InícioDicasRedação5 dicas para revisar a redação

5 dicas para revisar a redação

Enem? Vestibular? Ensino Médio ou até dentro da faculdade? Você ainda não sabe revisar a redação? Ainda bem que você acessou este post para começar a se ‘espertar’ um pouco em relação às coisas que digitou ou escreveu no papel.

Independentemente, seja durante o Exame Nacional do Ensino Médio ou durante uma dissertação de Mestrado, o tipo de texto vai variar bastante. Entretanto, em essência a pegada é a mesma. Sabe por quê? Simplesmente em função de que é preciso colocar uma ideia concisa e com início, meio e fim devidamente dentro das necessidades do texto.

Algumas orientações importantes para os desatentos

Antes de mais nada, vale deixar algumas orientações sobre as 5 dicas para revisar a redação. Primeiro, elas podem ser aplicadas em qualquer texto. Segundo, se você tem um hábito de leitura, digamos, “fraco”, é sempre bom mudar essa situação. Terceiro, ficar tentando escrever a obra prima da sua vida no dia da redação não cola!

Além disso, a obra prima você terá tempo de sobra depois que passar pelo vestibular. E, por último, preste atenção nesta leitura da mesma forma que deve prestar atenção no enunciado que está na redação

Vamos lá, vem com gente que a prosa foi feita pensando neste grande desafio que é revisar a sua redação com foco em ajudá-lo a conquistar seus objetivos com menos erros possíveis. 

5 dicas para revisar a redação

Direto ao ponto: você acabou de escrever a sua redação sobre um tema que lhe pegou de surpresa. Mas, como pessoa sábia e preparada, a primeira parte da sua missão foi realizada. Agora vamos revisar juntos.

1 – Não revise após escrever a última linha da redação

Exatamente isso! O tempo pode ser curto e você tem outras coisas para completar na prova. Mesmo assim, é muito importante você tirar os olhos  da redação. Isso é muito comum para quem escreve com frequência. 

Podemos chamar de ‘olhos viciados.’ É por isso que em empresas produtoras de conteúdos, jornais e portais de notícias, contamos com revisores e editores para nos ajudar. 

Mas, esse não é o seu caso. Terminando a redação, vá direto para outra parte da prova e mude o contexto do momento. Isso vai permitir que a sua mente saia um pouco da concentração em que a redação lhe levou. Entretanto, se neste dia você deve somente escrever a redação, então pare e respire um pouco. Coma sua barra de cereais ou chocolatinho e água. Confie, você estará mais tranquilo para revisar e a nuvem de letras e caracteres lhe parecerá mais fácil de entender. Consequentemente, os erros ali contidos.

2 – A sua redação tem sentido?

Não entendeu? Então vamos explicar. A sua redação tem uma obrigação vital que é ser dotada de sentido. Ou seja, a sua argumentação deve ter racionalidade. Cada parágrafo deve corresponder ao outro, até a introdução com a conclusão. A isso chamamos de constância na produção de um texto. 

Logo, quando ler a sua redação, depois de dar aquele tempinho para respirar, é importante analisar não somente os erros de português. Estes são fundamentais para a sua nota, mas também é necessário que suas ideias façam sentido ao leitor. Caso elas não se ‘casem’, que ao menos façam um contraponto entre si.

Porém, é aí que você deve se atentar ao que o enunciado da prova pediu. E isso pode ser feito diretamente com uma pergunta, apresentação de exemplos, afirmações e até imagens.

3 – Se não tem sinônimo, exclua!

Lá está você revisando, com bastante atenção. De repente encontra uma sequência da palavra “motorista.” 

Veja bem: é um exemplo, ok?

Além de ficar bastante ruim para quem lê, a sequência de palavras repetidas mostrará que você tem dificuldades em encontrar outras que substituam o termo, mas mantendo a mesma correspondência de sentido. Neste caso, fica aquele alerta importante para quem não gosta de ler: comece agora mesmo. Isso lhe fornecerá ferramentas para o uso das palavras. Afinal, o hábito de leitura ensina novas palavras e termos. Simples assim.

Mas esta dica é para você que já entendeu como a leitura é importante e já usou todos os tipos de sinônimos possíveis para a palavra motorista em sua redação: condutor, proprietário de veículo, piloto, volante, etc.

Se as opções ficarem escassas, recue. Ou melhor, exclua a palavra e reescreva de modo a não precisar de um sujeito. 

4 – Era uma vez um candidato desatento que não revisou

Pois é! A pessoa mandou bem em toda a prova e viu que sobrava tempo pra revisar todas as folhas ou páginas do site com as questões de múltipla escolha. Mas, foi neste triste momento que a desatenção cobrou o seu preço. 

De duas, uma: ou o candidato entregou a prova sem revisar a redação, ou, pior, ele não fez a redação pois estava naquela ansiedade forte.

Por favor, recomendamos a todas as pessoas que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) bastante atenção ao iniciar a prova. Veja onde está a redação, quantas questões de múltipla escolha existem e como são divididas as provas. Lembre-se: tempo de sobra é sinal de que ou você é o Einstein, ou não revisou e esqueceu de alguma coisa. 

5 – Quando você escreve mais devagar do que pensa…

Na hora de revisar, existe uma coisa muito importante que passa longe dos olhos do candidato e de qualquer redator que é escrever mais devagar do que pensar. 

Enfim, pior do que escrever rápido e acabar promovendo erros de ortografia e concordância, é quando escrevemos devagar demais para o nosso pensamento e deixamos várias frases sem sentido ou incompletas. 

Isso é mais comum do que você imagina. Por isso, é preciso escrever com calma. Portanto, é hábito em provas multidisciplinares começar pela redação. Já que você terá mais tempo para escrever, depois fazer as questões e dar aquela ‘revisada caprichada’ antes de entregar a prova.

Errar não é feio, somos humanos. O feio é você ficar errando e achar que está bonito!

Esperamos que as 5 dicas para revisar a redação sejam úteis para o seu dia a dia e perante os novos desafios que vão aparecer. Se quiser saber mais sobre o ENEM, os cursos de graduação e o mercado de trabalho, estamos esperando por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.