6 materiais usados na faculdade de Enfermagem

Felipe Ananias
Sou jornalista, formado pelo Universidade Nove de Julho. Consultor de e-commerce e negócios digitais certificado pela ESPM e apaixonado por conteúdo. Escrever é um grande amor. Passagens pelo Portal Terra como redator e grandes varejistas como: B2W Digital e Via Varejo.
1

Crédito: Foto de RF._.studio no Pexels

Quando você escolhe cursar uma faculdade na área da saúde, algumas dúvidas surgem. Para quem escolher a faculdade de enfermagem, por exemplo, uma dúvida é sobre quais materiais são usados na curso de enfermagem.

Além de ser um curso bem concorrido atualmente, a profissão de enfermeiro(a) tem sido bastante requisitada no momento. A função de cuidar de outras pessoas é primordial para a sociedade, o que torna ainda mais especial a profissão.

Caso você escolha viver da enfermagem, parabéns! É uma escolha admirável. Para quem ainda não escolheu qual a instituição que irá estudar, conhecer os detalhes do curso fará toda diferença. E neste artigo iremos desvendar algumas curiosidades relacionais aos materiais usados na faculdade de enfermagem.

Está em dúvida sobre qual curso escolher no vestibular?

 

Preparamos um quiz para você saber se tem perfil para Enfermagem

Como funciona a Faculdade de Enfermagem

O curso de enfermagem é oferecido na modalidade presencial e à distância, e pode ser cursado em até 5 anos. O período do curso costuma ser o mesmo em todas as instituições. O curso de enfermagem está dentro grupo de ciências biológicas e no formato bacharelado.

Essa graduação prepara o profissional para cuidar de pacientes de forma coletiva ou pessoal. E para ingressar em uma graduação de enfermagem é necessário realizar o vestibular para faculdade de enfermagem.

Como aluno da faculdade de enfermagem você passará por matérias que irão lhe preparar para o dia a dia e também por muita teoria. Também será necessário passar pelo estágio supervisionado para completar a sua graduação.

Fazer faculdade de Enfermagem é o seu sonho?

Preparamos um quiz para você descobrir se o seu perfil combina com o curso

Leia aqui sobre bolsas de estudos para enfermagem

6 Materiais usados na Faculdade de Enfermagem

Aprender a lidar com alguns equipamentos e acessórios será natural na faculdade de enfermagem. Por isso, é importante conhecer todo material utilizado na faculdade de enfermagem.

Então confere nossa lista:

1 – Oxímetro

Usado para medir a oxigenação do sangue. O aparelho tem formato de um clipe e deve ser inserido na ponta de um dos dedos do paciente para fazer a leitura da oxigenação. Os locais mais testados são dedos dos pés e das mãos, ou o lóbulo da orelha.

A saturação deve permanecer entre 95% a 100% para um resultado satisfatório. Abaixo desses valores é recomendado um estudo sobre as possíveis causas disso. Caso o paciente apresente valores abaixo de 90%, deve-se ter total atenção e buscar identificar o problema.

2 – Estetoscópio

Aparelho que mede as batidas do coração e é conhecido como um grande símbolo da medicina. É fundamental que o enfermeiro saiba manusear esse aparelho. “Auscultar” é a forma correta de utilizar este aparelho.

3 – Aparelho para medir pressão

Um dos mais conhecidos entre as pessoas, pois, sua popularização se deu após os aparelhos de pressão digitais ganharem o mercados. O aferidor de pressão, como se refere os profissionais de saúde a esta ação, também será comumente usado na função de enfermeiro.

O aparelho pode detectar casos de hipertensão ou hipotensão. Mais conhecidos como pressão alta ou pressão baixa.  Na medicina não existe pressão baixa, por isso, qualquer desconforto com valores abaixo de 140×90 mmhg podem ser considerados pressão baixa.

4 – Tesoura sem ponta:

Uma tesoura arredondada que serve para proteger a pele dos pacientes, mas não menos utilizada do que os demais aparelhos. A tesoura sem ponta é fundamental para o dia a dia da enfermagem. Curativos, e demais ações pedem este equipamento essencial.

5 – Garrote:

Equipamento utilizado para prender a circulação do sangue, por exemplo, em caso de em sangramento. O aparelho é conhecido também como torniquete.  Todo enfermeiro deve aprender técnicas para o uso do garrote em seu dia a dia.

6 – Termômetro:

Para detectar alteração na temperatura corporal é utilizado o termômetro.  Temperatura entre 36 a 37ºC é o ideal para as pessoas. Acima disso deve-se ter um acompanhamento, pois, pode indicar uma infecção.

Geralmente a empresa irá indicar o melhor aparelho para que o profissional utilize em seu dia a dia.

Existem outros itens que fazem parte do dia a dia de um enfermeiro e devem ser usados. Máscara de proteção, luvas para procedimentos, toucas e jalecos. Com estes acessórios você estará pronto para o seu dia de trabalho após sua formação em enfermagem.

Como escolher uma Faculdade de Enfermagem

Agora que você já sabe como funciona a faculdade de enfermagem é importante saber algumas dicas de como escolher a melhor faculdade para estudar enfermagem no Brasil.

O mais importante é que você leve em conta o custo benefício, mas a qualidade da instituição escolhida deve ser prioridade.

Reflita bastante sobre todos os pontos positivos e negativos e escolha com cautela. É sempre bom levar em conta o custo-benefício que será oferecido por cada instituição de ensino, antes da sua escolha! Jamais escolha sua faculdade somente pelo valor da mensalidade! Faça uma avaliação completa sobre a faculdade de enfermagem e siga alguns critérios:

  1. Nota do MEC
  2. Qualidade dos professores
  3. Qualidade das instalações e laboratórios
  4. Avaliação dos alunos e ex-alunos
  5. Avaliação dos profissionais formados na faculdade em questão
  6. Preço

Falando em preço, temos um post sobre quanto custa a faculdade de enfermagem aqui!

Devido a concorrência alta na área da saúde o seu diploma, por si só, não será o suficiente. Seja um aluno dedicado e muito focado em aprender. Desta forma, os seus diferenciais serão sempre destacados em qualquer empresa.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.