InícioGraduaçãoPsicologia5 filmes que todo estudante de Psicologia deveria assistir

5 filmes que todo estudante de Psicologia deveria assistir

Faz ou quer fazer psicologia? Fique aqui para conhecer os 5 filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir. Assim, você fica antenado com assuntos profundos dessa área.

A psicologia é um campo aberto de possibilidades. Porque um psicólogo está em contato com a produção de sentido das mentes. Cada paciente é sempre uma história diferente, única e repleta de nuances. Dessa forma, alguns filmes podem te ajudar a entender essas situações e ainda vai te trazer assuntos muito interessantes sobre a psique humana.

Conheça aqui as histórias por trás de 5 filmes para estudantes de psicologia (sem spoiler). Veremos que a arte tem o poder de pontuar a diversidade humana e trabalhar como um psicólogo pode ser uma tarefa e tanto!

1- Um sonho de liberdade, com Tim Robbins e Morgan Freeman

Lidar com a liberdade é uma questão tão importante para a condição humana, que o filme trata justamente dessa relação. Muito embora esse premiado filme seja ambientado dentro da uma prisão, ele não é policial. Pois, traz questões de cunho psicológico que o coloca no âmbito do drama cinematográfico.

A história retrata o ano de 1946, quando Andy (Tim Robbinns) é acusado injustamente da morte de sua esposa. A condenação perpétua o leva a uma prisão onde conhece Red (Morgan Freeman), um condenado experiente com os ditames do presídio. Ambos ficam amigos e a trama mostra as dificuldades e corrupções da prisão.

Red ajusta seus conhecimentos de lógica financeira e utiliza isso para se dar bem no cárcere. Pois, consegue regalias com os agentes corruptos. E Andy compreende que a ética prisional é um sistema de amizade entre os condenados que está além das leis ordinárias.

Esse filme traz questões importantes sobre lidar com as relações interpessoais em situações limite, como é o confinamento prisional. Também, revela sobre a relatividade da noção de liberdade, especialmente nos momentos finais, que fica para você saber quando for assistir.

Por conta do momento de pandemia, acreditamos que esse filme possa trazer importantes indagações para um estudante de psicologia. Já que as demandas da área estão em ritmo acelerado de crescimento. Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência do Brasil, em 2020 houve aumento de 33,7% de pedidos de afastamento do trabalho por conta de transtornos mentais.

Esse número está diretamente ligado com os danos causados pela pandemia, advindos do confinamento e dos lutos diversos. Portanto, entrar no universo de “Um sonho de liberdade” pode te trazer novas reflexões sobre o momento atual.

2- Clube da luta, com Brad Pitt e Edward Norton

O “Clube da luta” é outro filme premiado e um clássico do cinema. Dirigido por David Fincher, o filme mostra a relação de Jack (Edward Norton) com problemas interiores. Cada vez mais insatisfeito com sua vida monótona de executivo, Jack resolve frequentar um grupo de auto-ajuda. De início para tratar uma crise de insônia que o acometeu.

Nesse grupo, ele conhece, dentre outros, Tyler (Brad Pitt), um estranho que mostra para ele uma maneira diferente de extravasar as angústias. Dessa vez através de combates corporais em um clube de lutas clandestino. Daí em diante, Jack se revela cada vez mais excêntrico. E adota comportamentos que deixam as pessoas que convivem com ele um tanto assustadas.

O protagonista é um tipo estranho, que ao longo do filme vai mostrando que a narrativa da mente humana é o que realmente faz a mediação com a realidade. Por isso, recomendamos este como um dos 5 filmes que todo estudante de psicologia deveria assistir.

3- Melhor é Impossível, com Jack Nicholson e Helen Hunt

Em “Melhor é Impossível”, de 1997 conta a problemática de Melvin (Jack Nicholson). Ele é um escritor de sucesso em Nova Iorque que tem transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Na saga, Melvin se vê afastado da vida social por conta de seu problema psicológico. Suas questões com comer no mesmo horário, local e lugar do restaurante o leva a ter um relacionamento mais próximo com uma garçonete (Helen Hunt).

A partir da internação de seu vizinho, Melvin é levado a cuidar do cachorro dele. E é aí que a história eleva o destaque do TOC e da angústia enredando as 3 personagens: Melvin, a garçonete Carol e seu vizinho Simon (Greg Kinnear). As peculiaridades de Melvin vão moldando seus relacionamentos, mas cada contato novo com as outras pessoas, ele descobre mais sobre si e a da importância dos relacionamentos para ele.

A misantropia, ou seja, a aversão pela humanidade é muito bem trabalhada no filme. Melvin é a própria encarnação de um misantropo, que evita o contato com as outras pessoas. Ao mesmo tempo, desenvolve para si distúrbios que atrapalham a sua vida. Já que muitas coisas dependem da interrelação pessoal. Vale a pena conferir como um dos filmes para estudantes de psicologia!

4- Melancolia, de Lars von Trier

Um dos filmes mais singulares do grande diretor Lars von Trier. “Melancolia” é sem dúvida uma obra-prima e um dos 5 filmes para estudantes de psicologia. Muito bem abordado e em um roteiro avassalador, o expectador é levado ao último grau da experiência estática. Muito interessante para quem está antenado com o mundo da psicologia, pois aborda sentimentos e elementos, como a finitude, a depressão, o suicídio, a perversidade entre outros.

A história toda se passa dentro de um sítio. No início, acontece o casamento de Justine (Kirsten Dunst), e durante a festa os acontecimentos vão narrando uma tragédia emocional entre os noivos. A segunda parte, mais ligada à irmã de Justine, Claire (Charlotte Gainsbourg), retrata um poço de aflição mental entre ela e suas relações internas e externas.

Importante ressaltar desse filme que os dramas acontecem em meio ao caos de uma colisão entre a terra com outro planeta. Tudo isso gera em cada personagem uma reação diferente. E a pressão psicológica encerra um ambiente tão complexo de definir, que palavras não podem dar conta. Por essa razão, “Melancolia” é um dos 5 filmes para quem estuda psicologia.

5- Tomboy, de Céline Sciamma

Tratando basicamente sobre o tema da transexualidade, “Tomboy” é um filme bastante difundido no meio da psicologia e da psicanálise. É uma produção francesa que trouxe a história de Laure/Mickael (Zoé Héran). Na trama, ela simplesmente acaba gostando de se vestir como menino e de ficar entre seus novos amigos assim. Então, Laure adota sua identidade como Mickael, corroborando uma brincadeira, mas que tem fundos emocionais ligados a ela.

Existe aí um retrato da inquietação interna emergindo como uma identidade de gênero nova. Já que seus pais não ficam sabendo sobre a situação, a protagonista busca meios para contornar problemas de relação com os seus amigos.

“Tomboy” não é um filme de viés ativista. E de uma maneira geral, vemos o desenrolar de situações comuns para um pré-adolescente e pode acontecer atualmente. Daí a importância dessa produção como um dos filmes para estudantes de psicologia. Sendo que uma análise do sujeito, nessa situação, é totalmente neutra e também contra qualquer tipo de preconceito.

Se quiser entrar mais no universo da psicologia, te convidamos a conhecer o que é o código de ética dentro dessa profissão. Clique aqui e leia uma matéria que fala tudo sobre esse assunto. Dessa forma, as noções de atuação profissional da psicóloga ou do psicólogo serão mais bem compreendidas ainda!

Portanto, se você precisa conhecer faculdades que oferecem tanto o curso de psicologia, quanto bolsas de estudo, veja a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. São grandes centros universitários e estão comprometidos com a inserção do aluno no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.