InícioGraduaçãoFarmácia5 habilidades que o farmacêutico precisa ter

5 habilidades que o farmacêutico precisa ter

O farmacêutico pode trabalhar tanto em drogarias quanto em laboratório. Portanto, seu campo de atuação é amplo e demanda algumas habilidades. Assim, conheça quais são elas e como é a formação nessa área.

Como começar a carreira de farmacêutico?

Aqueles que desejam trabalhar no campo da Farmácia devem fazer uma graduação. Além disso, o recém-formado deve obter um registro junto ao CRF. Então, confira como funciona cada um desses passos.

Bacharelado em Farmácia

O curso nessa área dura cerca de 5 anos. Aliás, ele conta com muitas aulas práticas em laboratório. Depois que se formar, o bacharel tem muitas opções laborais. As principais áreas são:

  • Análises clínicas e toxicológicas;
  • Fármacos e medicamentos;
  • Controle e produção de alimentos.

Farmacêutico: registro no CRF

Para inscrever-se no Conselho Regional de Farmácia são necessárias algumas papeladas. Além do diploma e documentos pessoais, o bacharel deve apresentar um atestado de boa conduta com assinatura de 3 farmacêuticos registrados no conselho.

Áreas de atuação do farmacêutico

Bacharéis em Farmácia podem atuar em vários campos, embora o mais famoso seja nas drogarias. Mas, a indústria farmacêutica oferece vastas opções de trabalho. Por isso, conheça algumas áreas de atuação para quem escolher essa formação.

Cosmetologia

Produzir e pesquisar novos cosméticos é uma opção para quem optar por estudar Farmácia. Ainda, cabe a esse profissional fazer o controle de qualidade dos produtos.

Farmacêutico: Indústria de alimentos

Fazer análises de alimentos e elaborar fórmulas também podem ser funções do farmacêutico. Por outro lado, ele também pode trabalhar em conjunto com a vigilância sanitária.

Perícia criminal

A Farmácia pode ajudar também na resolução de crimes. Ou seja, por meio de análises de vários tipos de substâncias. Mas o profissional deverá especializar-se para trabalhar nesse campo.

Farmácia clínica

É a posição mais clássica que o bacharel de Farmácia ocupa. Isso porque, desde 2014, é obrigatória a presença de um especialista em farmácias e drogarias.

Saúde pública

Nesse caso, o profissional poderá trabalhar em hospitais, postos de saúde, entre outros locais. No entanto, ele deverá prestar concurso e ter noções em administração.

Indústria farmacêutica

Outra opção de posto de trabalho é na Farmácia em escala industrial. Ou seja, na fabricação de medicamentos, controle de efeitos colaterais, entre outras coisas.

Média salarial do farmacêutico

Quanto o especialista pode ganhar depende do ramo que ele vai escolher. Também, do cargo que se pretende ocupar. Por outro lado, a região em que se trabalha também influencia o valor. Em geral, a média inicial fica entre R$ 3.000 e R$ 3.500.

Ramos mais bem pagos

Alguns campos dentro de uma mesma profissão têm mais demanda que outros. Por essa razão, são mais bem pagos que a maioria. Então, confira abaixo quais são eles dentro da Farmácia.

Gestão farmacêutica

Coordenar vários fatores como qualidade da produção, logística e processos operacionais de acordo com as novas legislações é função do gestor. Como a função exige diversas competências, ela é uma das mais bem pagas do setor.

Farmacoeconomia

Ela tem a função de avaliar os custos da produção. Logo, é responsável por fazer escolhas que ampliem os ganhos da empresa. Ao mesmo tempo, busca formas de aumentar a capacidade de fabricação.

Cosmetologia

O profissional de Farmácia elabora e aperfeiçoa fórmulas de cosméticos. Assim, ele deve pesquisar ativos químicos e estar sempre por dentro das atualizações.

5 habilidades de um bom farmacêutico

O farmacêutico é um profissional de saúde e, por isso, tem muitas responsabilidades. Ele é essencial na indústria de cosméticos e alimentos. Ainda, com a evolução do mercado, ele precisa estar sempre atualizado.

Essa profissão exige tanto aptidões técnicas e de comportamento. Por isso, conheça as 5 principais para um bom especialista nos dias de hoje.

1- Liderança

Saber delegar tarefas é essencial. Afinal, muitas vezes essa profissão demanda decisões rápidas e difíceis. E de acordo com o ramo que escolher, ele precisará saber lidar com diferentes perfis de pessoas.

Como todo bom líder, ele deve saber motivar e unir a equipe. Assim, ele poderá mobilizar a equipe em prol de uma tarefa em comum.

2- Trabalho em equipe

Nem sempre o profissional estará em uma posição de liderança. Mas, mesmo quando estiver, é crucial que ele saiba trabalhar em conjunto. Ainda mais nesse momento, em que os diferentes cargos na saúde atuam de forma integrada.

Abrir mão da sua visão individual e seguir o que é melhor para a equipe, então, também é uma habilidade que o farmacêutico precisa ter.

3- Boa comunicação

Ter noções de ordem técnica não basta nessa área. Isso porque esse especialista serve de ponte entre quem prescreve e o paciente. Portanto, sua capacidade de se comunicar deve estar afiada.

Ele deve se fazer entender por diferentes perfis de pessoas. Logo, é preciso ter muita clareza dos seus conhecimentos e como transmiti-los.

4- Pesquisa e atualização

É preciso manter-se em dia com as atualizações para não ficar estagnado. Especialmente por conta da rápida evolução da tecnologia e surgimento de novos medicamentos. Da mesma maneira, a interrupção no uso de substâncias devido a novas evidências.

5- Disciplina

O bom profissional deve ter disciplina, mas isso não significa rigidez. Ao contrário, conhecer e seguir as regras permite fluidez ao trabalho. Por isso, ele deve saber priorizar tarefas, ter organização e metas claras.

Descubra se a carreira de farmacêutico é para você

A Farmácia tem muitas opções no que diz respeito ao mercado de trabalho. Mas antes de fazer esse curso, você deve descobrir se tem afinidade com ele. Por exemplo, é crucial ter uma ideia dos conteúdos que verá na graduação.

Química, Biologia e Física estão entre as disciplinas que mais aparecem. Então, se você gosta de Ciências da Natureza, é provável que se dê bem. Por outro lado, existe o perfil do profissional.

Embora não seja algo obrigatório, é interessante ter algumas soft skills. Ou seja, habilidades subjetivas que estão mais ligadas ao comportamento. Na Farmácia, algumas delas são: senso ético, empatia e ser comprometido.

A combinação desses fatores pode te ajudar nessa decisão. Assim, você se tornará um farmacêutico de sucesso e feliz com a profissão que escolheu.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.