InícioGraduaçãoLetras6 áreas para trabalhar com Letras-Português

6 áreas para trabalhar com Letras-Português

Se você é estudante ou pretende ser, deve estar se perguntando quais as áreas para trabalhar com Letras-Português, certo? Muitas pessoas acreditam que a licenciatura é a única opção, mas não é verdade! 

O letrólogo, como chamamos aquele que finaliza a graduação em Letras-Português, pode atuar em diversas carreiras. Por isso, é importante que você, aluno ou futuro aluno, saiba quais as possibilidades que se apresentam na sua vida.

E se você já está formado e procura uma recolocação profissional, este texto também é para você! Saiba quais são as áreas de atuação que você pode seguir para trabalhar com Letras-Português.

Áreas para trabalhar com Letras-Português

Se você quer saber quais são as áreas para trabalhar com Letras-Português, confira as principais carreiras de atuação possíveis. No entanto, é importante lembrar que essas não são as únicas. Se você acredita que é possível seguir outro caminho, pesquise a fundo sobre sua área de interesse. Assim, você poderá encaixar seus anseios com a sua futura vida profissional.

Abaixo, confira algumas áreas e ocupações para o trabalho dos formados em Letras-Português.

Licenciatura

Como a maior parte das pessoas espera, a principal área para trabalhar com Letras-Português é a licenciatura. Trabalhar como professora ou professor é a carreira para quem cursa esta opção na faculdade. 

Neste caso, o aluno que opta pela licenciatura estará apto a ministrar aulas para educação básica, ensino médio e em cursos. É comum que esse estudante venha a ser o responsável por matérias como Português, Literatura, Redação e outras correlatas. No entanto, para ser professor no ensino superior é comum que as instituições peçam que o profissional tenha uma formação mais completa. Nesse caso, é comum que seja exigido uma pós-graduação: MBA ou mestrado/doutorado.

Professor particular

Pode parecer estranho, mas nós vamos explicar! Caso o aluno opte por seguir o caminho do bacharelado na faculdade de Letras, é possível que ele não consiga uma posição profissional como professor em instituições. Isso porque o MEC exige que o aluno seja formado no formato licenciatura para atuar em uma instituição de ensino. Porém, o letrólogo tem uma nova área para trabalhar com Letras-Português: o ensino particular.

Neste caso, o profissional irá atuar como professor particular de disciplinas da área. Com foco nas matérias de interesse do professor, ele pode oferecer o ensino exclusivo para alunos que tenham dificuldades ou precisam de reforço.

Revisor

Saindo da área de ensino, uma das áreas possíveis de atuação para trabalhar com Letras-Português é o cargo de revisor. Nesse caso, o profissional utilizará sua habilidade com a língua portuguesa, assim como seu conhecimento de técnicas narrativas, para revisar trabalhos.

Neste cargo, o letrólogo será responsável por garantir que os materiais que ele revisa estejam seguindo determinados critérios. Entre esses, a exatidão gramatical, a coerência e coesão textual e a concordância com o objetivo do material.

Para atuar como revisor, o profissional pode trabalhar em editoras, agências de publicidade, empresas ou ainda como freelancer. Ou seja, sendo contratado como profissional autônomo para projetos únicos.

Tradutor

Mais uma carreira possível para quem quer trabalhar com Letras-Português é a carreira de tradutor. Nesse caso, é necessário que o profissional possua um conhecimento profundo de uma língua estrangeira.

Para quem cursa a graduação de Letras com outra habilitação envolvida, o conhecimento faz parte do curso de formação. Porém, se você é aluno da habilitação de Letras-Português, pode adquirir esse conhecimento fora da faculdade.

Assim como no caso da revisão, o tradutor pode atuar em diferentes locais como editoras, empresas multinacionais, cursos de línguas e como freelancer. É comum que um mesmo profissional ofereça serviços de revisão e tradução.

Criador de conteúdo

Mais uma área para trabalhar com Letras-Português é a criação de conteúdo. Aqui, o profissional possui um bom conhecimento sobre a área textual. Isso inclui a habilidade de escrever de acordo com as regras gramaticais e utilizar técnicas narrativas.

Por ser um profissional que trabalha, normalmente, com textos, o letrólogo tende a ser capaz de construir conteúdos com velocidade, exatidão e de forma correta. Tanto no conteúdo quanto na forma.

Este profissional estará no mercado de trabalho juntamente com publicitários e jornalistas e poderá atuar em agências de publicidade, revistas, jornais e, também, como freelancer. Inclusive, muitas vezes, ganhando espaço devido ao conhecimento da língua.

Freelancer

Como foi possível perceber no conteúdo que apresentamos até aqui, as áreas possíveis para trabalhar com Letras-Português incluem sempre a possibilidade de trabalhar como freelancer. Por isso, a apresentamos como uma carreira extra. 

Neste caso, o letrólogo poderá atuar em diversas frentes, de acordo com a necessidade do mercado. Ou seja, com as habilidades adquiridas ao longo da graduação, o letrólogo poderá oferecer serviços de revisão, tradução, diagramação, criação de conteúdo e muitos outros.

Fica claro, dessa forma, que há uma infinidade de possibilidades para que o letrólogo atue. E a escolha da carreira que ele seguirá deve ser feita equilibrando as habilidades, aptidões e desejos pessoais. Além, é claro, da remuneração financeira envolvida.

Curso de graduação de Letras-Português

Para aqueles estudantes que estão pesquisando sobre as possibilidades de áreas para trabalhar com Letras-Português, é preciso conhecer um pouco mais sobre este curso de graduação.

Focado em habilitar o aluno nas áreas da língua portuguesa, o aluno terá, na grade curricular, disciplinas voltadas para a estrutura da língua, como Linguística e outras voltadas para literatura, como Técnicas Narrativas.

Além disso, o estudante que escolher o formato de licenciatura deverá cumprir um estágio obrigatório ao longo do curso. Por isso, é importante lembrar que a duração do mesmo pode variar de acordo com o rendimento do aluno.

Para trabalhar com Letras-Português, o aluno pode iniciar sua carreira mesmo não tendo se formado, buscando por vagas de estágio e/ou trainee. Da mesma forma, também é possível começar a carreira como professor particular ou freelancer.

Se você é um aluno do curso de graduação ou pretende ser, já sabe em quais áreas para trabalhar com Letras-Português investir. E se você gostou do nosso artigo, indicamos a leitura do material sobre o que é o curso de Letras-Português.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.