InícioDicasEstudos5 dicas para equilibrar vida acadêmica e profissional

5 dicas para equilibrar vida acadêmica e profissional

Equilibrar a vida acadêmica e profissional pode parecer difícil, mas não é impossível. Muitas pessoas possuem a rotina de conciliar trabalho e estudos, pois almejam conquistar o seu diploma e uma carreira de sucesso na área escolhida. Pensando nisso, o Voomp separou 5 dicas para equilibrar a vida acadêmica e profissional de forma saudável e benéfica para o seu dia a dia.

Vamos lá?

Não é segredo que uma grande porcentagem dos brasileiros têm o costume de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. É da nossa tradição querer abraçar o mundo fazendo tudo de uma só vez. Em geral, um dos principais objetivos para um estudante que trabalha é pagar as contas. Uma parcela dessas pessoas trabalha em segmentos distintos ao que estudam, justamente para pagar as mensalidades da faculdade. 

Se você se identificou com esse perfil, continue conosco que vamos te mostrar 5 dicas para equilibrar a vida acadêmica e profissional.

Em tese, os jovens que estudam e possuem um emprego em período integral ou estágio precisam ser versáteis e otimistas. Dar conta das atividades em sala de aula, trabalhos para realizar em casa e o emprego pode ser puxado.

Para fazer o deslocamento de uma empresa para a faculdade, o aluno pode ter que pegar ônibus e metrô, chegar em casa cansado e as vezes, até precisa fazer a própria comida para continuar a sua rotina no dia seguinte. Então vamos ver aqui 5 dicas para equilibrar a vida acadêmica e profissional de forma saudável.

Organize suas atividades:

Primeira dica e, talvez, a mais importante! Se você se considera uma pessoa desorganizada, repense os seus hábitos e tente mudar isso. Afinal, para estudar e trabalhar o aluno precisa ser um tanto quanto organizado.

Seja criativo, use o computador para fazer planilhas de organização de tarefas, registre os seus feitos nela e leia ao decorrer do dia. Na planilha você também poderá verificar novas pendências e selecionar o que é mais urgente a fazer. Vale tentar!

 Respeite os seus horários:

Uma das nossas 5 dicas de como equilibrar a vida profissional e acadêmica é: Respeite os seus horários. 

Os cursos das faculdades Anhanguera, Pitágoras e Unopar, por exemplo, trabalham ofertando cursos em horários diurnos, noturnos ou integrais. É importante que você não exceda os limites de cada tarefa.

O horário de assistir a aula, estudar e os horários para trabalhar. Não misture as coisas, pois isso pode causar uma maior demanda e desorganização nas suas atividades.

Tenha o momento de se divertir:

Uma coisa que pode ser clichê, mas não deixa de ser verdade: A vida não é somente estudar e trabalhar. Sua vida financeira depende muito da profissional, e a profissional depende muito da acadêmica, isso é fato. Mas sua saúde mental depende de momentos prazerosos.

Sabemos que muitas vezes não trabalhamos no que gostamos, e que o emprego pode ser desgastante. Os estudos podem ser complicados e até mesmo frustrantes. Portanto, é de extrema importância você dar uma descansada, tirar um dia de folga e fazer coisas que te façam sentir-se alegre.

Quais seus hobbies? Pense neles e coloque também na sua lista de atividades. Andar de bicicleta, ir ao cinema, cozinhar com os amigos… Existe uma infinidade de possibilidades, basta escolher. 

Cuide da sua alimentação:

Um assunto que está em alta hoje em dia é a alimentação saudável e consciente. Em tese, essa prática tem como objetivo fazer o individuo trabalhar sua alimentação consciente, respeitando o seu corpo e se conectando com os alimentos.

A atenção plena visa tirar o ser humano do piloto automático. Entre outras práticas estão os exercícios de respiração, de meditação e, entre eles, o comer consciente. Esse exercício pode promover uma atenção maior no seu dia a dia, ensinando o seu corpo e a sua mente a produzirem tarefas muito mais rápido e com mais eficácia.

Em outras palavras, perceba o que você come. Como os alimentos batem no seu estômago e refletem em você. Ou seja: como se sente comendo tal comida. Isso fará com que diminua problemas, como dor de cabeça, dor de estômago, refluxo e etc. Uma alimentação consciente e saudável, rica de verduras, frutas e proteínas, será uma excelente aliada na vida agitada que uma pessoa que trabalha e estuda possui.

 Pense nos cursos EAD:

Entre as minhas 5 dicas de como equilibrar a vida acadêmica e profissional estão os curso EAD.

Em verdade, mesmo que seja uma modalidade certificada e popular, ainda existem muitas pessoas que não “confiam” no ensino a distância. Não somente pelas instituições, mas também por não saberem como lidariam se estudasse em casa. 

Você não saberá como é se não tentar.

Portanto, se você é um desses jovens que já trabalham e está pensando em cursar uma faculdade, pense com carinho nos cursos EAD.

Eles podem ajudar muito, pois o aluno que trabalha fora, por exemplo, poderá chegar em casa, tomar um banho, comer alguma coisa e ligar o computador para iniciar a aula.

Você não precisará gastar com condução, com o lanche na lanchonete da faculdade. Ademais, os cursos a distância geralmente são mais baratos que os presenciais. Pense nisso e estude com calma. Vale a pena fazer EAD!

Veja os benefícios de estudar EAD aqui.

Não desista dos estudos

Há alguns anos, fazer faculdade era considerado norma de uma classe superior. Com o passar dos anos, isso mudou bastante. Muitas oportunidades foram surgindo, bolsas de estudo se tornaram cada vez mais comuns, novas faculdades foram criadas e, com isso, o sonho de jovens humildes se tornaram realidade.

Pessoas com capacidade, mas sem oportunidades, que sonhavam em fazer medicina, hoje são médicos. Ou advogados. Dentistas. Publicitários. Engenheiros. Uma porcentagem muito grande desses indivíduos trabalhou para estudar e se manter.

Portanto, tenha em mente que fazer faculdade e estudar ao mesmo tempo não é uma tarefa impossível. Então, minha dica extra para equilibrar a vida acadêmica e profissional é: sempre se inspire em outras pessoas. Acredite no seu potencial e mantenha-se focado. Um mundo infinito de possibilidades poderá se abrir a partir do instante em que você tentar.

Aproveite que está conosco e leia também o conteúdo: Por que é importante ter metas profissionais? 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.