InícioDicas5 cursos que não envolvem matemática

5 cursos que não envolvem matemática

Se os cálculos definitivamente não são a sua praia e você deseja encontrar-se em uma área, fique conosco para conhecer 5 cursos que não envolvem matemática na grade curricular.

Sabemos que a escolha de um curso superior pode ser repleta de dúvidas. Mas, saiba que se você se interessou por essa matéria, já percorreu um bom caminho. Porque ter certeza do que não se gosta é muitas vezes o que falta para conhecer o que se tem afinidade. Por isso, vamos tratar aqui destas 5 graduações que não oferecem nenhuma matéria que envolva a matemática.

O primeiro passo nessa busca é trabalharmos com as opções das ciências biológicas e humanas. Então, vamos vasculhar juntos esses dois campos e verificar 5 opções de faculdades para você escolher.

Psicologia: mergulhando na mente humana

O curso de Psicologia é um velho conhecido das graduações. Mas, nunca se falou tanto em saúde mental como agora. Por isso, colocamos a Psicologia como uma boa opção entre os 5 cursos que não envolvem matemática. E isso porque o objeto de estudo desse curso é a mente humana e seus complexos e distúrbios.

Dados do Ministério da Economia já apontam um aumento expressivo de mais de 30% nos pedidos de afastamento por transtornos mentais, em 2020. E, como sabemos, esse avanço é devido à pandemia que enfrentamos no momento. Este apontamento indica uma alta demanda pela área da psicologia, que não se detém apenas entre as quatro paredes do consultório. Existem outras formas de atuação, como, por exemplo, em plantões psicológicos.

Se quiser saber mais sobre essa forma de atender na área da psicologia, clique aqui e saiba o que é o plantão psicológico.

Na grade curricular, o aluno irá aprender sobre teorias do desenvolvimento humano, comportamento e demais atualidades em relação aos distúrbios mentais. O tempo de curso é de 5 anos e o estágio é obrigatório.

A enfermagem está em alta, confira!

Não só na área mental, como também a enfermagem ganha cada vez mais destaque na atualidade. Saber lidar e administrar processos de atendimento, como o ambulatorial e de terapia intensiva, são requisitos profissionais de uma enfermeira ou enfermeiro. E esse trabalho acompanha a crescente demanda por esses profissionais.

A enfermagem foi impulsionada pela pandemia, mas já vinha com forte tendência de alta ao longo dos anos devido a fatores, como:

  • O aumento de políticas públicas em saúde;
  • Maior necessidade de acompanhamentos de homecare;
  • Requisições dentro do campo de saúde do trabalho;
  • Alterações na pirâmide etária brasileira, com aumento de idosos, entre outros.

O curso de nível bacharelado é moderno por conter na sua grade curricular as matérias mais importantes da área aliadas aos contextos de hoje. Portanto, é uma formação capaz de integralizar conceitos de sempre da enfermagem com novas estratégias em saúde.

Se quiser conhecer as faculdades de Enfermagem que estão em sintonia com as demandas do mercado, indicamos a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. Além de possuírem uma excelente estrutura para o aluno, também ofertam bolsas de estudo.

Conhecendo o promissor tecnólogo em Design de Interiores

Se você gosta de criar e lidar com projetos de decoração, existe um curso muito promissor para isso. Estamos falando do tecnólogo em Design de Interiores. Hoje em dia, a maioria das empresas de decoração e grandes construtoras investem em profissionais que atendam a essa crescente procura! Muitos negócios que envolvem a venda ou locação de imóveis de médio e alto padrão estão atrelados ao design de interiores, pois é um item que valoriza as transações.

Ainda, esse curso é de nível tecnólogo, o que gera otimização de matérias. Assim, o aluno entra mais rápido no mercado de trabalho. Normalmente, as mensalidades desse tipo de cursos são mais baixas, o que pode ser uma grande vantagem.

A graduação em Design de Interiores é devidamente reconhecida pelo MEC, o Ministério da Educação. Isso é importante, pois a boa colocação no mercado de trabalho depende também de áreas com reconhecimento. Na grade de matérias, você poderá encontrar:

  • Conforto dos ambientes;
  • Desenho computacional;
  • Design de interiores residencial;
  • Ergonomia aplicada;
  • Paisagismo;
  • Projeto e gestão do design;
  • Representação gráfica digital, entre outros.

A licenciatura em Filosofia e a carreira acadêmica

A licenciatura já é um tipo de graduação que traz a bagagem pedagógica como destaque. Ou seja, licencia o aluno a atuar como professor em determinada matéria. Nesse caso, estamos falando da carreira acadêmica em Filosofia.

É um campo que tem ganhado os holofotes, principalmente pelos novos filósofos e sua atuação na mídia. Mas a filosofia pode ser um ramo muito interessante para quem quer se dedicar à carreira acadêmica. Por isso, pontuamos como um dos 5 cursos que não envolvem matemática.

O pensamento filosófico ocidental remonta a aproximadamente 2500 anos. Quer dizer, estamos falando de uma ciência que possui muitas vertentes de ideias. Para isso, o curso prepara os alunos a alinhar o senso crítico por meio dos principais pensadores da humanidade.

Além disso, fazer essa faculdade habilita o profissional a lecionar em escolas públicas e particulares na área, nos ensinos fundamental e médio. Então, se a sua vocação é propagar a matéria do Saber, por excelência, e instigar o senso da análise e da crítica, recomendamos a licenciatura em Filosofia.

Tecnólogo em Gastronomia para quem sonha se tornar um chef!

Não basta cozinhar bem, ou ter aquele tempero que é só elogios. O profissional da gastronomia é alguém preparado para gerenciar e planejar na área de serviços da alimentação. É claro que o curso tecnólogo prevê matérias práticas da cozinha. Mas existe também muita teoria por trás do profissional.

O curso é bastante importante para a construção de uma trajetória de sucesso na gastronomia. inclusive, se seu desejo também é empreender como chef de cozinha, abrindo seu próprio negócio.

Então, se você realmente sonha com isso, recomendamos que faça o tecnólogo em Gastronomia para ingressar no mercado de trabalho mais preparado. Também, estar em uma graduação focada como essa é sempre um bom lugar para networking. O que pode ser fundamental para colocar os seus talentos para todo mundo ver!

No curso, podemos encontrar disciplinas como:

  • História da alimentação;
  • Enologia;
  • Comportamento organizacional;
  • Confeitaria;
  • Cozinhas de diversos países;
  • Gastronomia brasileira;
  • Higiene e controle de alimentos;
  • Panificação;
  • Planejamento de cardápio;
  • Projeto integrado em gastronomia;
  • Serviço, etiqueta e cerimonial;
  • Técnicas básicas de cozinha;
  • Tecnologia de alimentos e outros.

Por fim, temos outra matéria que fala sobre carreiras. Dessa vez, vamos saber como escolher a profissão certa de acordo com a personalidade: clique aqui e descubra!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.