InícioGraduaçãoArquitetura e Urbanismo5 filmes que todo estudante de Arquitetura deveria ver

5 filmes que todo estudante de Arquitetura deveria ver

A Arquitetura, além dos aspectos funcionais, envolve muita arte. E, falando em arte, criamos este artigo para co-relacionar a arte tão particular de cada cidade, cenário e cultura com essa profissão tão querida e importante: a Arquitetura. Assim, confira aqui 5 filmes que todo estudante de Arquitetura deveria ver.

Então, seja você estudante/graduado em Arquitetura — ou não, esse artigo é para você. Os filmes escolhidos a dedo são riquíssimos em sua narrativa e cada uma com uma perspectiva arquitetônica pontual.

Enfim, pegue o seu bloquinho para tomar nota de todas as dicas de filmão.

Harry Potter

Esse clássico escrito pela autora britânica J.K Rowling encanta desde crianças até idosos. É indubitável que as aventuras do bruxinho órfão e super corajoso já despertou diversas emoções em muita, muita gente.

Todavia, se essa narrativa é absolutamente desconhecida por você, confira a sinopse do primeiro filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” do site Adorocinema:

Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então, Harry conhece um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

No mais, tem outros sete filmes para você deliciar. Sendo eles:
  • Harry Potter e a Câmara Secreta;
  • Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban;
  • Harry Potter e o Cálice de Fogo;
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix;
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe;
  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – partes um e dois.

Ainda, no âmbito arquitetura, o filme é riquíssimo. A história, para além do castelo de Hogwarts, tem cenas lindíssimas em Londres, mostrando detalhes da típica arquitetura londrina, desde casas até locais históricos.

Por fim, todos os pilares da história são enriquecedores. Então, seja você de Arquitetura ou não, esse é um filme que todo estudante deveria ver.

Meia Noite em Paris

Meia Noite em Paris é um filme do criativo Woody Allen. Os filmes de Woody tem um quê de humor, romances conflituosos, realismo fantástico e fotografias lindas, além de ótimos atores.

Este filme narra a história de um casal estado unidense que estão de férias em Paris. Na trama, Owen Wilson interpreta Gil, um roteirista que decide passar as férias com a família da noiva, Inez (Rachel McAdams) começa a percorrer a cidade e se depara com uma situação, que desenrola uma trama cheia de referências históricas.

Ainda, do ponto de vista arquitetônico, o filme se passa tanto na atual Paris, quanto a efervescente Paris dos anos 20. Com todos os personagens, figurinos, fotografias e construções nela inclusa.

Mas, confira a sinopse do Adorocinema:

Gil Pender é um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado e, quanto mais tempo passam juntos, mais o jovem escritor fica insatisfeito com o presente.
Por fim, o filme te enche de referências e conhecimentos históricos. E, é claro, toda a arquitetura da cidade, dos cafés, restaurantes, ateliês e feiras de arte parisiense.

Para Roma com Amor

Aqui, mais um filmaço de Woody Allen. Mas dessa vez, ao invés de Paris, a narrativa se passa no berço e capital da Itália: Roma.

Bem, ao falar de Roma, é impossível não pensar em uma fotografia linda. Mas, esse filme em especial, perpassa por vários cantinhos diferentes de Roma, já que são quatro histórias em uma.

Além disso, tem muitos diálogos nas ruas romanas. Todas tão lindas e com a sua arquitetura tão específica e vielas estreitas.

No mais, segue a sinopse original:

Roma é o cenário para quatro histórias que reúnem romances e aventuras dos visitantes e residentes desta cidade milenar. Estranhas situações não terminam exatamente como se esperava.
Ah, confira também a crítica escrita pelo Adorocinema:
É engraçado e inteligente, mas sem dúvida fica aquém de outros trabalhos do cineasta. Talvez a coisa mais interessante com relação ao longa seja o fato dele ser bastante italiano. Assim como Match Point abraçava um clima que fazia justiça a fama de Londres e sua neblina ou como Vicky Cristina Barcelona abusava das cores fortes e dos diálogos quentes que são a cara da Espanha, aqui Woody busca elementos da sociedade e do cinema local para sua narrativa.
Desse modo, além de ser um filme leve e delicioso, é um prato cheio para arquitetos e entusiastas. E, por fim, mais um dos filmes que todo estudante deveria ver

O iluminado

Até aqui, falávamos de magia, bons drinks em Paris nos anos 20 e gelato italiano. Mas, se você pensa que filme de terror não tem referências arquitetônicas geniais, você está muitíssimo enganado. E, O Iluminado está aí para provar.

Assim, para fechar com chave de ouro a lista dos filmes que todo estudante de Arquitetura deveria ver, observe a sinopse do clássico produzido por Stanley Kubrick:

Jack Torrance (Jack Nicholson) chega ao Hotel Overlook junto de sua família a entrevista para o cargo de zelador de inverno, com o objetivo de usar a solidão do hotel para trabalhar em seu livro. O hotel foi construído no local de um cemitério indígena e se torna completamente isolado devido à neve durante os longos invernos. Este contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele se torna cada vez mais agressivo e perigoso, enquanto seu filho tem visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Neste contexto, pode-se dizer que o filme usa e abusa de uma tipologia arquitetônica de suspense. Esta, engloba corredores imensos, salões geométricos com móveis antigos e lareiras homéricas e outras tantas ferramentas arquitetônicas da época no Reino Unido.

Por fim, esperamos que você tenha gostado dessa matéria. E, se você gostou, aposto que também irá curtir esta outra matéria aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.