InícioGraduação10 faculdades para quem deseja seguir carreira pública

10 faculdades para quem deseja seguir carreira pública

Se você procura um emprego com bons salários, benefícios e, principalmente, estabilidade, você pode considerar ingressar na carreira pública. Os empregos nessa área, principalmente na esfera federal, pagam muito bem e oferecem tranquilidade e retorno profissional, pessoal e financeiro.

No entanto, uma barreira separa você do seu futuro trabalho como pessoa servidora do governo: o concurso público. Então, se você gostaria de se preparar para os melhores cargos públicos, conheça a seguir uma lista das faculdades para seguir carreira pública. Elas vão abrir as portas para você.

Que faculdade devo cursar para seguir carreira pública?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso que você saiba em qual área quer ingressar. Algumas áreas, como as médicas, de direito e na educação, exigem faculdades específicas. Porém, existem muitos cargos que exigem apenas você ter nível superior para se candidatar, de qualquer área.

Ainda assim, as provas dos concursos públicos costumam exigir conhecimentos gerais, seja qual for o cargo. São conhecimentos de práticas administrativas, legislações, norma padrão da língua portuguesa e cálculos.

Por isso, separamos a seguir algumas faculdades para seguir carreira pública que podem te dar a base para prestar praticamente qualquer concurso público.

Administração

Com um curso superior em administração, você poderá se candidatar a cargos específicos da área administrativa. A boa notícia é que a maioria dos cargos públicos são exatamente nessa área. Dessa forma, a faculdade de administração te dará os conhecimentos para uma variedade enorme de cargos públicos.

Os conhecimentos específicos que você adquire, e pode utilizar tanto no concurso quanto no exercício do cargo público, incluem gestão de competências, planejamento estratégico, processos organizacionais, gestão de projetos e empreendedorismo. Estes conhecimentos farão você passar na frente da concorrência.

Biomédicas

De antemão, qualquer faculdade relacionada à saúde qualifica-se para cargos públicos em hospitais, postos de saúde, entre outros. Você pode estudar medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, entre outros. As oportunidades de carreira pública nessas áreas são constantes e estão sempre em crescimento. 

Contabilidade

Desde já, não são muitas as vagas em concursos públicos específicos para pessoas contadoras. No entanto, existem cargos muito cobiçados e que exigem conhecimentos contábeis. São cargos como de Auditor Fiscal e Auditor de Controle, que não exigem formação em ciências contábeis, mas exigem conhecimentos de práticas específicas da contabilidade.

Para você ter uma ideia do porquê desses cargos serem tão concorridos, daremos um exemplo de cargo aberto para concurso recentemente, em 2020. Trata-se do Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal, com salário inicial de R$ 14.970,00. O edital exigia diploma superior em qualquer área, mas conhecimentos de contabilidade pública, contabilidade geral, contabilidade de custos, além de outros da área financeira e legal.

Direito

À primeira vista, essa é a faculdade mais atraente para quem busca bons cargos na carreira pública. Começando pelo óbvio, a pessoa formada em direito pode candidatar-se a cargos como Defensor Público, Juiz, Procurador, Delegado, entre outros. São cargos com salários elevados e muitos benefícios.

A pessoa formada em direito tem maior facilidade para estudar, compreender e interpretar leis e códigos legislativos. Por isso, tem grande vantagem nos concursos públicos, que comumente exigem conhecimentos em direito administrativo, civil, empresarial, constitucional, financeiro e tributário. Algumas vezes, pedem leis específicas, como o regimento do órgão que promove a vaga ou a lei que rege as licitações, por exemplo.

Economia

Antes de mais nada, a faculdade de economia, assim como a de ciências contábeis, tem uma abrangência bem grande e proporciona o conhecimento necessário para diversos concursos públicos. Com destaque especial para os cargos que exigem conhecimentos de finanças, orçamentos, planejamento e finanças públicas. Os mais cobiçados pelo público são abertos pelo Banco do Brasil e pelo Tribunal de Contas da União. Fique de olho!

Engenharias

Desde já, as faculdades do grupo da engenharia, por serem ciências exatas, dão aos formandos conhecimentos técnicos e lógicos, além de muita facilidade com cálculos. Tanto que as estatísticas mostram que a maioria das pessoas aprovadas nos concursos para auditora da Receita Federal são engenheiras. Esse é um cargo oferecido para qualquer formação superior, mas também existem oportunidades específicas para engenheiros ambientais, florestais, civis, químicos, etc.

Gestão/Administração Pública

O curso de gestão pública é um tecnólogo e capacita as pessoas a lidar com a administração e organização das entidades públicas. Já o curso de administração pública tem a mesma finalidade, mas é um bacharelado. Por serem específicos para o trabalho na área pública, também oferecem vastos conhecimentos necessários, tanto para obter aprovação nos concursos públicos quanto para exercer o cargo.

Serviço Social

A princípio, a pessoa formada em serviço social atua no setor público pela defesa e ampliação dos direitos sociais, bem como pela efetivação das políticas públicas. Podem trabalhar em diversos setores, dos âmbitos municipal, estadual e federal. 

Tecnologia da Informação

Antes de mais nada, as empresas privadas estão migrando para o mundo digital nos últimos anos, e o setor público não poderia ser diferente. Principalmente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), à qual todos os órgãos do setor público devem se adequar. É só observar a quantidade de serviços de órgãos públicos, que antes eram feitos pessoalmente e agora são feitos por sites ou aplicativos de celular.

Logo, esse crescimento se reflete na necessidade de profissionais da área de informática para trabalhar na transição e na manutenção dos serviços. No entanto, observa-se uma escassez de mão de obra especializada. Por isso, se você se identifica com essa área, vale a pena se dedicar.

Licenciaturas

Os cursos de licenciatura são vários: letras, história, geografia, matemática, ciências biológicas, educação física, artes, entre outros. Podem ser das ciências exatas, humanas ou biológicas. As pessoas com licenciatura podem atuar no ensino fundamental ou médio, nos âmbitos municipal e estadual. Apesar de serem específicos para a área da educação, também podem se candidatar a cargos públicos com exigência de qualquer nível superior.

Invista em títulos e certificações

Se você já é formado em um curso superior, temos ainda uma última dica: investir em outros títulos e certificações. Ou seja, faça pós-graduação, mestrado, doutorado e especializações em geral.

Para os que pretendem ingressar na carreira pública, em muitos concursos são realizadas as provas de título. Nessas provas, as pessoas candidatas apresentam suas especializações, que valem pontos a serem acrescentados à nota da prova. Assim, quem tem mais certificações tem vantagens sobre quem não as tem.

Estes cursos superiores e especializações são os que melhor podem colaborar com o seu objetivo de ingressar na carreira pública. Porém, qualquer outra faculdade também pode servir como acesso a estes cargos. Fique de olho nos editais e tenha sucesso!

Agora que você já sabe as melhores faculdades para seguir carreira pública, confira Tudo sobre o Enem 2021 e comece a planejar sua carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.