InícioGraduaçãoEngenharia5 dicas para enfrentar o curso de Engenharia Mecânica

5 dicas para enfrentar o curso de Engenharia Mecânica

Antes de irmos às dicas sobre o curso de Engenharia Mecânica é preciso dizer que faltam engenheiros no Brasil. Isso vale para todos os diferentes campos de atuação. Estimativas indicam que, atualmente, esse déficit seja 25 a 30 mil profissionais por ano.

Portanto, é possível imaginar o quanto essa situação impacta o desenvolvimento nacional. Afinal, não há mão-de-obra especializada suficiente para atender a todos os projetos necessários.

Embora a carreira de engenheiro leve algum tempo para decolar e ser bem remunerada, pois envolve muito aprendizado prático, é uma escolha compensadora.

Então, que tal saber mais sobre o curso de Engenharia Mecânica e o perfil desse profissional? Assim, você descobre se tem as características necessárias para uma trajetória bem-sucedida.

O que faz um engenheiro mecânico?

O engenheiro mecânico atua em várias frentes. Por exemplo, no desenvolvimento de dispositivos, máquinas e na análise e teste desses equipamentos.

Além disso, participa de processos de certificação, do projeto de linhas de produção, de cálculos para otimizar a produtividade etc.

Por fim, há engenheiros mecânicos no desenvolvimento e integração de aplicativos, nano-materiais, novas fontes de energia, biocombustíves e muito mais. Viu só como oportunidades diferentes podem ser alcançadas com o curso de Engenharia Mecânica?

Contudo, levantamentos indicam que no Brasil cerca de metade dos estudantes de engenharia abandona o curso antes da formatura. A princípio, alguns poderiam culpar os altos valores das mensalidades, mas essa não é a única causa. A falta de motivação é principal responsável por abalar os estudantes e fazê-los desistir da faculdade.

5 dicas para enfrentar o curso de Engenharia Mecânica

Para não se deixar atingir pela desmotivação fique ligado em cinco dicas valiosas para enfrentar o curso de Engenharia Mecânica.

  1. Seja resiliente e persistente, principalmente nos dois primeiros anos do curso, que são mais intensos e puxados;
  2. Ao longo do curso de Engenharia Mecânica desenvolva um excelente networking (ou seja, rede de relacionamentos) com professores e colegas;
  3. Saiba trabalhar em equipe e dividir tarefas e responsabilidades;
  4. Desenvolva a capacidade de se organizar e cumprir prazos e requisitos;
  5. Evite as famosas DPs durante o curso de Engenharia Mecânica, principalmente fase inicial da faculdade.

Seja resiliente e persistente, principalmente nos dois primeiros anos do curso

Os dois primeiros anos do curso de Engenharia Mecânica estarão voltados principalmente às Ciências Exatas (fórmulas, tabelas, cálculos etc.). Ou seja, o enfoque será bem teórico e aprofundado em comparação ao que você estudou dessas matérias no Ensino Médio.

Portanto, é fundamental manter a resiliência e a persistência em dia, pois é preciso boa disciplina mental. Nesse sentido, é importante desenvolver boa relação com colegas que poderão se somar a você para encarar o desafio.

E, acima de tudo, não crie uma barreira mental às matérias de exatas. Se isso acontecer será quase impossível estudar.

Ao longo do curso de Engenharia Mecânica, desenvolva um excelente networking

Encarar o curso de Engenharia Mecânica requer uma boa rede de relacionamentos. Ainda mais porque muitos dos trabalhos, ensaios e experiências serão feitas em grupo. Ou seja, integração é a palavra de ordem.

Além disso, como a didática dos professores varia de caso a caso, você pode precisar de apoio em algum ponto. Sendo assim, é nessa hora que um colega ou outros professores podem te auxiliar na compreensão de um tema mais complexo.

Do mesmo modo, esteja aberto a auxiliar seus colegas naquilo que você manda bem, formando uma rede de ajuda.

Saiba trabalhar em equipe e dividir tarefas e responsabilidades

Um bom curso de Engenharia Mecânica estará estruturado para simular ao máximo o dia a dia do futuro engenheiro. Assim, projetos e trabalhos experimentais serão feitos em equipe, tal como na empresa.

No “mundo real” do trabalho haverá prazos, etapas e tarefas determinadas, o que requer planejamento e organização. Portanto, é essencial que você atue em equipe e que suas entregas cumpram com o planejado e no prazo combinado.

Então, não haverá espaço para centralização excessiva ou procrastinação (o velho “empurrar com a barriga”). A chave do sucesso está no trabalho em equipe devidamente organizado, planejado e no qual todos cumpram com suas respectivas responsabilidades.

Desenvolva a capacidade de se organizar e cumprir prazos e requisitos

O modo de se organizar é um elemento que varia muito de pessoa para pessoa. Porém, será uma habilidade básica e muito exigida ao longo do curso de Engenharia Mecânica.

Nesse sentido, é importante que você faça uma autoavaliação quanto a esse quesito. Analise se você ainda precisa melhorar sua organização, reflita a respeito e trace um plano de desenvolvimento pessoal.

Como resultado, você terá muito mais condições de performar bem ao longo da faculdade, evitando acúmulos e pendências. Além disso, estará mais preparado para os desafios do mundo do trabalho, em que desorganização e prazos estourados são inaceitáveis.

Evite as famosas DPs durante o curso de Engenharia Mecânica

Enquanto enfrenta os desafios do curso de Engenharia Mecânica será natural que você sinta dificuldades pontuais. Afinal, não são todos os assuntos que agradam. Sem contar que outros serão bem teóricos e específicos.

Assim, a tendência natural é isolar as disciplinas que não agradam e deixá-las para depois. Entretanto, essa atitude, ainda que possa solucionar o problema em curto prazo, tem um lado complicado. Você pode acabar formando uma bola de neve, o que desestabiliza muito o desempenho e transforma a graduação em um processo ainda mais longo e estressante.

Por isso (e mais uma vez), é importante se organizar, demonstrar resiliência e persistência e evitar ao máximo as DPs. Com uma dose de disciplina quase sempre é possível revisar as matérias complicadas, estudar um pouco mais e seguir adiante.

 

Apesar de simples, essas dicas podem ajudar muito a encarar com garra o curso de Engenharia Mecânica. Se quiser conhecer essa carreira em mais detalhes, veja outros conteúdos que preparamos para você. Entre eles, o que saber sobre a faculdade de Engenharia Mecânica e o que a Engenharia Mecânica proporciona ao estudante. Até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.