InícioDicas7 cursos para quem deseja atuar no mercado financeiro

7 cursos para quem deseja atuar no mercado financeiro

O mercado financeiro é um gigante da atualidade. Ao mesmo tempo em que assusta, seduz muitas pessoas que idealizam ganhar dinheiro através das operações realizadas nesse sistema. Assim, para atuar no mercado financeiro, são necessários conhecimentos apurados na área de finanças, como análises e projeções.

Nenhuma graduação (bacharelado ou tecnólogo) fornecerá todas as informações necessárias para atuação no mercado financeiro. Por isso, é muito importante que o profissional estude e se especialize constantemente. Porém, ainda assim, algumas faculdades e cursos oferecem uma boa base de saída para quem deseja atuar nesse mercado.

Hoje, a Voomp levantou 7 cursos (entre bacharelados e tecnólogos) para quem deseja atuar no mercado financeiro.

1. Economia

A graduação em Economia é possivelmente uma das principais escolhas entre aqueles que desejam atuar no mercado financeiro. Isso porque essa graduação oferece uma base de conhecimentos que vai desde a microeconomia (empresas, negócios, empreendimentos) até a macroeconomia (governança, indicadores globais). Assim, através desses indicadores globais e nacionais, o economista é capacitado para interpretar esses indicadores, que são a base dos investimentos. A análise de ações no mercado também estão entre as capacidades presentes entre os economistas.

Economia é uma graduação do tipo bacharelado e sua duração média é de quatro anos.

2. Administração

Outra opção muito comum entre aqueles que trabalham com o mercado financeiro é a faculdade de Administração. O curso oferece perspectivas no mercado voltadas às ações de planejamento, organização, controle e uso de recursos para fins empresariais e organizacionais. Portanto, as atividades econômicas são dependentes de uma infraestrutura que conte com profissionais dedicados à organização de pessoal.

Porém, além disso, os administradores também aprendem a tirar negócios do papel e aplicá-los na prática. Desse modo, além da base em Ciências Humanas, a faculdade de Administração oferece uma boa dose de Exatas com disciplinas como Matemática Financeira e Estatística. Assim, a formação é mais geral, porém, oferece algumas bases para atuação no mercado financeiro.

Administração é uma graduação do tipo bacharelado e sua duração média é de quatro anos.

3. Contábeis

Mais uma entre as opções acadêmicas dos interessados no mercado financeiro: Ciências Contábeis. Essa graduação é destinada aos estudantes com aptidão em raciocínio lógico e quantitativo. Essas habilidades são desenvolvidas para que o profissional possa desenvolver atividades econômicas e financeiras em diversas organizações (públicas e privadas). Assim, entre as disciplinas dessa formação, somam-se: Administração, Matemática, Estatística, Economia e métodos quantitativos específicos da profissão.

O contador formado poderá exercer a profissão em grandes corporações ou de forma autônoma, abrindo seu próprio escritório de contabilidade. Esse ramo empreendedor pode ser bem utilizado no mercado financeiro, junto às capacidades lógico-matemáticas e às análises de ações e investimentos.

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado e sua duração média é de quatro anos.

4. Comércio Exterior

Uma opção mais concisa para quem deseja atuar no mercado financeiro é o curso de Comércio Exterior. Com esse tecnólogo, o estudante aprenderá sobre importação e exportação, operações cambiais, logística internacional, legislação e prática aduaneira. Além das questões práticas, disciplinas voltadas para Matemática, Economia e Legislação completam o curso, proporcionando boas noções de mercado.

A atuação profissional para o Comércio Exterior é bastante variada, mas as noções de economia repassadas fornecem uma boa base para quem desejar atuar no mercado financeiro.

O Curso Superior Tecnológico (CST) em Comércio Exterior é do tipo tecnólogo e tem duração média de dois anos. Importante reforçar que os diplomas de CST tem a mesma validade dos bacharelados e são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

5. Gestão Financeira

O Curso Superior Tecnológico (CST) em Gestão Financeira possibilita uma formação completa. Os profissionais da área podem atuar planejando, controlando, avaliando e executando a gestão financeira de organizações. Assim, o profissional poderá atuar nas áreas de orçamento, desempenho financeiro, análise de crédito e em departamentos financeiros. O cotidiano será de planos de custos, maximização de receitas, contato com acionistas, operações de crédito, análises de riscos e acompanhamento do mercado financeiro. Portanto, pode ser uma excelente opção para aqueles que possuem um bom raciocínio lógico-matemático e que, além disso, desejam atuar no mercado financeiro.

O CST em Gestão Financeira é do tipo tecnólogo e sua duração média é de dois anos. Pode ser realizado, assim como os demais cursos citados, nas modalidades online ou presencial.

6. Engenharia de Produção

Os engenheiros são os profissionais mais cotados a trabalhar com o mercado financeiro. Suas capacidades lógicas e suas excelentes noções de cálculo lhe concedem forte competitividade no setor financeiro. Engenheiros costumam se dar bem como analistas ou gestores de ações no mercado financeiro.

A base da faculdade de Engenharia de Produção fornece aos estudantes conhecimentos e habilidades na produção de bens e serviços, gerando resultados, qualidade e economia nas funções. A grade curricular da Engenharia de Produção é bastante variada, mesclando conhecimentos das Ciências Exatas com as Biológicas e Humanas. O engenheiro de produção é uma profissão que congrega diversas habilidades, da gestão ao perfil analítico. Entre as habilidades exigidas desse profissional, estão a capacidade técnica, noções de gestão, inovação e flexibilidade. A formação completa possibilita atuação no mercado financeiro.

A graduação em Engenharia de Produção é do tipo bacharelado e sua duração média é de cinco anos.

7. Tecnologia em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital

Por fim, apresentamos mais um CST aos interessados no mercado financeiro. Porém, neste caso, o interesse também deve se estender às novas tecnologias e à internet. O CST em Tecnologia Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital é voltado especificamente para os interessados no mercado financeiro. Assim, esse curso oferece uma formação que desenvolve o conhecimento técnico e a capacidade empreendedora necessários às finanças no mundo digital.

Desse modo, o formado poderá atuar nas áreas de  análise e estudos de viabilidade, captação e investimento dos recursos financeiros, planejamento financeiro e orçamentário e gestão, consultoria e staff. Todas essas capacidades são desenvolvidas considerando a realidade digital atual, a exemplo do mercado de criptomoedas (moedas digitais descentralizadas) e blockchain (serviço explorador de criptomoeda).

O CST em Tecnologia Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital é do tipo tecnólogo e sua duração média é de dois anos.

Algumas dicas para atuar no mercado financeiro

Além dos cursos, é importante que o profissional que deseja fazer carreira no mercado financeiro fique atento a mais algumas questões.

  1. Procurar uma certificação: o mercado financeiro demanda conhecimentos avançados (gestão de carteiras e análise de mercado são só algumas). Para comprovar esses conhecimentos, você precisa das certificações financeiras adequadas. São várias, mas as mais conhecidas são a CPA 20, a CFP e a CNPI. Conheça e adquira as certificações corretas.
  2.  Domine o inglês e ferramentas como o Excel;
  3. Considere, além de uma faculdade, um MBA (Master of Business Administration);
  4. Busque por cursos e pela experiência de outros investidores.

Bom trabalho e boa sorte em sua carreira no mercado financeiro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 142

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.