InícioDicasEstudos10 principais passos para conquistar a aprovação no vestibular

10 principais passos para conquistar a aprovação no vestibular

Depois do ensino médio, o vestibular é um grande marco na vida de um estudante. Isso porque a prova se consagra como a porta de entrada para o mercado de trabalho. Sendo assim, existem alguns passos primordiais que todos devem levar em consideração para conseguir sua aprovação no vestibular.

Então, hoje daremos 10 passos para que estudantes de todos os cantos possam ficar cada vez mais próximos da sua vaga e ingressar na universidade que tanto desejam. Boa leitura!

Vestibular, o que é?

Primeiramente, vestibular é o nome dado ao processo seletivo que classifica os estudantes para a ocupação de vagas no ensino superior. Entretanto, para participar do vestibular é preciso duas coisas:

  • estar cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio (nesse caso, o aluno fará as provas como treineiro, apenas para pegar o jeito) ou;
  • ter terminado o ensino médio ou estar no último ano (poderá concorrer pelas vagas).

10 principais passos para conquistar a aprovação no vestibular

1. Cuide da sua saúde mental

Antes de tudo, fases preparatórias de provas exigem muita autocobrança excessiva dos candidatos, o que acaba prejudicando o desempenho e ativa a ansiedade.

Por isso, cuidar da sua saúde mental é um fator primordial que deve ter peso igual ao passar no vestibular dos sonhos.

Assim, busque constantemente reservar longos períodos de descanso entre horas de estudo e pesquisa, não descuide da sua alimentação, se hidrate constantemente e, se possível, faça exercícios físicos sempre que puder.  

2. Estude em lugares tranquilos

Primeiramente, escolha um lugar que te faça sentir à vontade e seja tranquilo e com o menor número de distrações possível. 

Não importa se for no seu quarto, sala, biblioteca, ou ao ar livre. O mais importante é que esse lugar garanta calma e foco para você. Assim, estar em um ambiente tranquilo irá te ajudar a estar imerso naquilo que realmente importa.

Outra coisa importante: evite ficar o tempo todo no celular. Notificações excessivas podem te prejudicar nos estudos e dificultar ainda mais a sua aprovação no vestibular. Cuidado! 

3. Priorize matérias de maior peso

Algumas matérias tendem a ter um peso maior dependendo do curso que um candidato escolher.

Ou seja, isso acarretará na dedicação de matérias específicas como: Ciências Exatas, Ciências Biológicas ou Ciências Humanas, por exemplo.

Além disso, alguns cursos também possuem provas específicas, como é o caso da Medicina, Biologia, Química e Arquitetura e Urbanismo. 

Por isso, antes de se inscrever no vestibular, é muito importante ler os editais para criar uma boa estratégia de estudo. 

Mas, para além disso, é imprescindível que conheça a grade curricular da graduação que deseja ingressar para entender quais são as disciplinas que mais pesam na avaliação.

Com toda certeza, tomar essas devidas precauções te manterá cada vez mais perto de conquistar a sua aprovação no vestibular.

4. Se atente as leituras recomendadas

Manter uma rotina de leituras é um grande diferencial na hora de prestar o vestibular.

Isso porque, assim como as disciplinas obrigatórias, existem algumas obras que são exigidas durante as provas. 

Saiba que grande parte das obras cobradas pela avaliação estão disponíveis na internet, e você ainda pode buscar por textos críticos para melhorar a análise das leituras recomendadas por cada banca examinadora.

Além disso, fazer todas essas leituras recomendadas ajudará na assimilação da história que está sendo contada, tornando a sua aprendizagem muito mais eficaz.

5. Pratique redação para a aprovação no vestibular

Primordialmente, a redação tem um peso muito grande na maioria dos vestibulares.

Então, ler sobre diversos assuntos que estão em alta atualmente na sociedade e praticar constantemente a escrita, é uma das formas de melhorar a sua redação e garantir uma nota alta para uma possível aprovação.

Uma dica bacana para se dar bem na redação, é mostrar as suas tentativas de escrita para o maior e mais variado número de pessoas. 

Isso porque, uma visão de fora pode apontar no que você está errando e como melhorar o seu texto.

6. Crie um grupo de estudos

Sanar dúvidas e obter recursos para se sair melhor nos exercícios é uma das vantagens de contar com outras pessoas na hora dos estudos.

Por isso, se possível, crie um grupo com poucas pessoas, defina um cronograma de estudos com as datas das reuniões e escolha um local tranquilo e sem distrações para que o aprendizado seja mais focado e direcionado às necessidades de cada participante. 

7. Analise o edital

Fique atento, pois cada vestibular especifica em seu edital, o conteúdo que será pedido.  Por isso, analise tudo de forma atenta e estude somente o que estiver especificado lá. 

Isso porque, não adianta você estudar de tudo um pouco e na hora de prestar a prova acabar caindo coisas que não estudou.  Sendo assim, se atente sempre aos editais para que não seja surpreendido.

8. Faça simulados anteriores

Uma técnica bem eficaz para conseguir sua aprovação no vestibular é fazendo simulados de provas anteriores.

Deste modo, poderá conhecer mais de perto como funcionam os processos seletivos, além de treinar, na prática, todo o conteúdo teórico. Além disso, essa técnica fará com que conheça o estilo das questões, tornando, assim, as resolutivas cada vez mais rápidas. 

9. Procure por boas instituições de ensino

De nada adianta estudar e praticar se não escolher no final das contas uma boa instituição de ensino para ingressar.

Por isso, verifique sempre quais são os prazos para o vestibular na universidade que deseja estudar, a quantidade de vagas e a disponibilidade delas nas unidades tanto presenciais, quanto à distância.

Veja, também, se a instituição oferece o vestibular no meio do ano, que são conhecidos como vestibulares de inverno. Outra coisa que deve se atentar quando estiver fazendo sua pesquisa é:

  • verificar a nota do curso no MEC;
  • se o curso é devidamente regulamentado;
  • se a faculdade tem credibilidade no mercado de trabalho.

10. Escolha sua área de atuação antes da aprovação no vestibular

Por último, o peso das questões que caem nos vestibulares variam de acordo com a graduação escolhida. Logo, ter em mente a sua área de atuação poderá te ajudar significativamente durante sua preparação para o vestibular.

Sendo assim, não pense apenas no salário que deseja ganhar ou no status da profissão.  Considere acima de tudo, suas habilidades naturais, suas preferências e áreas de interesse, entre outros aspectos pessoais.

Não adianta conseguir o emprego dos sonhos se ele realmente não te deixar feliz e realizado. Então, pense com carinho e faça boas escolhas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.