InícioGraduaçãoEnfermagem5 dicas para encarar o curso de Enfermagem

5 dicas para encarar o curso de Enfermagem

Se você gosta de cuidar do próximo, talvez esteja pensando em cursar Enfermagem. Desse modo, conhecer melhor a área é um bom ponto de partida para se tornar um excelente profissional. Atualmente, a Enfermagem é um dos cursos na área da saúde mais procurados pelos estudantes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área da Enfermagem conta com 1.480.653 profissionais. A popularidade do curso se dá devido às excelentes oportunidades de carreiras e pela expansão da profissão. Enfermagem é a bola da vez!

Assim, para ajudá-lo nesse momento de preparação, destacamos aqui neste conteúdo 5 dicas para encarar o curso de Enfermagem e se dar bem nessa carreira. Confira!

Como é o curso de Enfermagem?

A pandemia da Covid-19 mudou quase tudo que conhecemos! Fez com que algumas áreas tivessem maior destaque e quase duplicou a necessidade de contratações profissionais. Além disso, a graduação de Enfermagem passou por muitas mudanças com o passar dos anos.

Nesse sentido, a graduação dura em média de 4 a 5 anos, com uma carga horária mínima de 4.000 horas, dependendo da instituição e da distribuição de disciplinas. Durante o ano letivo, o estudante terá acesso a todas as matérias essenciais com aulas práticas e teóricas.

A Enfermagem é um curso que prepara os profissionais para atuarem na promoção, prevenção e no bem-estar do indivíduo. Essa graduação mescla disciplinas teóricas — como Anatomia, Fisiologia, Administração, Fisiologia, Sociologia e Psicologia — com aulas práticas.

Outro fator muito importante que deve ser priorizado pelo estudante é a escolha da instituição de estudo. Por isso, sempre opte por instituições credenciadas ao Ministério da Educação (MEC). Assim, além de ser o órgão responsável por regulamentar os cursos, é também a instituição que avalia a qualidade das faculdades e as atribui notas.

Sabemos que a escolha da graduação pode ser um período com bastante dúvidas e que pode, até mesmo, gerar muita ansiedade nos futuros graduandos. Então, prepare-se para colocar a mão na massa e confira algumas dicas antes de encarar o curso de Enfermagem.

Vamos às dicas!

Alguns erros podem atrapalhar seu resultado no plano de ingressar no ensino superior. E, isso é tudo o que você não quer, certo? Portanto, preparamos uma lista para ajudá-lo a encarar esses desafios.

Dica 1: Escolha uma boa faculdade

Você já deve ter ouvido que a escolha da faculdade faz toda diferença, certo? Bom, isso é verdade! A escolha da instituição é sempre um momento muito importante para os jovens estudantes. Para ajudá-lo nesse critério, segue alguns pontos que devem ser avaliados:

  • Reconhecimento da instituição pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Infraestrutura, ou seja, se atende suas necessidades estudantis;
  • Qualificação do corpo docente;
  • Facilidades financeiras como bolsas, descontos, mensalidades acessíveis;
  • Reputação de ex-alunos;
  • Projetos de inserção no mercado e parcerias para estágios e oportunidades de trabalho.

Dica 2: Prepare-se para o vestibular

De modo geral, quem opta por prestar o vestibular para Enfermagem já sabe que a Saúde é a base dessa área. Entretanto, não se engane no vestibular porque durante a prova caí um pouco de cada matéria. Além disso, há formas de se preparar para evitar complicações. Exemplos:

  • Conheça o edital das provas;
  • Conheça as modalidades de vestibular;
  • Faça simulados;
  • Tenha uma rotina organizada de estudo;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Não esqueça de fazer pausas.

Dica 3: Desenvolva competências além da parte técnica

De acordo com a Catho, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros, se comparado ao mesmo período de 2019. Desse modo, mais vagas significam mais concorrência! Por isso, para se destacar nessa carreira, é preciso preparação.

Assim, você poderá pensar que só deve se preocupar com áreas técnicas de se especializar. Mas, na prática, você precisa, antes de tudo, lidar com pessoas, pois você será o principal elo entre o paciente e a família.

Profissionais que desenvolvem liderança, boa comunicação, flexibilidade e boa comunicação saem na frente. As chamadas soft skills – habilidades interpessoais – são fundamentais a esses profissionais. Invista nesses conhecimentos e habilidades!

Dica 4: Conheça as áreas de atuação

A graduação de Enfermagem é uma das áreas mais tradicionais da saúde, como já vimos acima. Embora haja tantas opções, é preciso bastante dedicação e pesquisa para escolher um campo de atuação promissor.

Você já deve ter ouvido a expressão que diz que é preciso conhecer o campo antes de jogar, certo? Isso vale, também, para a escolha profissional. Afinal, o que mais o estudante deseja é ingressar no mercado de trabalho com boas possibilidades.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está sempre de olho no mercado descobrindo e regulando novas áreas dentro dessa graduação. As linhas de atuação também são definidas pelo mesmo Conselho. Segundo o Cofem, e de acordo com a última normativa Resolução 581/2018, a Enfermagem pode ser classificada em 3 grupos principais:

  • Saúde Coletiva;
  • Gestão;
  • Ensino e Pesquisa.

Dica 5: Aprendizado e aperfeiçoamento constantes

À primeira vista pode parecer uma dica um pouco óbvia, mas, na verdade, é uma dica fundamental para quase todas as profissões. A tecnologia e as constantes evoluções atingem em cheio as áreas de saúde. Assim, cada vez mais são incorporadas atualizações visando melhorar a experiência do paciente.

Outra fator que faz essa graduação ser tão importante para sociedade é porque a mesma lida diretamente com vidas. Hoje em dia, descobre-se cada vez mais doenças ainda mais complexas. Por isso, é preciso estar em constante aperfeiçoamento.

Para construir uma carreira de sucesso como enfermeiro, você deverá estar permanentemente atualizado sobre sua área. Sendo assim, inclua hábito de leitura, participe de eventos e cursos em sua área, participe de simpósios e escute profissionais mais experientes na sua área de atuação.

Por fim, conforme abordamos aqui no texto, a área de Enfermagem precisa, também, evoluir na capacidade de empatia e resiliência uma vez que passa por situações delicadas em seu cotidiano. É preciso que o profissional esteja preparado e com o psicológico balanceado.

Após este conteúdo com dicas para encarar o curso de Enfermagem, você se sente mais preparado para tentar essa graduação? Esperamos que essas dicas tenham o ajudado na preparação. Portanto, mãos à obra e bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.