InícioGraduaçãoAdministração5 áreas de Administração que valem a pena se especializar

5 áreas de Administração que valem a pena se especializar

As exigências do mercado de trabalho ou mesmo a vontade de aprimoramento pela continuidade dos estudos fazem com que muitos profissionais procurem uma especialização. A Administração é uma das áreas que possuem maior diversificação em campos de especialidades, gerando dúvidas sobre qual caminho seguir após a graduação.

Para ajudar na escolha, a Voomp selecionou cinco áreas da Administração que possuem grande procura de profissionais, e são campos bem interessantes para se especializar; confira abaixo:

Como se especializar em uma área de Administração?

Após a conclusão da graduação, um dos caminhos para a continuidade dos estudos é seguir com uma especialização ou pós graduação. Curso com duração média de um ano que aborda algumas disciplinas específicas da área, na maioria dos casos, finalizando com a construção e apresentação de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Geralmente em forma de monografia, que deverá abordar estudos sobre algum tema específico.

Os cinco temas abaixo estão entre os mais populares procurados pelos estudantes de Administração:

Gestão Financeira

Considerada uma das áreas mais tradicionais da Administração, a Gestão Financeira também é conhecida por exigir um maior conhecimento de disciplinas como matemática e contabilidade. Economia e estudos do mercado também podem ser abordados na especialização em  Gestão Financeira.

Logo, a especialização de Administração em Gestão Financeira forma profissionais capacitados em administrar as receitas e despesas de uma empresa. Assim como calcular custos, recursos, orçamentos e projetar vendas e lucros.

O gerente financeiro pode ser responsável por elaborar planilhas de orçamento para todos os setores da empresa, pagamento de salários, fornecedores, funcionários terceirizados, eventos, ações internas e levantamento de impostos, visando o lucro e evitando prejuízos.

Gestão de Marketing

O gerenciamento de marketing ou mercadologia, é constantemente associado a produção de propagandas. Quando na verdade vai além. São analisadas quatro competências básicas em um processo de vendas, ou seja, produto, preço, promoção, e pontos de distribuição. O profissional dessa área deve criar estratégias nestes quesitos para um bom desempenho da venda de um bem ou serviço.

Ou seja, o profissional de Administração especialista em Marketing deve criar estratégias para aproximar a empresa de seu público. Precisa ir além da criação de campanhas de mídia; a meta é o fortalecimento de uma marca.

Outro termo ligado a esta especialidade é o Marketing Digital, tipo específico de especialização, que aborda as ferramentas de mídia digital. Vai desenvolver estratégias na Internet, através de sites, blogs, redes sociais e aplicativos, visando o fortalecimento da marca e criação de campanhas mercadológicas para divulgação e venda.

Logística

É o estudo dos processos internos para produção, estoque, armazenamento e transporte de mercadorias e insumos de uma empresa ou instituição. Os processos de logística em uma indústria iniciam com a aquisição de matéria-prima, com estoque e posterior produção, finalizando com o transporte até o destino final.

Os profissionais de Administração especializados em logística, podem fazer parte de todos estes processos. Precisa realizar cotações para obter o melhor custo-benefício, sem desperdícios, dentro de todas as normas de segurança e qualidade. Também pode se utilizar de recursos tecnológicos como softwares para o monitoramento de todos estes processos e expedição de relatórios.

Gestão de Pessoas

Mais conhecido como Recursos Humanos, esta área, hoje com uma definição mais abrangente, foca no gerenciamento do departamento pessoal. Além de alocação de funcionários, desenho de tarefas e funções dentro da empresa, assim como o bem estar dos colaboradores.

O profissional em Administração com especialização em Gestão de Pessoas pode participar de processos de recrutamento e seleção de funcionários, admissão e treinamento. Além de definição de planos de cargos e de carreira. Também pode ser responsável pela comunicação interna entre diferentes setores da empresa.

Gestão Ambiental

Questões ligadas à sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são o foco desta área.  Fundamental em determinados tipos de empresas, como por exemplo, indústrias cuja produção causa impactos ambientais onde está instalada. Entidades governamentais também precisam desenvolver trabalhos voltados para a preservação do meio ambiente.

Portanto, o gestor ambiental em Administração deve atuar junto à instituições públicas e privadas. Necessita identificar possíveis riscos ambientais, realizando relatórios, observando a legislação ambiental local em vigência, e providenciando licenciamento ambiental.

Qual a melhor área para investir em uma Especialização?

Não existe uma área de Administração considerada melhor. A escolha depende mais da aptidão do profissional, seu gosto pessoal e vontade em investir em uma área específica. Além disso, o êxito em determinada área também está ligado às oportunidades que possam surgir no mercado de trabalho.

A Administração é um curso da área de Ciências Sociais Aplicadas, que possui competências e habilidades variadas. Podem ser combinadas em diversas áreas de atuação que se complementam. Como por exemplo: um profissional especializado em Gestão Financeira poderá atuar e buscar mais conhecimentos em Auditoria, Controladoria e Perícia Administrativa. Assim como alguém atuando em Gestão Ambiental poderá se especializar futuramente em Marketing visando trabalhar com Marketing Ambiental.


Quer entender mais sobre Graduação em Administração? Confira algumas matérias interessantes:

Como o curso de Administração pode ajudar a empreender

Conheças as diferenças entre presencial, semipresencial e EaD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.