibulares tradicionais das faculdades. No edital do concurso, você poderá conhecer como será a prova, os conteúdos, as datas e as regras. Leia com muita atenção!

6) Dedique-se à Redação

Um dos maiores erros dos vestibulandos é pensar que a Redação não é um componente eliminatório. Além de fazer parte da composição da nota, ela é um fator de diferenciação na hora da concorrência.

Um hábito que pode ajudar muito no processo de escrita é a leitura diária, pois é através da mesma que você pode exercitar compreensão textual, ortografia, semântica e várias normas exigidas para a prova.

7) Procure fontes alternativas

Estudar não precisa ser necessariamente apenas através de livros didáticos. Existem muitos materiais disponíveis na internet, além de formas interativas de aprendizagem pois esse meio é recheado de recursos. Que tal aprender assistindo a uma série? Ou a um vídeo educativo no Youtube?

É uma excelente forma de aprender de forma leve.

8) Estude em grupos

Estudar com outras pessoas vai ajudar você a tirar dúvidas e a aprofundar o conteúdo, visto que pode ser um momento partilhado com pessoas de vivências e habilidades diferentes. Do mesmo modo, estudar em conjunto pode estimular e ainda destravar aquele conteúdo complexo.

9) Estude os conteúdos nos quais você possui mais dificuldades

Muitas vezes o estudante foca apenas nos conteúdos com os quais possui afinidade, negligenciando outras matérias que podem levar sua nota final lá para baixo. Para evitar isso, é importante estudar os conteúdos nos quais você possui mais dificuldades a fim de ultrapassar essas barreiras e preparar-se bem para a realização dos testes.

10) Conheça o calendário dos vestibulares

Geralmente os estudantes costumam realizar mais de um vestibular por ano. Ou seja, montam  um plano A, um plano B e um plano C para garantir o ingresso em alguma instituição. É preciso estar atento aos calendários das provas, datas, horários e locais se você quiser ter mais chances de aprovação.

Essa atitude gerará menos ansiedade no dia da prova e garantirá uma ida mais tranquila ao local do teste.

6 Séries que os estudantes de Enfermagem devem assistir

Se preparar para o vestibular de Enfermagem pode mexer com as nossas emoções, isso porque é um período bastante incerto. Mas, por qual motivo não tentar tornar o processo mais fácil e agradável? Investir em qualificação e experiências profissionais é uma necessidade comum a quase todas as carreiras, e nem sempre o processo para preparação do vestibular precisa ser tradicional.

Hoje em dia os serviços de streaming popularizaram alguns temas relativos às profissões. Muitas séries mostram o dia a dia do profissional de Enfermagem, por exemplo, abordando questões relativas a doenças e ao cotidiano do profissional. Assistir a séries sobre o tema é uma excelente fonte extra de aprendizado.

Pensando nisso listamos 6 séries para te ajudar a se preparar para o vestibular de Enfermagem:

  1.  Scrubs

  2.   Grey’s Anatomy

  3.   Dr. House

  4.   Nurse Jackie

  5.   Sob Pressão

  6.   The Good Doctor

  7. General Hospital

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.