InícioDicasOrientação vocacional5 livros que podem te ajudar a escolher uma profissão

5 livros que podem te ajudar a escolher uma profissão

Existem livros que podem te ajudar a escolher a profissão ideal para você. Visto que, eles são feitos com base em pesquisas, cujo intuito é revelar a verdadeira vocação das pessoas conforme a personalidade e gostos pessoais.

Dito isso, eles são muito interessantes para estudantes que ainda não sabem qual caminho seguir ou estão divididos entre duas profissões. Portanto, se esse é o seu caso, veja como resolver com as dicas abaixo.

Lista dos livros que podem te ajudar a escolher uma carreira

Como já sabe, escolher uma profissão é uma etapa essencial na vida das pessoas. Isso acontece, pois, o emprego gera estabilidade e segurança atualmente. Por isso, é indispensável saber qual é a carreira ideal para se seguir.

Os livros que podem te ajudar logo abaixo tem como missão te mostrar o caminho certo. Entretanto, preste atenção, já que cada um possui uma vocação profissional, então, fique atento às sugestões que servem para você.

1) Temperamento e Carreira: Desvendando o enigma do sucesso

O livro “Temperamento e Carreira: Desvendando o enigma do sucesso” de Maria Calegari e Orlando Gemignani, fala sobre o autoconhecimento e de como ele é importante para a vida profissional.

Dos livros que podem te ajudar a escolher uma carreira, este é um dos mais incríveis. Visto que, como o próprio título da obra diz, o temperamento de alguém define muito sobre quais profissões combinam com ela.

Alguém introvertido, por exemplo, terá dificuldades em empregos nos quais ele precisa conversar com muitas pessoas diariamente. Assim como para um extrovertido, que ame diálogos e projetos em grupo, pode ser solitário trabalhar sem muito contato social.

Estas diferenças entre as pessoas são boas, pois garantem que mais vagas sejam ocupadas por diferentes indivíduos. Por isso, o livro usa pesquisas famosas sobre personalidade, perfis psicológicos e a influência deles em uma carreira.

2) Livros que podem te ajudar: Descubra seus pontos fortes

O segundo livro da lista é o “Descubra seus pontos fortes” de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. Nele, os escritores explicam como para uns pode ser mais simples realizar uma tarefa do que para outros.

Já que, as aptidões são algo natural que podem ser melhoradas ao longo da vida, saber quais são as suas e como usá-las na carreira profissional é um diferencial. De fato, a obra é um dos livros que podem te ajudar a se encontrar e usar essa vantagem na vida.

3) Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão

A leitura de “Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão” do escritor Ruy Leal é mais um dos livros que podem te ajudar. A proposta central da obra é dar dicas para os alunos sobre como decidir qual carreira seguir.

Logo, desde como escolher a profissão dos sonhos, até como ter uma carreira de sucesso, são temas que o livro apresenta de forma simples e concreta.

Tudo isso, acontece através de 60 dicas, geradas a partir da experiência do autor em trabalhar com a capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Por isso, é uma leitura muito relevante para quem tem interesse no assunto.

4) Livros que podem te ajudar: profissão — Jovem

Dos livros que podem te ajudar, esse é um dos mais interessantes e diferentes. Em “Profissão: Jovem” a escritora Marcia Kupstas, apresenta um enredo que mistura criatividade a ficção e a realidade.

Nesse livro, oito personagens com seus empregos e jovens reais ingressando no mercado de trabalho se juntam para criar uma narrativa envolvente e diferente das demais. Tudo isso torna a obra um espaço de reflexão sobre, por exemplo:

  • Primeiro emprego;
  • Carreira profissional;
  • Mercado de trabalho em geral.

A obra é interessante para estudantes, universitários, trabalhadores, desempregados e até mesmo aposentados, que querem dar um novo rumo na vida.

5) Escolha certa: profissões do século 21

A última obra da lista dos livros que podem te ajudar é a “Escolha certa: as profissões do século 21” de Luiz Gonzaga Bertelli. Esse é para aqueles que sonham com uma carreira sem saber ao certo como é o dia do profissional dessa área.

Visto que, a obra é um guia completo com análises, descrições e esclarecimentos sobre diversas profissões do século 21, em principal, as mais promissoras para o futuro. Por isso, é tão importante para quem ainda não sabe qual carreira seguir.

Outros livros que podem te ajudar

A lista já está bastante completa, mas ainda existem alguns livros que podem te ajudar e que precisam ser lembrados por seus trabalhos nessa área tão importante para o aprendizado. Diante disso, confira mais algumas dicas a seguir.

“Destaque-se” de Marcus Buckingham

Esse autor já apareceu na lista. Mas, nesta obra, o leitor é incentivado a colocar em prática o que aprendeu sobre vocação e mercado de trabalho. Para aqueles que gostaram do primeiro livro, este pode ser uma boa continuação.

“Talento não é tudo” de John C. Maxwell

Nele é possível ver uma visão diferente sobre talento e carreira. Já que, escolher qual caminho seguir e não apenas ir pelo seu talento natural, é um tema muito relevante para o mercado de trabalho.

“A arte da imperfeição” de Brené Brown

Sendo indicado para todos e não só estudantes, esse livro é uma reflexão sobre medos, pressão social e autoconhecimento. Tudo isso, torna o livro, sem dúvida, uma jornada muito interessante para todos os públicos, incluindo alunos indecisos.

Essa lista dos livros que podem te ajudar a escolher uma profissão foi feita pensando tanto na carreira profissional, quanto no sucesso na vida pessoal. Por isso, escolha aquele com o que mais se identifica e aproveite a leitura.

Não desista!

Muitos estudantes se desesperam por não conseguir encontrar uma profissão de primeira, mas, se esse é o seu caso, não desista e conheça mais sobre os livros que podem te ajudar a se decidir.

Com foco e determinação tudo é possível, mesmo para aqueles que no começo não tinham ideia do futuro. Assim, acredite em você, se permita sonhar, estude e busque o sucesso, afinal, ele só depende de você.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.