5 dicas para encarar o curso de Administração

Raiza Moreno
Colaboradora Raiza Moreno

Crédito: Foto de CoWomen no Pexels

Primeiro, escolher um curso para adentrar não é nada mole. Ainda, as coisas não se tornam mais fáceis depois do ingresso, sabia? Dessa forma, criamos este artigo para você, que quer ser um administrador, vai entrar na faculdade e, deve conferir as nossas 5 dicas para encarar o curso de Administração.

Continue para aqui e leia o nosso artigo com atenção.

Como é o curso de Administração?

Antes de mais, você deve compreender como é o curso e quais as funções de um administrador, para assim, conferir as dicas de como encarar o curso.

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

O administrador é um profissional bastante plural. Este, desempenha funções que vão muito além do gerenciamento de uma empresa, projeto ou instituição.

Para além das funções mais óbvias relacionadas à gerenciamento e administração de forma geral, o administrador deve ser um profissional com muito senso de humanidade. Haja visto que ao coordenar equipes, delegar tarefas e criar estratégias para manter a estabilidade empresarial ou alavancar um negócio, deve-se, portanto, ter jogo de cintura e empatia.

Quanto tempo dura o curso de Administração?

O curso de Administração é bacharelado e dura em média 4 anos. Mas, o administrador pode ainda, realizar pós-graduações e especializações para sofisticar e edificar a sua carreira.

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Qual a área de conhecimento?

A Administração é um curso considerado das Ciências Sociais AplicadasTodavia, engana-se quem pensa que irá fugir dos números, pois, um bom administrador necessita de conhecimentos matemáticos e de lógica.

Exige estágio obrigatório?

A resposta é um sonoro: SIM!

O estágio obrigatório, na maior parte das faculdades, exige entre 160 a 300 horas de obrigatoriedade em um ou mais estágios.

Como encarar o curso de Administração?

Agora, iremos começar as dicas em relação ao graduando em Administração e o bom desempenho no decorrer do curso. Embora, não pense que as dicas envolvem somente o momento da graduação.

Mas, sem mais delongas, vamos começar!

1- Estude para o vestibular

Eu sei, eu sei. O título fala de como encarar o curso de Administração, mas, uma boa forma de encarar o curso, é vive-lo com tranquilidade desde o ingresso.

Assim, estudar para o vestibular, para além de trazer a possibilidade do ingresso propriamente dito, se você optar por uma faculdade particular, poderá te trazer descontos. É, isso mesmo. Ter uma boa nota no ENEM ou na prova de vestibular da própria instituição, pode te fornecer descontos na matrícula, bolsas e até na mensalidade.

2- Planeje-se financeiramente

O planejamento financeiro é fundamental não só para a mensalidade do curso, como também nos demais eventos cotidianos que o permeiam.

A vida do universitário requer livros, passagens de ônibus, impressões, manhãs/tardes/noites para além do horário das aulas para realizar trabalhos, provas e muito mais. Ou seja, os gastos ao longo do curso, serão diversos.

Portanto, ao calcular o quanto será investido na mensalidade, acrescente também – se possível todo mês, uma reserva para possíveis gastos “não planejados”.

3 – Visite os sebos da sua cidade

Sabe-se que vivemos a era da tecnologia, mas, ter livros físicos pode ser muito bom para você, estudante. As pessoas têm perfis diversos para estudar e é fato que muitos de nós seguimos apegados ao livro físico, e isso não é ruim.

Mas, o que pode ser ruim é gastar dinheiro desnecessariamente. Sendo assim, invista em materiais usados. Visite sebos, entre em grupos na internet e compre materiais que estão ali, disponíveis e em um preço mais amigável.

4 – Comprometa-se com os estudos

Além das horas estudadas durante as aulas, é fundamental reforçar, revisar e se preparar. Sendo assim, separe alguns minutos no seu dia, ou algumas horas ao longo da semana para dedicar-se para além do básico visto em aula.

Para tornar-se um bom aluno e futuramente, um bom profissional, esforço é necessário. Nada é conquistado sem dedicação. Ou seja, para destacar-se e sair da graduação pronto para o mercado de trabalho, terá de investir em você e estudar.

5 – Estágio obrigatório. Ou seja, você terá de realiza-lo para conseguir se graduar.

Ademais, são requeridas muitas horas de obrigatoriedade dedicadas ao estágio. Mas, além disso, é importante compreender o valor do estágio.

O estágio visa trazer experiência profissional ao estudante. Sendo assim, ao realiza-lo, você irá construir o seu repertório.

Desse modo, as universidades permitem que as horas de estágio sejam divididas, por exemplo, em empresas ou instituições diferentes. Isso acontece da seguinte maneira, digamos que você tenha 300 horas a cumprir, mas, você escolhe fazer 150 em uma empresa e as outras 150, em outra empresa com outra vertente administrativa.

Essa situação pode ser absolutamente enriquecedora ao currículo do graduando. Também, após cumprir as horas obrigatórias, você pode continuar atuando e realizando estágios – e é claro, sendo remunerado por sua contribuição.

Por fim, devido à quantidade de horas dedicadas, realiza-lo no início pode te tranquilizar ao longo do curso, trazendo um certo respiro ao dar check em uma tarefa tão importante. E, fazer de forma espaçada, te prepara para outros estágios e até empregos durante a graduação.

Considerações finais

Ao adentrar em um curso como a Administração, pressupõe-se que o estudante que fez essa escolha, tem no mínimo, desejo de ser organizado e social. É claro, que as habilidades são construídas e refinadas pedagogicamente ao longo da graduação, mas, o desejo implícito em administrar, coloca nas entrelinhas, a habilidade organizacional prática e mental.

Percebe-se, por fim, que preparar-se é a chave. A preparação perpassa o planejamento financeiro, as atividades cotidianas, o empenho consigo e com as obrigatoriedades impostas pela faculdade. Dessa forma, se planejar e se conhecer são elementos-chave para o êxito.

Todavia, as dicas se encerram aqui, mas a conversa não. Continue buscando, se informando e preparando-se. Portanto, confira as demais leituras abaixo:

Negócios Internacionais é importante para Administração

5 motivos para escolher Administração como segunda graduação

Descubra porque os estágios na faculdade são indispensáveis para a sua carreira

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.