InícioDicasOrientação vocacional5 motivos para escolher Administração como segunda graduação

5 motivos para escolher Administração como segunda graduação

Uma segunda gradução vai aprimorar seu currículo e aumentar suas chances no mercado de trabalho. Conheça alguns motivos para escolher a área de administração como sua próxima graduação.

Você já se deve ter visto algum anúncio de emprego onde um dos pré-requisitos é ser formado em Administração e mais outro curso de gradução?

Quem sabe você seja um agrônomo formado ou uma médica especializada. Nessas duas situações, temos dois tipos diferentes de profissionais. Mas o que eles tem em comum é a falta de conhecimentos sobre empreendedorismo.

Em síntese, é nessa situação de mudanças que muitos profissionais autônomos já formados, e, também, empregados procuram administradores de empresas para iniciar seus projetos.

A administração como segunda graduação

Existem também os profissionais recém formados que terminam um curso superior e já aproveitam essa pausa para iniciar uma faculdade de Administração de Empresas.

Isso vale muito a pena. Já que com conhecimentos gerenciais e estratégicos é possível sair na frente na hora de encontrar novas oportunidades. 

Mas antes de mostrar os 5 motivos para escolher Administração como segunda graduação é importante você entender os seus objetivos a médio e longo prazo. 

Afinal, administrar uma empresa no Brasil é para quem tem muito conhecimento, persistência, resiliência e sabe onde quer chegar. Ou seja, não é para qualquer um. Mas primeiro, você deve entender mais sobre o curso de administração.

Como é o curso de Administração

Geralmente, o bacharelado em Administração tem duração de 8 semestres (4 anos). O aluno terá uma variedade de disciplinas, como: Introdução à Administração, Contabilidade, Conceitos Iniciais de Marketing, Matemática, entre outras.

Da mesma forma existem àqueles que abrangem matérias mais específicas de Marketing, como é o caso do Marketing Digital e o E-Commerce. Sem falar nos conhecimentos que remetem ao mercado de ações

O curso de Administração evoluiu muito para acompanhar o mercado de trabalho. Com isso, essas mudanças graduais acabaram englobando novas disciplinas e absorveram conhecimentos visando preparar melhor o futuro administrador.

Como resultado, disciplinas que abrangem vastos conhecimentos de comércio exterior, bolsa de valores, corporações internacionais e o marketing estratégico costumam ser as preferidas. E todas com muitas  oportunidades.

Como você imagina um profissional de Administração

É comum imaginar que o profissional de Administração, assim que conseguir o diploma, vá direto para uma grande multinacional. Lá ele vai organizar e gerenciar os recursos humanos e financeiros, focar nos diversos ativos da empresa, cuidar dos investimentos e ainda reduzir os custos.

Bem, é um ótimo começo de carreira. Mas pode ser que isso ocorra em etapas. Esses cenários são possíveis, mas não necessariamente serão tão perfeitos assim.

É preciso ter bem nítido o seu objetivo para aproveitar 100% a sua segunda graduação para conquistar tudo isso!

Pense da seguinte maneira: como vou utilizar essas duas graduações em prol do meu crescimento ou dos meus objetivos profissionaisPara lhe ajudar na resposta, venha com a gente e confira.

5 motivos para escolher Administração como segunda graduação 

1.Melhorar suas habilidades gerenciais e estratégicas

Antes de mais nada, fique sabendo que o curso de Administração ajuda muito quando o seu objetivo é melhorar suas habilidades gerenciais e estratégicas. 

As habilidades não nascem da noite para o dia, mas podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo da graduação. Some a isso, outras dezenas de conteúdos teóricos e práticos, que vão fornecer uma base sólida e uma expertise quando o assunto for gestão de empresas, pessoas, recursos e investimentos.

Com o conhecimento prévio de sua primeira graduação, adicionado ao olhar macro das coisas ao seu redor, teremos como resultado um leque novo de estratégias de negócios e oportunidades em sua vida profissional.

Logo, esse motivo já seria suficiente para fazer Administração. Porém, existem pessoas que tem dificuldade ou não se encaixam no perfil de líderes ou gestores.

Definitivamente, a Administração abre outros mercados de trabalho para quem a escolhe como uma segunda graduação.

2. Maiores oportunidades no setor privado

Mesmo com uma graduação já garantida, o mercado de trabalho atual está complicado, com poucas oportunidades e níveis de exigência quase impossíveis de preencher. Sem falar nas baixas remunerações.

Se a possibilidades de emprego não estão convidativas na sua área, é porque não conhece a quantidade de oportunidades quando escolhe a Administração como segunda graduação.

Confira algumas áreas que se tornam mais acessíveis quando ingressamos na carreira de Administração de Empresas:

  • Comércio Exterior
  • Recursos Humanos
  • Marketing e Marketing Digital
  • Logística
  • Mercado de Ações
  • Instituições Financeiras
  • Multinacionais
  • Administração Pública
  • Empreendedorismo Individual

Tudo isso é muito amplo e mostra o quando esse curso pode abrir seus olhos para novos horizontes e perspectivas de carreiras. Dessa forma, o curso abrirá um leque de caminhos possíveis. Mesmo assim, sempre tenha em mente o seu objetivo.

3.Conhecimentos de Marketing e Estratégia

Independente se você é um aluno com formação em Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, qualquer que seja a área de sua primeira graduação, com certeza seus conhecimentos vão aumentar. 

Saber o que acontece na rotina da empresa, seus concorrentes, o perfil dos consumidores, novas tecnologias, novas formas de gestão, tudo isso são aspectos que fazem parte de um olhar estratégico. Esse é outro motivo para escolher a Administração como segunda graduação.

4.Oportunidades em Marketing

Primeiramente, o marketing por si só engloba diversos conhecimentos, que vão desde o estudo de branding até a realização de pesquisas para identificar os comportamentos dos consumidores.

Podemos adicionar aí, o marketing digital, grande protagonista do desenvolvimento econômico mundial nos últimos anos. O setor vem tomando o lugar de muitos negócios tradicionais e transformando o comércio de forma surpreendente. Em suma, o marketing é uma das áreas de estudo mais amplas do mundo acadêmico.

5.Empreendedor Digital

Já se foi o tempo em que um administrador de empresas apostava somente em formas de pensar o seu negócio sem levar em consideração o mundo virtual. E isso inclui a própria prestação de serviços, transações comerciais e outras formas de relação.

Tudo está se digitalizando e o empreendedor também. Um dos grandes motivos pela procura de cursos para uma segunda graduação em administração EAD confirma essa tendência. Pessoas de diversas áreas estão estudando a ciência dos negócios para alavancar os seus próprios.

Melhor ainda se for à distância, isso democratiza o ensino e leva uma boa instituição de ensino até a sua casa, seja onde você estiver agora.

O Brasil tem milhares de empreendedores e com o imenso crescimento do e-commerce, muitos profissionais e empresas migraram para o empreendedorismo digital. 

diariamente, as histórias de sucesso podem ser vistas em qualquer rede social. Somos testemunhas da mudança no mundo da Administração, e cada vez mais, profissionais optam por essa graduação em razão das suas variadas necessidades.

Portanto, as oportunidades estão aí. E aí, gostou dos nossos 5 motivos para escolher Administração como segunda graduação ?

Eles podem variar de pessoa para pessoa, de profissional para profissional, tudo vai depender dos objetivos de cada um.

Boa sorte em sua próxima graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.