InícioDicas12 séries para estudantes de Gastronomia

12 séries para estudantes de Gastronomia

Se você estuda ou quer estudar Gastronomia e é apaixonado por séries, o artigo de hoje é para você. Hoje, nós da Voomp, vamos te mostrar 12 séries para estudantes de Gastronomia assistirem, se inspirarem e até aprenderem. 

Mas, antes de prosseguirmos, vamos entender um pouco sobre o curso de Gastronomia, para quem ainda não o conhece. 

Curso de Gastronomia 

É possível encontrar cursos de Gastronomia tanto bacharelado, quanto tecnólogo. Na primeira opção de graduação, o curso tem duração de 4 anos. Já na segunda opção, são, em média, 2 anos. 

Ambos são cursos superiores, com diplomas, porém o tecnólogo é mais focado na prática, enquanto o bacharelado aborda matérias mais teóricas também. Por isso o tecnólogo é mais curto, por ser mais direto. 

Mas, independentemente do tipo de graduação que você escolher, o objetivo é o mesmo. Portanto, você será instruído para se tornar apto para trabalhar na preparação de alimentos, segurança alimentar e até gestão, dependendo da Universidade. 

Portanto, durante a faculdade de Gastronomia, o estudante aprende técnicas de preparo de alimentos e bebidas, e métodos para garantir segurança alimentar. Além disso, também conhece diversas culinárias, tanto do Brasil, quanto internacionais, se habilitando para preparar pratos diversos. 

Então, para entender mais sobre esse curso, também pode ler :Saiba tudo sobre o Curso Superior em Gastronomia

Dito isso, vamos falar agora sobre 12 séries para estudantes de Gastronomia conhecerem. 

12 séries para estudantes de Gastronomia 

Fizemos um verdadeiro garimpo na Netflix para encontrar séries documentais, de ficção e reality shows, que permeiam o mundo da gastronomia. 

A seguir, você vai entrar numa verdadeira viagem gastronômica, com as mais diversas séries disponíveis no catálogo do streaming. Sendo assim, prepare o papel e a caneta, e vamos lá! 

1. Midnight Diner: Tokyo Stories

Em Midnight Diner: Tokyo Stories, o dono do restaurante “Master” acolhe seus clientes, preparando deliciosos pratos do dia a dia em Tokyo. 

A série é conduzida por histórias diversas sobre amor, família, amizade, perdas, trabalhando o drama e o humor equilibradamente. 

Tem 2 temporadas, uma lançada em 2016 e outra em 2019. Cada uma tem 10 episódios, de 24 a 27 minutos. Portanto, é uma série bastante rápida de assistir. 

Além disso, também podemos citar que foi baseada em um mangá famoso, que venceu o Prêmio Shogakukan em 2010, no Japão. 

Assista na Netflix.

2. Street Food: América Latina

Street Food: América Latina é uma série documental de 2020, que, ao longo de seus episódios, acompanhará diversos chefs latino-americanos. Porém, além de contarem suas próprias histórias, também vão dar seu toque especial para inovar a cultura da culinária tradicional. 

Os 6 episódios, de 29 a 34 minutos, passam pela Argentina, pelo Brasil, pelo México, pelo Peru, pela Colômbia e pela Bolívia. 

Também tem a versão Street Food: Ásia, que, portanto, foca na cultura e gastronomia de países na Ásia. 

Assista na Netflix.

3. Chef’s Table

Se você gosta de inovação na cozinha, Chef’s Table é para você. A série mostra estrelas da culinária ao redor do mundo, que redefinem a gastronomia e as tradições, desde pratos principais até sobremesas. 

A série tem 6 temporadas, cada uma de 4 a 6 episódios, e começou a ser lançada em 2015. Além disso, também tem a versão Chef’s Table: França, com foco na cultura do país. 

Uma curiosidade é que os restaurantes de 11 dos chefs apresentados na série entraram na lista dos 50 Melhores do Mundo. 

Assista na Netflix.

4. Sal, gordura, acidez e calor

Em Sal, Gordura, Acidez e Calor, a chef e escritora Samin Nosrat percorre o mundo, explorando cada um desses 4 elementos essenciais do título. Além de comer refeições deliciosas, ainda recebe dicas valiosas sobre culinária.

São 4 episódios, de 40 a 48 minutos, sendo que cada um aborda um elemento específico: sal, gordura, acidez e calor. A série foi lançada em 2018 e passa pela Itália, pelo Japão e pelo México. 

Assista na Netflix

5. Top Chef

Para os fãs de reality show, chegou a hora de conhecer ou revisitar Top Chef. Essa é uma série bastante antiga, com o formato de reality, onde chefs fazem de tudo para vencer a competição. 

No entanto, na Netflix, só é possível assistir a 2 temporadas, uma de 2007 e outra de 2008. A terceira temporada se passa em Miami e tem 18 episódios de até 1 hora. A quarta temporada se passa em Chicago e tem 15 episódios de até 15 minutos. Ainda assim vale muito a pena!

Assista na Netflix

6. Cozinhando com Nadiya

Chegou a hora de um programa de culinária! Cozinhando com Nadiya mostra Nadiya Hussain cozinhando receitas rápidas e deliciosas, ótimas para o dia a dia. Então, se você deseja inovar na gastronomia da sua própria casa, essa série é perfeita.

Lançada em 2020, com 6 episódios de até 31 minutos, Cozinhando com Nadiya apresenta a vencedora do The Great British Bake Off mostrando seus melhores truques. 

Assista na Netflix

7. Da África aos EUA

Para quem gosta de séries documentais que viajam pelo mundo, Da África aos EUA é a escolha certa! O chef e escritor Stephen Satterfield mostra os pratos mais saborosos que encontra viajando da África ao Texas, nos Estados Unidos. 

A série tem apenas 4 episódios, de 40 a 50 minutos, lançada este ano, em 2012. É baseada no livro da premiada autora Jessica B. Harris.

Assista na Netflix.

8. Restaurantes em risco

Se você é fã de Pesadelo na Cozinha, também vai gostar de Restaurantes em Risco. O restaurateur Nick Liberato, a designer Karin Bohn e o chef Dennis Prescott viajam ao redor do mundo para socorrer e dar nova vida a restaurantes em decadência.

Tem duas temporadas, uma de 6 e outra com 7 episódios. Ambas foram lançadas em 2020 no streaming. 

Assista na Netflix

9. Clássico Imortal

A série lançada em 2012, Clássico Imortal, conta a história de duas famílias lideradas por chefs famosos. Batalham entre si pelo título de Melhor do Mundo, sempre protegendo suas receitas secretas de kimchi. 

Essa série coreana tem uma temporada, com 20 episódios de até 1 hora. Portanto, é uma ótima para quem busca uma história para acompanhar e passar o tempo, que envolve gastronomia. 

Assista na Netflix

10. Somebody Feed Phil

Em Somebody Feed Phil, somos apresentados ao Phil Rosenthal, criador de Raymond e Companhia. Nesta série, Phil viaja ao redor do mundo explorando a cultura e gastronomia de cidades famosas como, por exemplo, Bangkok, Cidade do México, Lisboa, Rio de Janeiro, entre outras. 

Possui 4 temporadas, lançada desde 2018. Mas não são longas, com quantidade de episódios entre 5 e 6. 

Uma curiosidade é que a série se popularizou tanto, indicada ao Emmy de Melhor Reality Show não estruturado.

Assista na Netflix

11. Requintados repaginados

Em Requintados Repaginados, cozinheiros talentosos competem para transformar, de forma criativa, restos de comida em refeições saborosas. Além de ser ótima para pegar dicas de culinária, também é boa para saber e entender como inovar na cozinha, por exemplo. 

A série possui apenas 8 episódios, sendo lançada em 2020. É apresentada pela atriz e musicista Jackie Tohn e dois jurados, David So e Rosemary Shrager. Portanto, é uma série divertida, para passar o tempo e pegar boas dicas. 

Assista na Netflix.

12. Um tempero de outro mundo

A série tailandesa, Um Tempero de Outro Mundo, é um remake de uma sul-coreana, Oh My Ghost, mas tem sua própria marca. Conta a história de uma chef tímida, possuída por um espírito atrevido. Isso faz com que ela acabe ganhando uma nova personalidade, que atrai um figurão da gastronomia, sua antiga paixão. 

Então, tem apenas uma temporada, lançada em 2018. São 16 episódios, sendo que cada um tem, por volta, de 1 hora e 10 minutos. 

Assista na Netflix.

Há menções honrosas que podemos citar, como, por exemplo, Mandou Bem, Final Table, The Chef Show, Sugar Rush, A Origem do Sabor, entre outras. 

Conclusão sobre séries para estudantes de Gastronomia 

O audiovisual pode nos trazer experiências incríveis, principalmente se nos relacionamos com o tema abordado. Pode ser uma boa forma de passar o tempo, de se divertir e de aprender. 

O mais interessante é ver séries de diversas localidades e conhecer pratos de diferentes culturas. Há programas semelhantes, mas com participantes de nacionalidades distintas, o que é ótimo para comparação e expansão de conhecimento. 

Portanto, agora que você pegou essas 12 dicas de séries para estudantes de Gastronomia, está na hora de dar um play na Netflix e conhecer as histórias que mais te interessam. Boa maratona!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.