InícioCursinhos pré-vestibular7 aplicativos para te ajudar na preparação do vestibular

7 aplicativos para te ajudar na preparação do vestibular

Caso você seja uma pessoa que goste muito de tecnologia, existem diversos aplicativos que podem te ajudar na preparação para o vestibular. E é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. 

Há bem pouco tempo, quem quisesse passar no vestibular dependia apenas de livros e apostilas. Hoje, existem inúmeras possibilidades para que o estudante seja produtivo e dê conta do extenso cronograma de conteúdo. 

Para te ajudar neste processo de descoberta, enumeramos alguns dos melhores aplicativos que podem contribuir na preparação para o vestibular. Confira e faça bons estudos! 

7 aplicativos para te ajudar na preparação do vestibular

Não é segredo que passar em um vestibular é o sonho da maioria dos estudantes no país. No entanto, esse processo nem sempre é simples e pode gerar muita ansiedade. São muitas variáveis para ir bem na prova do vestibular. Entre elas, organização, gestão do tempo, domínio do conteúdo, entre outras. 

Para facilitar a sua vida, separamos alguns aplicativos de estudo para potencializar seu aprendizado.

  • Questões ENEM

Todo o estudante sabe que para garantir uma boa nota no vestibular é preciso treinar muito as questões da prova. Pois saiba que isso agora é possível com o app Questões Enem, disponível em IOS e Android. 

Nesta ferramenta, existem questões das provas anteriores do Enem, assim como aulas e testes em 6 áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Inglês e Espanhol. Conforme sua nota, você vai ganhando medalhas dentro do aplicativo como forma de estimular que você permaneça. 

  • Manual de Redação

Quando falamos em aplicativos para estudos, o Manual de Redação consta em quase todas as listas. Sua popularidade é devido ao seu objetivo de criação. Sendo assim, é uma espécie de guia de redação, com os mais diversos estilos de textos.

A redação corresponde a uma boa parte da nota do vestibular e, por isso, estar preparada para ela faz toda a diferença. Baixe e veja todas as dicas detalhadas de como melhorar sua escrita. Está disponível em IOS e Android.

  • Duolingo

De antemão, esTe aplicativo é bastante conhecido pelos estudantes. Funciona como uma espécie de gamificação, em que o vestibulando vai aprender sobre a língua escolhida por meio de desafios. Por se tratar de um aplicativo dinâmico, tem se tornado essencial na preparação do vestibular. 

O Duolingo pode ser considerado uma plataforma de ensino de idiomas que compreende um site, além de contar com testes de proficiência na língua escolhida, tudo na palma da sua mão. Está disponível em IOS e Androide.

  • Meu Pomodoro

Em suma, em uma listagem de aplicativos importantes para estudos, não podem faltar aqueles para gestão de tempo. A técnica Pomodoro trabalha o foco do estudante intercalando estudo e intervalos. Muitos vestibulandos acabam pecando nesse quesito, pois hoje é muito fácil perder o foco. Saber fazer o gerenciamento faz toda diferença para as provas que estão por vir.

Nesse sentido, a técnica é utilizada como a ajuda de um cronômetro em períodos de 25 minutos para você trabalhar em uma atividade sem interrupções, aumentando, assim, seu foco e produtividade. Está disponível em IOS e Androide.

  • Atmosphere

Este aplicativo tem uma proposta um pouco diferente dos outros. Mas é de fundamental importância. Sabe quando você precisa estudar e está cheio de ruídos externos? O Atmosphere é a tecnologia com uma combinação excelente para o estudante relaxar. 

Nela, o vestibulando pode ouvir diversos tipos de sons que ajudam na concentração, dentre sons da natureza, músicas de concentração, entre outros. Assim, é muito importante diversificar para garantir melhor sucesso. Está disponível em IOS e Androide.

  • Gramática de Bolso

Um aplicativo sobre gramática não pode faltar, não é mesmo? O Gramática de Bolso é um aplicativo bastante intuitivo. Você encontrará conteúdos sobre: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Estilística. 

São diversas dicas para você não ter medo de enfrentar as provas e se dar bem. Além disso, o aplicativo conta com videoaulas para ajudar na aprendizagem e memorização do aluno. Está disponível em IOS e Androide.

  • MathBoard

Matemática não é seu ponto forte? Calma! O MathBoard é mais um dos aplicativos que pode te ajudar a perder o medo dessa disciplina. Tudo de forma simples e interativa. Nele, você encontrará exercícios, dicas, como resolver problemas, tudo de maneira simples e prática.  

Vale lembrar que o vestibular é uma prova multidisciplinar. Então, não estude apenas matérias específicas, mas se prepare para todo universo de conteúdo das provas. Assim, você estará mais preparado e não passará aperto. Está disponível em IOS e Androide.

Entretanto, não precisamos resumir apenas nestes exemplos. Afinal, existem diversas opções para os mais diversos tipos de necessidade. Para poupar tempo, melhorar concentração, revisar as matérias, se comunicar com seus colegas. Use a tecnologia a seu favor!

A tecnologia para potencializar seus estudos

Muitas vezes, a internet pode ser vista como vilã por conta da quantidade de informações disponíveis, ou pela visão de que com o celular, o aluno perderá o foco. A verdade é que não é bem assim! Se usada de maneira correta, a internet só contribuirá no seu plano de estudos. 

Além do mais, o uso de recursos online permite acessar grandes parcelas de conteúdo, tudo na palma da sua mão e no seu melhor horário disponível. Aliás, sem que você precise carregar diversos livros. Por isso, use tudo que esteja ao seu alcance para se dar bem.

Confira alguns motivos para utilizar aplicativos em sua estratégia de estudo:

  • Diversidade de ferramentas, cada uma para uma necessidade
  • Variedade de formatos de conteúdos
  • Trocas de experiências com outros estudantes
  • Uso de jogos e macetes no aprendizado
  • Economia de tempo por meio de questões resolvidas
  • Estudo no conforto da sua casa
  • Alívio da pressão de uma prova tão importante

Outra dica para melhorar o seu desempenho nos estudos: ler muito sobre a preparação para o tão sonhado dia. Aqui na Voomp existem muitos conteúdos para te ajudar. Confira as 5 dicas de como estudar para o vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.