InícioGraduação7 cursos de graduação para quem ama ler e escrever

7 cursos de graduação para quem ama ler e escrever

Achar cursos para quem ama ler e escrever não é um problema. Afinal, existem várias opções para você escolher, além disso, é preciso conferir com qual curso você mais se identifica. E, se você está na dúvida sobre quais cursos procurar, neste artigo você irá encontrar várias dicas.

Decidir por um curso de graduação precisa considerar vários fatores. Como, por exemplo, aquilo que você mais gosta de fazer. Há pessoas que gostam de cálculos, por isso, identificam-se com cursos de exatas.

No artigo de hoje, os cursos para quem ama ler e escrever são cursos de humanas. Você perceberá que embora a leitura e a escrita estejam presentes na rotina desses cursos, existem algumas diferenças importantes! Confira, a seguir, mais informações sobre essas profissões.

Letras

De antemão, quando falamos de cursos para quem ama ler e escrever, sem dúvidas Letras é o primeiro curso que vem à nossa mente. Logo, não poderíamos deixar de mencioná-lo. 

Seja literatura, gramática ou linguística, ler e escrever são itens obrigatórios nesse curso. Muito além do curso em si, a possibilidades de atuação também requerem que a pessoa ame ler e escrever. Isso porque eles podem se tornar professores, redatores, editores, escritores, revisores, críticos literários, roteiristas e analistas de conteúdo. Claro, tudo depende para onde você empregará mais tempo e estudo. 

Enfim, as possibilidades no curso de Letras são muitas. Qual é a sua escolha? 

Jornalismo

Começaremos nossa lista de cursos falando sobre jornalismo. Essa é uma área que precisa com certeza de muita leitura e escrita. Quem deseja se tornar um jornalista de sucesso precisa gostar muito desses dois pontos.

Um jornalista pode trabalhar em diversas áreas, tanto na televisão, rádio ou até mesmo impressos como revistas. Além disso, esse profissional também está presente na web. E por que é tão importante a escrita e leitura?

Em primeiro lugar, um jornalista precisa saber passar uma informação de forma clara e objetiva. Ou seja, ele precisa ter uma boa comunicação. Sendo assim, a leitura ajuda bastante a trabalhar a comunicação falada.

Falando sobre a escrita, a redação jornalística difere de um livro de poemas, por exemplo. É preciso ter senso crítico, imparcialidade e técnicas de redação.

Portanto, essa é uma boa área se você gosta de ler e escrever. Você pode atuar na área de redação, edição, revisão, ou até mesmo apresentar um programa.

Publicidade e Propaganda

Outro curso bem interessante que você pode escolher é Publicidade e Propaganda. Durante o curso, você irá se deparar com diversas matérias, como fotografia, mídia, pesquisa de mercado, entre outras. Mas acredite, todas vão exigir muita leitura e escrita.

Principalmente na aula de redação publicitária. Durante suas aulas nessa matéria, você irá aprender técnicas de como realizar um bom anúncio, criar um slogan, entre outras. 

Para você adquirir conhecimento e muita experiência, também será necessário ler muito. Por isso, você precisa ler de tudo, como, por exemplo:

  • Bulas de remédio;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Legendas de redes sociais;
  • Artigos acadêmicos;
  • Entre outros.

Talvez você esteja se perguntando: mas por que devo ler tantas coisas diferentes? Quanto mais conhecimento você adquire, maior é o seu repertório. Ou seja, você pode tirar ideias de textos publicitários incríveis de onde menos se espera!

Durante a faculdade, você terá muito tempo para treinar. O que é muito importante, pois assim, você já começa a montar o seu portfólio.

Cinema e Audiovisual

Se você gosta de assistir filmes, novelas ou séries, o curso de cinema e audiovisual é para você. Essa é uma carreira perfeita também para quem gosta de ler e escrever. Aqui, você pode deixar a sua imaginação voar, pois, você pode escrever vários roteiros incríveis.

Mesmo que você não queira ser roteirista, mas diretor ou produtor, também é preciso ler muito. Afinal, só lendo vários tipos de materiais que você conseguirá criar um filme ou comercial que faça sucesso.

Voltaremos a falar do repertório. Assim como na publicidade é importante, no cinema também é. Quanto mais referência você tiver, maiores inspirações você terá.

Durante o curso você irá aprender várias técnicas de como fazer adaptações ou escrever algo do zero. Com certeza os amantes de escrita e leitura vão aproveitar bastante!

Direito

Entre os cursos para quem ama ler e escrever está o curso de Direito. Então, se você quer tornar um advogado de sucesso precisa ler muito! Mas, diferente dos cursos citados acima, a área de Direito é algo mais técnico. Sendo assim, você precisa realmente gostar de ler.

Nesta área, a leitura não será voltada para o entretenimento, mas envolverá o estudo das leis. Além disso, você terá que estudar muitos casos, ou seja, é muita leitura. Contudo, isso é importante para você absorver mais conhecimento.

Embora essa parte do estudo seja bastante cansativa, é muito recompensadora. Pois, assim, você estará mais preparado para os desafios que a carreira possui, como a prova da OAB. Além disso, a leitura e escrita te ajudam bastante com as aulas práticas.

São nessas aulas práticas que você irá simular uma situação em um tribunal fictício. 

História

História, leitura e escrita andam lado a lado também. Por isso, essa também é uma ótima opção de curso para você realizar. Durante o curso de história você irá se deparar com diversos temas do passado humano, como:

  • Cultura.
  • Sociedade;
  • Política;
  • Economia;
  • Religião;
  • Entre outros.

O trabalho de um historiador exige muita leitura, além disso, ele precisa ter uma boa interpretação. Existem historiadores que se especializam em línguas antigas, o que é bastante interessante.

Nesta área você pode lidar com manuscritos, jornais, arquivos entre outros. Sendo assim, você precisará ler bastante durante a sua carreira. Essa é uma profissão bem gratificante, afinal, o historiador ajuda a humanidade a compreender sobre o seu desenvolvimento.

Além disso, historiadores também podem escrever livros, teses, artigos acadêmicos ou apresentar palestras. Dessa forma, a leitura e escrita trabalha tanto a comunicação falada e escrita. Assim, você fica mais preparado!

Filosofia

Por fim, a nossa última dica de cursos para quem ama ler e escrever é o curso de Filosofia. A filosofia é o estudo de várias questões sobre valores, razão, mente, linguagem, entre outros. As pessoas formadas em filosofia podem trabalhar como professores ou até mesmo palestrantes.

Durante o curso, você também irá se deparar com muita leitura. Afinal, é preciso ter conhecimento dos grandes mestres da filosofia que influenciam até hoje!

O curso exigirá muita paciência e interpretação, já que alguns textos podem ser complexos. Por isso, será muito comum você ler o mesmo texto várias vezes. Porém, a leitura desses textos agrega mais conhecimento e reflexão, sendo exatamente o que a filosofia faz.

Como você pode ver, esses são alguns cursos para você que gosta de ler e escrever. Existem outras opções, por isso pesquise bem e veja com qual você mais se identifica! 

Percebeu que, já que ama ler e escrever, você também adora a língua portuguesa? Então não deixe de conferir os Cursos para quem gosta muito de português.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.