InícioGraduação4 inovações do ensino superior

4 inovações do ensino superior

O ensino superior está cada vez mais ousado e acessível. E quanto mais falamos sobre o setor de educação, mais novidades descobrimos quando o assunto é inovação e uso de tecnologias. Entretanto, é muito comum entendermos esse conceito como sinônimo de coisas high tech. Mas inovação é algo que é novo, algo que não existia antes. 

No post de hoje, a Voomp vai mostrar 4 inovações do ensino superior que talvez você ainda não conheça, mas que tem mudado os rumos do setor da educação no Brasil. Em suma, tais pontos estão relacionados ao emprego de novas tecnologias e outras alterações no que conhecemos como ensino tradicional. 

Assim como o estudante mudou, é natural que se promovam mudanças dentro do sistema educacional, nos currículos das universidades e na forma como o ensino superior é oferecido em nosso país. 

Aqui no HF você já ouviu falar em algumas destas inovações. Contudo, sempre vale falar de todas elas para quem ainda não conhece.

4 inovações do ensino superior

No mundo, existem inovações boas e inovações ruins, o que pode ocorrer em qualquer setor da sociedade. Porém, neste post trataremos de mudanças positivas que tornaram a educação superior ainda melhor.

Além disso, é preciso pensar no conceito de inovação e os fundamentos metodológicos que estão ligados nesse processo. Qualquer processo de inovar não é simples, é uma tarefa complexa que envolve a gestão dentro da universidade, seu corpo pedagógico e administrativo. A inovação é um processo de todos os envolvidos, com destaque para os estudantes. 

Vem com a gente para conferir cada uma delas, esperamos que gostem. 

1 – Diplomas de Ensino Superior de curta duração

Uma coisa é certa, muitas pessoas querem e buscam cada vez mais os cursos com duração máxima de dois anos sem que isso reduza a qualidade do ensino. Em função disso, já é comum o surgimento de iniciativas com foco em segmentos do mercado, como por exemplo, a Academia Tech.

Basicamente, o projeto é 100% focado em cursos ligados às áreas de tecnologia e inovação. Sem perder em nada para os cursos de mais duração, as graduações da Academia Tech foram pensadas para a formação de recursos humanos prontos para atuação no mercado de trabalho. 

O ensino diário é totalmente online, mas conta com equipes especializadas em mentoria de carreira. Elas ficam disponíveis para auxiliar todos os interessados na construção de trajetórias bem-sucedidas.

Se gostou, vale a pena clicar aqui e conferir este projeto inédito no Brasil!

2 – Trilhas de Carreira, mais do que atividades extracurriculares

Atualmente, o mercado de trabalho está em constante transformação e uma instituição de ensino superior séria deve focar na formação de profissionais capacitados e na questão de cidadania.

Universidade Anhanguera e o Trilhas de Carreira

Também inédita no Brasil, a iniciativa Trilhas de Carreira vem mudando o cotidiano dos estudantes universitários. O que destaca a sua importância na formação acadêmica e como fator de inovação de metodologia no ensino superior. Além de certificados em cada uma delas, as disciplinas trazem conteúdos e aulas especializadas com foco em determinado assunto.

Com foco em todos os tipos de áreas de estudo e aprimoramento pessoal, o projeto é oferecido apenas para alunos matriculados da Anhanguera. Aproveite e confira abaixo os braços de formação complementar das Trilhas.

  • Gestão e Inovação (Empreender na Teoria e, na prática);

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (Noções econômicas, políticas e geográficas do Brasil e do mundo);

  • Educação Financeira (Para a vida pessoal e profissional);

  • Estratégia Ética na saúde (Formando líderes na gestão de saúde);

  • Noções de Direito (Conceitos jurídicos essenciais aplicados à vida);

  • Idiomas (Dominando diferentes línguas);

  • Negociação e Liderança (Como ter sucesso em uma negociação);

  • Marketing Digital (Aprenda conteúdos, linguagens e como gerenciar ferramentas com maior facilidade).

3 – Cursos 100% online e semipresenciais

Antes de mais nada, o ensino superior hoje está presente em todos os cantos do Brasil. Já não tão restrito como antes. E o melhor, não está retido mais nos grandes centros urbanos ou nas capitais brasileiras. 

Logo, com a disseminação da internet e da tecnologia móvel o perfil dos estudantes se tornou ainda mais plural e longe de ser estereotipado. Agora, a educação chega dentro dos lares com seus cursos 100% online ou semipresenciais.

Exemplo disso é a Academia Tech que citamos acima neste mesmo post. Mas além disso, já estão disponíveis dezenas de diplomas e formações superiores de maneira 100% online. Definitivamente, sendo esta uma das maiores e mais incríveis inovações no mundo do ensino superior. Onde antes havia uma barreira para o acesso ao ensino e os problemas das distâncias geográficas, temos atualmente milhares de alunos realizando o seu sonho. Tudo graças à tecnologia unida à novos tipos de pedagogias.

4 – Formação de cidadãos

Falar em inovação no ensino superior é falar na mudança de perspectivas para os próprios alunos. Ao contrário de investir somente em profissionais, muitas universidades se preocupam com a formação das pessoas. 

Nessa direção, são necessárias mudanças nas metodologias tradicionais, além de focar em educar de forma inovadora e contundente.  Em outras palavras, com o avanço da tecnologia e da sociedade cada vez mais ‘mobile’, as estratégias de atrair mais estudantes e tornar os profissionais competitivos para mercados cada vez mais exigentes é uma prioridade.

Sem falar que o aprendizado técnico científico deve acompanhar a formação do caráter de cada pessoa. Ou seja, não basta oferecer algo novo, é fundamental se preocupar com o lado coletivo e social da pessoa que está cursando uma IES (Instituição de Ensino Superior).

Considerações finais sobre o ensino superior brasileiro

Nunca antes tantos brasileiros foram tão beneficiados por instituições de ensino superior como nos últimos anos. Sem dúvida alguma existem dois pilares responsáveis por isso. Basicamente, as novas tecnologias e as oportunidades oferecidas pelas próprias faculdades. 

Hoje, podemos dizer que cada vez mais o brasileiro isolado em qualquer região do país pode fazer a sua graduação online. Sem falar que terá o acompanhamento de vários professores capacitados. Entretanto há muito a ser feito. Mas certamente estamos no caminho certo quando o assunto é educação superior e inserção dos jovens e adultos no mundo das universidades.

Se você gostou do nosso post, aproveite para ler outros do mesmo tema ou quem sabe se aprofundar em uma das diversas áreas acadêmicas ou profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.