InícioDicasOrientação vocacional4 dicas para te ajudar a escolher um curso superior

4 dicas para te ajudar a escolher um curso superior

Você está naquela fase da vida que precisa escolher um curso superior? Para isso, preparamos um material completo com algumas dicas para ajudá-lo a tomar essa decisão. Confira nosso guia e faça a escolha certa!

Porém, é importante lembrar que essa escolha não precisa ser definitiva. É possível querer seguir outro caminho profissional depois de anos. E, além disso, podemos trocar de curso ao longo da graduação. Portanto, tenha calma e veja nossas dicas.

Por que realizar um curso superior?

Antes de entrarmos nas dicas de como escolher um curso superior, falaremos sobre a importância dessa formação. 

A realização do curso superior é o que nos coloca um passo à frente no mercado de trabalho. Com uma graduação ou tecnólogo, você se torna apto a realizar um trabalho especializado. E isso faz a diferença para o seu futuro.

Escolher entre as diversas possibilidades de curso superior começa com uma simples decisão: a de realizar o curso. E é essa decisão que deve ser tomada por quem procura melhores posições no futuro.

É claro que com essa decisão, há outros pontos envolvidos. Entre eles, o trabalho duro e a necessidade de escolher um curso superior com o qual você se identifique. Além disso, a escolha por uma instituição de qualidade e a pesquisa a respeito do mercado de trabalho.

Escolher um curso superior

Agora que você já sabe da importância em cursar o ensino superior para o seu futuro, chegou a hora de escolher o curso. E essa etapa pode ser a mais importante e decisiva para o seu caminho a ser trilhado.

Apresentaremos a seguir uma série de dicas e etapas para ajudá-lo a tomar uma decisão. Vem com a gente e comece a se preparar!

Conheça a si mesmo

Por mais profunda que essa dica possa parecer, ela é determinante para a escolha de um curso superior. E isso ocorre devido ao fato de que é preciso tomar uma decisão que reflita nossos interesses e habilidades.

Um curso superior, como dissemos anteriormente, poderá determinar toda a sua trajetória. E essa trajetória precisa refletir quem você é e pelo que você se interessa. Caso isso ainda não esteja claro, procure avaliar, de forma crítica, seus gostos, desejos e sonhos.

Para começar, pense nas coisas que você gosta de fazer e é bom fazendo. Pode parecer óbvio, mas, é a partir daí que começa a surgir uma ideia do que você pode fazer como profissão. Afinal de contas, unir habilidade e preferências é o ideal.

Saber no que você é bom e o que gosta de fazer é a primeira etapa para selecionar cursos superiores. Mesmo que você não tenha uma resposta conclusiva logo de primeira, é possível entender qual seria a área de atuação ideal.

Conheça mais profundamente alguns cursos

No processo de escolher um curso superior, você irá precisar dedicar um tempo à pesquisa. Depois de pensar sobre suas habilidades e preferências e delimitar os cursos que você faria, é hora de conhecê-los. E, assim, começar a entender mais sobre cada um.

Essa etapa irá ajudá-lo a saber, mais a fundo, sobre os cursos que você se interessou inicialmente. E é aqui que você irá, aos poucos, eliminar alguns cursos da sua lista inicial. Por exemplo: talvez você descubra que Medicina não é o que gostaria de fazer, mas ainda considera o curso de Biologia.

Para realizar esta etapa com maestria, sugerimos que você converse com profissionais da área, se possível. Além disso, procure mais sobre a grade curricular e o dia a dia da graduação. E, por fim, visite uma instituição e converse com professores que atuam neste curso.

É importante lembrar, contudo, que essas pesquisas são subjetivas. Isso acontece porque alguns alunos se interessam por certas áreas e outros preferem outras disciplinas. Por isso, ao pesquisar sobre os cursos, entenda que a experiência pode ser diferente para cada um.

Analise o mercado de trabalho e as áreas de atuação

É preciso ter em mente que, ao escolher um curso superior, é necessário pensar nas áreas de atuação e no mercado de trabalho. Por mais que essa não deva ser sua prioridade, é importante entender como seu curso é aplicado no mercado.

Isso porque, muitas vezes, o que vemos nas aulas da graduação são diferentes das áreas de atuação do mercado. Então, antes de confirmar tal escolha, pesquise sobre como trabalhar, média de salário da categoria e locais nos quais a carreira mais cresce.

Com essa análise, é possível não só escolher o curso superior, mas, também, a instituição, alguma especialização a seguir, cursos complementares e, até mesmo, a cidade na qual a graduação será feita. Por exemplo: para quem procura a área de engenharia de petróleo, é interessante estar em cidades que possuem esse mercado.

Decisões estratégicas

É claro que a prioridade na hora de escolher um curso superior deve ser a aptidão. Mas, não podemos ignorar que essa decisão depende, também, de certas escolhas estratégicas. E são elas que, muitas vezes, dão o ponto final em pontos em aberto.

Para começar, o investimento financeiro a ser feito deve ser uma dessas decisões estratégicas. Mesmo que a escolha seja por uma faculdade pública, muitas vezes é necessário investir em cursos de preparo. E, na maioria das vezes, é preciso ter uma economia para cobrir os gastos ao longo do curso.

Além disso, algumas outras decisões estratégicas precisam ser levadas em consideração. Entre essas, a localização da instituição, a duração esperada do curso, a necessidade de estágios obrigatórios e outros.

Todas essas informações, juntamente com aquelas relacionadas à aptidão e às habilidades, irão encaminhar o candidato na hora de escolher um curso superior que ofereça o que ele procura. E, assim, fazer com que ele tenha uma escolha segura e consciente.

Por fim, é bom repetir que essa escolha não precisa ser definitiva. É possível mudar sua carreira ou área de atuação ao longo do tempo. Descobrir novos objetivos e aptidões. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.