InícioDicasEstudos6 motivações para voltar a estudar

6 motivações para voltar a estudar

É normal chegar um momento em que você acaba sentindo um pouco de cansaço físico e mental. A rotina e cada obstáculo do dia a dia sempre cobram o seu preço sobre o corpo da pessoa, o que não é diferente junto ao seu psicológico.

Porém, se você acessa a Voomp em busca de auxílio em seus primeiros passos dentro da universidade e novas perspectivas para sua carreira saiba que neste post vamos falar sobre 6 motivações para voltar a estudar. Afinal, nossa principal motivação é lhe ajudar com informações diversas.

Neste bate-papo, suave e descontraído, vamos buscar alguns pontos visando alterar de maneira positiva o status atual do seu humor que deve estar mais para ‘baixo’. Assim como sugerir algumas ações para melhorar a sua proatividade e deixar a rotina menos pesada. 

Contudo, você precisa saber que cada dia é diferente. Sobretudo, que estudar e trabalhar não são formas de lazer, mas sim atividades que são realizadas objetivando um determinado fim. 

Aqui, por exemplo, a meta é ingressar na faculdade ou mercado de trabalho, mudar de vida ou simplesmente alterar várias perspectivas quanto ao seu futuro.

Momentos de dificuldade fazem parte do cotidiano

Em suma, todo dia tem sua parcela de dificuldades. Portanto, quando não for fácil para você, pode ser para outras pessoas e vice-versa. Diz-se que a motivação de cada indivíduo é subjetiva, mas sempre existem pontos de convergência no cotidiano das pessoas ou grupos específicos.

Ou seja, existem muitas coisas que se assemelham entre estudantes do ensino médio, pessoas universitárias, estagiárias e profissionais em desenvolvimento de suas habilidades e especializações.

Enfim, os cenários e as situações colocadas acima representam jornadas que fazem uso de muito estudo e é para elas que vamos compartilhar 6 motivações para voltar a estudar. Repetindo, o momento varia de pessoa para pessoa, assim como a sua motivação, humor e os desafios diários.

Vem com a gente para recomeçar ou para retomar aquela força de vontade que existe dentro de você e de tantas outras pessoas.

6 motivações para voltar a estudar

1 – Realizar seu sonhos

Este, sem dúvida, pode ser um dos motores motivacionais para os seus estudos e também entre a maior parte dos estudantes. Afinal, estamos falando de algo que vai além da imaginação e está diretamente ligado às suas realizações em todos os níveis: pessoal, material e sentimental.

Logo, podemos elencar uma diversidade deles. Entre os quais, os mais comuns podem ser: o ingresso dentro de um curso de ensino superior, conclusão da sua graduação e se tornar um profissional respeitado entre amigos e familiares. Quem sabe o seu desejo é conseguir uma titulação, simplesmente porque ela é exigida dentro da sua empresa visando uma promoção. E, também, pura e simplesmente, melhorar a sua vida por meio de bons salários.

2 – Independência

Então, você já está ciente de que estudar vai lhe tornar uma pessoa mais independente. Primeiramente, nos referimos aqui à independência material. Esta pode ser conquistada por meio de muito estudo que ao longo da sua jornada vai se materializar em um emprego. Já em segundo lugar, podemos citar a independência intelectual e o amadurecimento proporcionado por qualquer tipo de estudo. 

Voltar a estudar com foco na sua emancipação junto aos pais, tutores ou pessoas mais velhas pode ajudar você a recuperar o foco.

3 – Ajudar as pessoas que você ama

Definitivamente, ajudar alguém é uma das coisas mais incríveis que um ser humano pode fazer pelo outro. É um ato de amor e algo que vai além da individualidade. Portanto, se você é o tipo de pessoa ou estudante que prioriza muito a sua família e as pessoas que ama, é sinal que aí pode residir uma grande motivação para voltar a estudar.

Se você vive mudando de sonhos, não liga para dinheiro e quer ver o que o futuro vai lhe apresentar, pode ser que o cuidado às pessoas que estão próximas a você lhe ajude na retomada. 

É fato que muitos estudantes já são pais, mães, auxiliam no dia a dia de familiares em situações de insalubres, cuidam de pessoas com determinada deficiência e são responsáveis pelo sustento de toda uma família. 

Lembre-se, estamos apenas ilustrando algumas situações reais vividas por estudantes de vários níveis do sistema de ensino atual. Seja médio, faculdade ou pós-graduação. A grande constatação é colocar à sua frente a manutenção e o bem-estar das pessoas que você ama em detrimento de você. Pense nisso.

4 – Emprego

Ser uma pessoa com um contrato de trabalho ou carteira assinada é uma motivação incrível para voltar a estudar. Pessoas com grande conhecimento e que estão cursando uma faculdade além de quem está matriculado em cursos de tecnólogos sempre estarão à frente no mercado.

Antes de mais nada, é muito comum você enxergar os estudos pensando que vai levar um tempo muito longo para começar a trabalhar. Mas isso não é verdade. Atualmente, carreiras voltadas para cursos de tecnologia, Academia Tech, e outras áreas de atuação já possuem cursos de nível superior com duração de 4 semestres (2 anos): Fotografia, Segurança do Trabalho, Gerontologia e uma dezena de outras opções.

Além disso, pessoas que se encontram na faculdade e seguem com seus estudos acabam naturalmente por abrir o seu leque de oportunidades e, principalmente, boas remunerações e promoções.

Se você está desempregado, mas tem a chance de estudar, o emprego é uma questão de tempo. Um novo trabalho sempre motiva e a melhora na sua realidade ainda mais.

5 – Acesso ao ensino superior

Hoje, um dos fatores que mais ajudam as pessoas no recomeço dos estudos são as novas modalidades de ensino disponíveis e oferecidas pelas universidades. Agora, a sua localização distante dos grandes centros não faz mais diferença no seu processo em busca do conhecimento.

Por meio de estruturas virtuais, cursos a distância (EAD), semipresenciais ou 100% online, você já pode concluir aquela graduação que antes parecia distante. Logo, em função da graduação estar dentro do seu lar ficou ainda mais fácil se motivar. 

6 –  Amadurecimento pessoal

Muitos estudantes e profissionais podem achar isso algo superficial ou algo mais com cara de segundo plano. Mas, em síntese, a jornada dentro do universo da educação está diretamente ligada ao amadurecimento dos indivíduos.

Portanto, não se trata apenas de estudar, conseguir um emprego ou ajudar todos à sua volta e que precisam muito de você. Na verdade, cada dia de estudo é um dia a mais que você desenvolveu suas capacidades e amadureceu como ser humano. 

E aí, o que achou das nossas 6 motivações para voltar a estudar? A gente falou que ia ser um bate-papo bem suave, não foi? Se gostou, acesse mais publicações como essa em nossa página principal e aumente seus conhecimentos.

Sem dúvida, isso vai ser mais uma motivação para voltar a estudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.