InícioGraduaçãoEnfermagem6 motivos para investir na faculdade de Enfermagem

6 motivos para investir na faculdade de Enfermagem

Os motivos para investir na faculdade de Enfermagem são vários. Assim como as demandas da população crescem, as oportunidades também. Primeiramente, é de suma importância que você tenha afinidade com a área. Será que o perfil se enquadra com sua personalidade? Como é o mercado de trabalho mesmo? E a faculdade? Nos acompanhe nessa leitura para saber mais.

O perfil do enfermeiro e da enfermeira

A princípio, o que compõem o perfil do enfermeiro são algumas características bem pertinentes. Porém, antes de tudo, este profissional deve ter desejo de estudar a fundo sobre a saúde humana. Todavia, não é somente isso. A enfermeira também precisa ter:

  • Responsabilidade: de forma geral, esse item se relaciona com vários pontos da carreira de enfermagem. Pontualidade, assiduidade, responsabilidade com o trabalho em geral, fazem parte disso.
  • Comprometimento: sem dúvida estar comprometido é querer fazer o melhor sempre, com esforço e a dedicação.
  • Boa postura: isso vale desde o uso correto de uniformes até a apresentação pessoal. Complementa ter uma boa postura, cuidados com alimentação, sono, higiene pessoal.
  • Capacidade de tomar decisões: enfermeiros tendem a ser líderes. Entretanto, nem todo mundo nasce com essa habilidade, não é mesmo? Desse modo, é possível estudar, treinar e colocar em prática.
  • Estabilidade emocional: para lidar com a dor do próximo é muito importante manter a estabilidade emocional. Dessa maneira, procure meios de não deixar o estresse e a irritação tomar conta. Não envolver os problemas pessoais no trabalho também é bem importante para não misturar as emoções.
  • Empatia: colocar-se no lugar do próximo é tarefa diária na enfermagem de tal forma que isso vale como parte fundamental do trabalho humanizado. A empatia é um valor fundamental para desenvolver um bom trabalho.
  • Atualizar-se sempre: com o intuito de estar sempre por dentro do que acontece na área da enfermagem é quase que obrigatório o profissional atualizar-se sempre. Diante disso, novas técnicas, descobertas científicas, entre outros, ocorrem seguidamente.

Além disso, complementam o perfil a habilidade com tecnologia e comunicação. Isso vale devido às informações claras que devem circular entre a equipe e também frente aos pacientes. Já a tecnologia faz parte do cotidiano, seja na utilização de sistemas de informática específicos, seja em cirurgias. É provável que com o tempo os aparatos tecnológicos façam cada vez mais parte do cotidiano. Alguns procedimentos já se utilizam de robôs ou laser, portanto ter proximidade com a tecnologia é importante.

Motivos para investir na faculdade de Enfermagem

Com o intuito de auxiliar você na decisão de cursar essa graduação, aqui estão 6 motivos para investir na faculdade de Enfermagem:

Auxiliar o próximo

Uma das razões mais nobres e importantes para investir na faculdade de enfermagem. A doação do profissional em prol do outro é grande que tem como resultado a busca constante pelo alívio da dor e da cura dos pacientes.

Salários atrativos

Mesmo que ainda não seja o ideal, a enfermagem possui uma remuneração atrativa. O salário em início de carreira gira em torno de R $3.560,00 podendo chegar a R $8.600,00 com maior experiência e estudo.

Horários flexíveis

De fato os horários podem oscilar e apresentar certa flexibilidade. Juntamente com isso há também muitas vezes trabalho à noite e finais de semana. Entretanto, há políticas de pagamento sobre plantões ou banco de horas, ou seja, você trabalha a mais para folgar depois.

Mercado de trabalho aquecido

A fim de suprir toda a demanda nos diversos setores e empresas de saúde, o mercado é muito bom. Em outras palavras, há muitas oportunidades, por isso a faculdade de enfermagem é tão requisitada.

Variedade de atuação

Sem dúvida há múltiplas possibilidades. A vida profissional da área não se limita a clínicas ou hospitais.  Além disso, dentro do próprio curso é possível direcionar e escolher o segmento que o estudante quer atuar.

Amplas experiências pessoais

Embora o profissional de enfermagem esteja ali para trabalhar, antes de tudo ele é um ser humano. Toda a rotina com os pacientes, o envolvimento da equipe e demais membros acrescenta o lado pessoal.

Currículo, modalidades e duração da faculdade de Enfermagem

O curso de Enfermagem tem um tempo estimado de 5 anos. Nesse meio tempo o aluno une disciplinas práticas com o conteúdo teórico. O estudante deve deixar a faculdade seguro e com conhecimento para trabalhar em nichos diversos.

Faculdades como a Anhanguera oferecem um currículo bem vasto para que o aluno esteja plenamente pronto para exercer a função. Ainda assim, é importante refletir em qual área dentro do curso que você se afiniza mais para depois cursar a especialização.

A grade curricular possui desde Anatomia, Primeiros Socorros, Ciências Sociais e Humanas, Enfermagem do adolescente, idoso e psiquiátrica. Desse modo, é possível ter conhecimento sobre vários assuntos relevantes no cotidiano da enfermagem.

A modalidade de ensino mais procurada nas faculdades privadas é o semipresencial. O aluno estuda as disciplinas teóricas em casa, porém eventualmente tem aulas presenciais ou práticas. Isso vale como forma de cultivar uma certa disciplina de estudos nos alunos, pois precisam se dedicar nas disciplinas remotas.

Estágio obrigatório

A faculdade de Enfermagem possui em sua grade curricular cerca de três estágios diferentes de formação. Como resultado, é possível ver mais no dia a dia como realmente funciona a profissão, além de gerar oportunidades de trabalho depois do diploma. Desse modo, os futuros enfermeiros aumentam o grau de experiência, ganham confiança e ficam em contato com demais colegas de área.

Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso( TCC) é obrigatório para concluir a formação. Geralmente é feito em duas etapas sendo o TCCI e o TCCII. Juntamente com o estágio o aluno pode já visualizar melhor quais especialidades possui afinidade, assim facilita na hora de compor o TCC.

Então, acredita que enfermagem é mesmo para você? No intuito de esclarecer melhor sobre as várias oportunidades no mercado de trabalho, não perca este artigo. Ele descreve como funciona um dos ramos da enfermagem: o enfermeiro home care.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.