InícioGraduaçãoArquitetura e Urbanismo11 dicas para aproveitar melhor a faculdade de Arquitetura e Urbanismo

11 dicas para aproveitar melhor a faculdade de Arquitetura e Urbanismo

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é um dos campos de estudo que reúne disciplinas das ciências exatas e humanas, proporcionando ao estudante e ao futuro profissional uma perspectiva bem ampla no mercado de trabalho. E é comum pensar que basta gostar de desenhar e entender bem de números para se dar bem no curso. Mas a faculdade de Arquitetura e Urbanismo é muito mais que isso.

As disciplinas procuram desenvolver o pensamento crítico e a criatividade do estudante, além de prepará-los para trabalhos de natureza multidisciplinar. Consequentemente, você vai aprender assuntos ligados à administração, economia, meio ambiente e muito mais.

É preciso estar apto para fazer assessoria e consultoria para diferentes trabalhos. Além de serviços técnicos, como vistoria, perícia e avaliação. Mas pode também desenvolver estudos de viabilidade econômica e ambiental. Assim como planejamento e desenvolvimento de projetos.

Pensando no futuro profissional de quem escolhe a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, reunimos 11 dicas para você encarar com mais tranquilidade e profissionalismo essa trajetória.

1.Habilidades com desenho

Se você gosta de desenhar, já tem um ótimo caminho pela frente. Mas se você não é um expert, tudo bem. Saiba que também é possível trilhar uma carreira brilhante. Durante a faculdade você vai aprender técnicas de aperfeiçoamento e descobrir novas maneiras de mostrar seu talento quando o assunto é desenhar.

2.Equipamentos de qualidade

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo exige do aluno alguns equipamentos específicos para seu melhor aproveitamento, como lapiseiras com diferentes pontas, canetas hidrográficas, estilete, lâmina, esquadros, escalímetros, trena, tubo para transporte de projeto, prancheta, entre outros.

Na área de tecnologia, vale a pena investir em um bom notebook, calculadora científica e máquina fotográfica ou um celular com câmera de qualidade para registrar seus trabalhos.

Se necessário visitação à obras, seja em trabalhos da faculdade ou em estágios, é fundamental óculos, capacete e luvas de segurança.

3.Criatividade e arte

Criatividade é a palavra-chave para um bom estudante de Arquitetura e Urbanismo. E para abrir seu leque de conhecimentos, é fundamental investir em arte e cultura. Frequentar teatros, cinemas, museus, ler e estar atento ao que acontece ao redor do mundo é muito importante para ajudar a criar seu espaço criativo.

4.Estudo constante

A faculdade é a porta de entrada para o caminho que o estudante de Arquitetura e Urbanismo deseja trilhar, e é preciso se aprimorar para completar sua trajetória. Para isso, procure cursos complementares ao longo da faculdade, invista em especializações e pós-graduações.

5.Estímulo às atividades práticas

É importante escolher uma faculdade que se preocupe em mostrar também o campo prático da profissão, além de teoria. Conhecer a realidade do mercado de trabalho fará toda a diferença na vida acadêmica, além de colaborar para o desenvolvimento de habilidades dos futuros profissionais. Assim, você poderá também decidir com qual campo de atuação mais se identifica.

6.Necessidades do mercado de trabalho

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é fluída como muitas outras profissões. Estar em constante vigília às demandas do mercado do trabalho é fundamental para ter sucesso. Algumas áreas muito promissoras, por exemplo, são: Arquitetura Paisagística Sustentável, Design e Arquitetura de Interiores, Planejamento Urbano e Gestão de Cidades.

7.Portfólio e currículo

Ao longo da faculdade, monte seu portfólio e seu currículo de forma organizada e criativa. Essa é uma profissão versátil em que você precisa planejar, pensar e traçar estratégias. Registrar sua personalidade e criar uma marca pode fazer toda a diferença na hora de conseguir seu primeiro emprego na área.

8.Sustentabilidade

A tecnologia deve estar ao seu favor. Explore programas que vão facilitar sua vida como estudante e futuro profissional, pensando sempre no meio ambiente. A cultura digital pode e deve ser uma grande aliada em um momento em que o mundo está atento às questões climáticas e ambientais.

Atualmente, a arquitetura sustentável é muito mais do que uma tendência do mercado, é uma responsabilidade de cada cidadão.

9.Programas e softwares

A tecnologia da informação é uma área em constante expansão e desenvolvimento. Por isso, para estar atualizado é importante acompanhar as novidades nos programas e softwares utilizados na faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Eles auxiliam na realização do projeto em si e possibilitam checar medições e conquistar o cliente, uma vez que uma apresentação gráfica e visual do projeto futuro é sempre mais positiva e convincente.

Autocad, Photoshop, Revit, SketchUp e V-Ray são apenas alguns programas que você deve dedicar sua atenção.

10.Bons estágios

Assim como as atividades práticas, o estágio fará uma grande diferença no seu currículo. É através do estágio que o estudante pode ter o primeiro contato com o mercado de trabalho dentro da área de atuação escolhida. Além disso, proporciona a construção da experiência que o mercado exige, possibilita o aprendizado na prática, de forma colaborativa e interdisciplinar, e contribui no desenvolvimento pessoal.

11.Dedicação

A vida de acadêmico exige bastante dedicação e esforço. Então, além de todas essas dicas, é preciso ter um bom planejamento para otimizar os estudos com qualidade.

Organize sua rotina

Entre uma atividade e outra, pode ser difícil simplesmente parar e se concentrar automaticamente. Os níveis de ansiedade tendem a subir, enquanto o rendimento declina. Para que isso não aconteça, faça um cronograma da sua rotina com os horários das aulas, os compromissos e tudo aquilo que exige tempo.

Tenha um plano de estudos

Provavelmente essa é uma eficiente maneira de garantir que nenhuma disciplina ou assunto sejam esquecidos, distribuindo-os ao longo das semanas de maneira ordenada. É interessante também incluir tópicos que precisam ser revisados.

Evite procrastinar

Seja objetivo e tenha um foco. Muitas vezes deixamos um conteúdo ou uma entrega para depois, fazendo com que todo o trabalho fique acumulado. Como resultado, você acaba produzindo tudo de maneira desordenada e com menos tempo, podendo prejudicar a qualidade.

Reserve tempo para descansar

Tanto quanto estudar, planejar e executar, você precisa de um tempo para descansar e se divertir. O universitário também precisa de momentos de descontração para absorver conteúdo e aflorar o processo criativo. Leia um livro, pratique exercícios, veja um filme, saia para dançar. Qualquer coisa que te ajude a relaxar certamente será um grande aliado para as posteriores horas de concentração nos estudos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.