InícioDicas5 dicas para se tornar um universitário de sucesso

5 dicas para se tornar um universitário de sucesso

Você está prestes a entrar em uma nova fase da vida e quer se tornar um universitário de sucesso? Nós preparamos um guia completo, com 5 dicas para você arrasar na faculdade. A sua trilha de sucesso começa agora mesmo!

Lembrando que ser um universitário de sucesso envolve muito mais do que vamos apresentar aqui. E é sempre bom reforçar que esse período da vida é quando você toma decisões que podem mudar o seu futuro. Então, atenção e boa sorte!

Por que se tornar um universitário de sucesso?

Antes de entrarmos nas dicas que preparamos para vocês, levantamos essa questão: por que é bom se tornar um universitário de sucesso? Afinal de contas, o que o aluno tem a ganhar ao se dedicar a esse momento de estudo e socialização?

É muito importante que o universitário aproveite não só as aulas técnicas que que encontrará na faculdade. Além disso, as possibilidades de contato – o famoso networking – e a variedade de outros conhecimentos que estão à disposição transformam esse período da vida em algo ainda mais especial.

Portanto, ser um bom universitário é muito mais do que apenas tirar notas boas. É nesse local de atuação que os alunos terão acesso a profissionais do mercado de trabalho, pesquisas sobre os temas de seu interesse e, até mesmo, convites de trabalho ou estágio.

Agora você já sabe que é importante buscar se tornar um universitário de sucesso. Mas ainda não sabe, exatamente, como fazer isso. Não se preocupe! Preparamos uma lista de dicas para te ajudar. Vamos?

Como se tornar um universitário de sucesso?

Já explicamos o motivo pelo qual é importante galgar essa posição de universitário de sucesso. Agora, vamos te ajudar a entender o melhor caminho para chegar lá. Lembrando que essas dicas não são válidas para todos os alunos. É preciso respeitar e valorizar a individualidade de cada um.

Cuide da sua rotina diária

Você já sabe que essa dica não vale apenas para se tornar um universitário de sucesso, certo? A manutenção de uma rotina diária é capaz de mudar muitos aspectos na vida das pessoas. Especialmente, dos estudantes. Inclusive na fase pré-vestibular.

Manter uma rotina alimentar, de sono ou de estudo, ensinará seu corpo e mente a saber quando precisam de mais concentração ou foco. Ou seja, se todos os dias você acorda cedo para ir à aula, ele sabe que, naquele período, necessita de maior atenção.

Procure acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias. Alimente-se com qualidade, de forma regular e nos mesmos horários. Crie um planejamento de estudos, para que possa separar sempre os melhores horários para essa atividade. Por fim, mas essencial: procure dormir cedo e ter as 8 horas de sono recomendadas.

Estude com frequência

Diretamente ligada à dica anterior, essa é uma das principais mudanças de hábito que acontecem na faculdade. Na escola, estamos acostumados a estudar apenas nas vésperas das provas. Mas, na faculdade, isso deve mudar. 

Devido ao acúmulo de matérias trabalhosas, o ideal é que você vá estudando ao longo do período. Isso acontece porque, além de serem muitas matérias, todas possuem apenas seis meses para concluir a disciplina. É como uma prova de 100 metros rasos, e não uma maratona.

Com esse estudo rotineiro, o aluno estará pronto para realizar as avaliações, mas também incrementará seu conhecimento das matérias. Com um estudo a longo prazo, é possível identificar dúvidas com mais tranquilidade, a tempo de conversar com professores e monitores.

Esteja sempre disposto a aprender

Dentre as dicas para se tornar um universitário de sucesso, essa é uma das que você levará para a vida. Algumas pessoas chamam isso de mentalidade de crescimento, mas nada mais é do que sempre buscar aprender mais.

O universitário que busca excelência deve lembrar, constantemente, que há sempre algo a aprender. Nunca chegamos ao limite do nosso conhecimento, e sempre podemos extrair mais de tal disciplina. Com isso em mente, esteja sempre pronto para um novo aprendizado.

Essa mentalidade de crescimento, ou disposição a aprender, é o que destaca determinados alunos. Normalmente, eles vão além do que o professor indica, e buscam mais sobre determinado assunto por conta própria. Afinal de contas, seu professor também está sempre aprendendo.

Não ignore as matérias que não tem afinidade

Algo muito natural para os seres humanos é se afastar daquilo que não gostamos. Na faculdade não seria diferente, certo? Por mais que seja normal, procure não fazer isso! As matérias que não nos identificamos muito também fazem parte da nossa grade curricular, e precisam de atenção.

É claro que, nesses casos, o aluno terá mais dificuldade em estudar rotineiramente. Mas é necessário se dedicar a elas e apreender, o máximo possível, de tudo que é ensinado. Isso porque, na maioria das vezes, essas matérias estão diretamente ligadas com aquelas que os alunos preferem.

Além disso, podemos achar que não gostamos de determinada disciplina ao ler a ementa, mas, ao ver como ela é, na prática, nos identificamos e descobrimos que é possível gostar daquela matéria. E aí, até mesmo, descobrir uma nova aptidão ou habilidade naquela área.

Participe de pesquisas, extensões e eventos universitários

A participação em outros eventos além das salas de aula faz parte da vida de um universitário de sucesso. Além de incrementar seu conhecimento e domínio das disciplinas, ajuda no contato com outros profissionais da área.

A participação em projetos de extensão e pesquisa mostrará o seu curso sob uma nova perspectiva. Será, para muitos, o primeiro contato com a prática dentro do âmbito universitário. Por isso, é tão importante aproveitar essa oportunidade.

Ainda falando das pesquisas e projetos de extensão, eles permitem que nos aproximemos de profissionais da área que estão atuando diretamente com o desenvolvimento de teorias, produtos e outras aplicações de tudo que é ensinado no curso.

Indo além, há outros eventos universitários muito importantes. Feiras de estágio, rodas de discussão, apresentações de trabalhos de pesquisa e muitos outros. Nestes, você pode visualizar materiais criados por profissionais que já atuam na área.

Busque se tornar um universitário de sucesso

Agora que já mostramos um bom caminho para você começar a se tornar um universitário de sucesso, mão na massa! A graduação é um momento de adquirir conhecimentos, entender nossas habilidades e sonhar com nosso futuro.

Não perca tempo! Se você ainda não sabe qual curso seguir na graduação, veja nosso material com dicas para saber seu curso superior ideal. Escolha sua instituição dos sonhos e assuma que é hora de estudar! Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.